Não não, alguma outra coisa estava errada. Sua panela tem 2 ou 3mm de parede, o que todo mundo usa. Alguma outra coisa estava errada.
Abraço,
Muito estranho. Vou tentar de novo mas dessa vez vou colocar um termômetro e monitorar a queda.
Não não, alguma outra coisa estava errada. Sua panela tem 2 ou 3mm de parede, o que todo mundo usa. Alguma outra coisa estava errada.
Abraço,
Mas e a recirculação que é importante na clarificação. Ela não faria a temperatura cair? Ou a recirculação só deve ser feita no momento do mash out? Aprendi aqui que é importante formar uma cama de grãos e reciclar o mosto quando o fogo está aceso ou a resistência ligada e que isto ajudaria no processo de clarificação.
Pessoal, resolvi seguir as instruções desse tópico e quero relatar aqui minha experiência.
Seguindo as instruções elevei a temperatura até 68°C, tampei e esperei 1 hora (nem esperei 1:30). Passada a 1 hora eu abri a tampa e fiz o teste do iodo. Para minha surpresa ficou bem roxo. Então medi a temperatura e estava 50°C. O jeito foi aumentar a temperatura e mosturar de novo.
Acredito que essa idéia de que a temperatura quase não abaixa no processo só deve valer para panelas grandes, com grandes quantidades, e mais ainda para panelas mais grossas e pesadas como as de aço inox. No meu caso era uma panela de 20L de alumínio, e como eu pretendia fazer steeping só tinha 10L de água e 4Kg de grãos.
Felizmente eu estava fazendo uma sweet stout com aveia, se não fosse isso provavelmente eu teria definitivamente matado a espuma da cerveja, mas a aveia provavelmente deve segurar a onda.
Este sábado eu fiz cerveja com uma temperatura ambiente de 5 graus (Ijuí-RS), em panela de alumínio sem isolamento. Em 1h30, a temperatura caiu quase 10 graus, para 58.Fiz uma brassagem nesse ultimo final de semana. Tenho minha mashtun totalmente isolada por mantas termicas de 19mm. Quando instalei a manta, aferi uma perda de até 4 graus por hora, porém nessa ultima brassagem, usei a dica de um artigo que li recentemente que sugere fazer ainda uma tampa interna, que fica bem proximo do mosto, se possivel encostado nele, separando-o assim do ar que existe no headspace entre o mosto e a tampa superior. O resultado foi uma perda de menos de 1 grau durante 60 minutos de mostura!
Minha conclusão é que o importante não é simplismente a espessura da panela, nem o material com que é feito, mas sim, o quão bem ela é isolada e quão pouco headspace existe.
Muito estranho. Vou tentar de novo mas dessa vez vou colocar um termômetro e monitorar a queda.
Este sábado eu fiz cerveja com uma temperatura ambiente de 5 graus (Ijuí-RS), em panela de alumínio sem isolamento. Em 1h30, a temperatura caiu quase 10 graus, para 58.
Que diferença isso fez? Novamente, nenhuma.... conversão total, pois Beta está ativa mesmo a 55 graus... etc etc etc.... aquilo tudo que falei lá no post inicial.
Um dos meus primeiros equipamentos tinha isolamento térmico..... hoje nem isso eu faço porque não consigo ver motivo algum..... só se fosse o caso de não perder tanta temperatura para ter que esperar menos na hora do mash-out depois.... só que igual, em equipamentos manuais, sem bomba, eu também não faço mash-out completo... simplesmente deixo o fogo ligado enquanto recirculo pra clarificar o mosto ao final da 1h30.... só pra poder começar a filtrar/lavar, então continua não fazendo diferença alguma pra mim ter ou não isolamento, nem estar no verão ou no inverno, e isso tudo tem embasamento bibliográfico.
Abraço,
Olá,Galera só estou vendo agora este POST e fiquei bastante surpreso e empolgado com este método, estou finalizando a leitura do How2brew mas até la quero ver se entendi a tecnica pq vou tentar Domingo agora.
Apenas para registro, eu utilizo a BAG como filtro na panela de mostura ok? Tipo uma ceroula, já que eu não tenho bazooca ou fundo falso ainda.
Então pretendo fazer o seguinte:
1. Aquecer a agua até uns 73° (de acordo com o BS) para que meus grãos comecem com 68° - Dou uma movimentada para acomodação, fecho a panela e largo lá por 90 Minutos.
2. Teste de IODO estando ok, acendo o fogo e vou até o Mash-out (78º)
3. (aqui mora a duvida) - Inicio o processo de recirculação assim que terminar o Mashout ou eu posso já começar a recircular assim que atingir os 78°? - isso chega a ser relevante para o resultado final?
4. Faço a lavagem e sigo a vida...
Estaria correto meu entendimento?
![]()
Matoso, não estou gritando. Usar letras maiúsculas em uma ou outra palavra é pra dar ÊNFASE, como negrito. Vais ver que uso isso em muitos textos, há muito tempo.Antes de qualquer coisa: Guenther, tá tudo bem contigo? Por que você tá gritando? Relax, cara. Dont' worry. Do a homebrew.
Voltando. OK, li um pouco mais.
Fui enganado por esse reddit aqui: https://www.reddit.com/r/Homebrewing/comments/2pf6ef/biab_to_mash_out_or_not/
Entretando a temperatura é diretamente ligada a desnaturação de enzima, isso não pode ser negado.
http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Starch_Conversion#water_to_grist_ratio
Que a atividade enzimática continua mesmo depois do ponto de desnaturação também é um fato: http://byo.com/malt/item/2051-what-...ymes-have-they-been-denatured-at-the-mash-out
Então, sim, mash out eleva a temperatura e desnatura enzimas. No processo de homebrew isso faz diferença? Não muita (talvez alguns pontos de gravidade), pois o mash out vai acontecer após praticamente a conversão estar completa, mas, como você lembrou, ainda vai haver a beta amilase que possui um ponto de desnaturação bem mais alto.
O que eu ainda não entendi é que você primeiro disse que faz mash out com BIAB usando água fervendo e depois disse que não faz. Fiquei confuso.
E eu concordo contigo, BIAB é simplicidade. Então esse método muito bem descrito nesse tópico é perfeito (e eu pularia o mash out e compensaria os pontos de gravidade com mais malte).
Em resumo, o que eu quero dizer é..... você faz mash-out pra desnaturar enzimas? Não, pois mesmo que desnature Beta, isso não faz diferença nenhuma pra um cervejeiro caseiro, e as temperaturas utilizadas no mash-out não desnaturam Alpha.
Abração,
Faço meu processo no biab já a um bom tempo é a mais de 1 ano não corrijo temperatura também moro em um lugar frio em Passo Fundo a unica diferença na minha lavagem eu suspendo o bag e coloco ele dentro da panela com a agua da lavagem agito o bag ali dentro da panela suspendo ele e deixo escorrer tenho obtido otimos resultados.
Neo.... não existe necessidade de desnaturar nada, é só seguir o clássico dos livros mais básicos de todos como o How to Brew, etc. Se mosturar em temperaturas baixas, favorece mais Beta, e gera um mosto mais fermentável. Se mosturar alto, favorece Alpha, e gera um mosto menos fermentável.Guenther, mas se eu estiver querendo um mosto menos fermentável para produzir uma cerveja mais encorpada e doce seria fundamental que eu desnaturasse a Beta e não a deixasse ela trabalhar muito, não? Sendo assim isso me parece que faria sim diferença. Poderia explicar melhor? E no mais porque você disse que em se tratando de grandes cervejarias haveria diferença? O processo da grande cervejaria não é o mesmo nosso porém em maior escala?
Quer uma cerveja encorpada? Sobe a temperatura.... mostura a 68.. 69.. 70.... tu que sabe. Tem que analisar a temperatura e o resultado final.
Neo..................... não existe "baixar a temperatura e voltar a trabalhar".... ou ela ficou trabalhando o tempo inteiro, ou se parou por alta temperatura, não volta mais.Mas digamos que durante o fly sparge a temperatura da panela de mosturação cai para 62-64°C, se eu não tiver feito o mashout a beta volta a trabalhar alí durante o sparge, não? Porque pelo menos no meu caso, mesmo que eu aqueça a água do sparge a 80°C, até eu terminar o sparge a temperatura na panela de mostura já caiu bastante, no meu caso demoro quase meia hora e cai pra 60°C. Durante esse processo a Beta não estaria trabalhando e deixando o mosto mais fermentável?
@Guenther, essa diminuição normal da temperatura na mostura não vai mudar o perfil do corpo da ceva? mais seca menos corpo? Valeu....
Claro que vai, mas mudar o perfil é uma coisa.... não atingir o objetivo, é outra.
Objetivo da mosturação = converter todos os amidos em açúcar.
Perfil, sem dúvida que há uma diferença entre mosturar tentando ter temperatura fixa, e deixando cair. Isso eu já expliquei no post original lá no inicio.
Mosturar a 67 inicial deixando cair normalmente é o mesmo resultado que mosturar a 65 constante.
Abraço,
Não faz sentido. Se você deixar a 67, Beta vai trabalhar substancialmente.@Guenther
Então para obter uma cerveja de mais corpo (menos açúcares fermentáveis) eu poderia elevar até 67 e desligar o fogo deixando por uns 60 minutos para focar na beta, e então elevar a temperatura acima dos 70 (onde li ser a inativação dela em 10 minutos) e manter por mais meia hora para extrair somente alpha?
Faz sentido?
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Não faz sentido. Se você deixar a 67, Beta vai trabalhar substancialmente.
Entenda... não há motivos para tentar separá-las. O ideal é trabalhá-las de forma conjunta, e compreender que se trabalhar em temperaturas iniciais mais baixas, vai ter um mosto mais fermentável, e se trabalhar em temperaturas iniciais mais baixas, um mosto menos fermentável e mais encorpado.
Ficou claro?
Abração,
...e se trabalhar em temperaturas iniciais mais baixas, um mosto menos fermentável e mais encorpado.
Claro que vai, mas mudar o perfil é uma coisa.... não atingir o objetivo, é outra.
Objetivo da mosturação = converter todos os amidos em açúcar.
Perfil, sem dúvida que há uma diferença entre mosturar tentando ter temperatura fixa, e deixando cair. Isso eu já expliquei no post original lá no inicio.
Mosturar a 67 inicial deixando cair normalmente é o mesmo resultado que mosturar a 65 constante.
Abraço,