Minhas primeiras aquisições.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bentojunnior

Member
Joined
Jan 20, 2016
Messages
11
Reaction score
3
Este é o meu primeiro post neste fórum. Pretendo usar a energia elétrica para as brassagens, mas estou an dúvida entre o RIMS e o HERMS.

Enquanto isso, no próximo final de semana vou dar um trato nestes dois barris (e torcer para aparecer um terceiro) e ir lendo, pesquisando e perguntando também, no fórum e nos blogs em geral.

Me desejem sorte.

Abraços á todos e vamos que vamos.
 

Attachments

  • IMG_20160130_114506735.jpg
    IMG_20160130_114506735.jpg
    149.7 KB · Views: 187
Este é o meu primeiro post neste fórum. Pretendo usar a energia elétrica para as brassagens, mas estou an dúvida entre o RIMS e o HERMS.

Enquanto isso, no próximo final de semana vou dar um trato nestes dois barris (e torcer para aparecer um terceiro) e ir lendo, pesquisando e perguntando também, no fórum e nos blogs em geral.

Me desejem sorte.

Abraços á todos e vamos que vamos.

Show, qual a duvida de RIMS e HERMS?
 
Pois bem Juan, RIMS seria praticamente a brassagem convencional, com a eletricidade no lugar do gaz? Estou certo??

Quanto ao HERMS, me estranha muito a água que fica em contato com a serpentina que circula o mosto, ser usada depois para o "sparge" dos grãos...

É isto....

Abraços à todos...
 
Pois bem Juan, RIMS seria praticamente a brassagem convencional, com a eletricidade no lugar do gaz? Estou certo??

Quanto ao HERMS, me estranha muito a água que fica em contato com a serpentina que circula o mosto, ser usada depois para o "sparge" dos grãos...

É isto....

Abraços à todos...


Acho que está errado. A forma de aquecer a panela tanto faz, o povo tem usado eletricidade por ser mais fácil de controlar.
Eu nunca fui muito a fundo nos estudos do sistema Herms, mas por alto me parece um pouco mais trabalhoso para se montar e provavelmente deve requerer mais energia para o aquecimento. Posso estar errado(alguém poderia ajudar ?), mas o único benefício claro que vejo nesse sistema (Herms) deve ser risco zero de caramelizar o mosto.
 
Andei pesquisando e vendo vários vídeos. Estou me inclinando para o sistema RIMS. Claro que estou começando do zero.

Tenho inclusive que redimensionar algumas tomadas aqui em casa, pois são uma ou duas que estão em 220V.
 
Andei pesquisando e vendo vários vídeos. Estou me inclinando para o sistema RIMS. Claro que estou começando do zero.

Tenho inclusive que redimensionar algumas tomadas aqui em casa, pois são uma ou duas que estão em 220V.

Além de ser 220V, tens que verificar alguns outros aspectos:
- bitola de fiação que suporte a amperagem necessária (acha fácil tabelas na internet)
- se for fazer com tomadas de plug convencional, verificar a bitola dos plugs e da tomada (se for plug para 20 A, a tomada tem que ser 20 A)
- verificar se o(s) disjuntor(es) suporta(m) a carga total solicitada pelo sistema (principalmente se for tudo no mesmo disjuntor)
- verificar se o disjuntor geral da casa suporta a carga do sistema + demais cargas da casa (ar condicionado, chuveiro elétrico, etc.)
 
Além de ser 220V, tens que verificar alguns outros aspectos:
- bitola de fiação que suporte a amperagem necessária (acha fácil tabelas na internet)
- se for fazer com tomadas de plug convencional, verificar a bitola dos plugs e da tomada (se for plug para 20 A, a tomada tem que ser 20 A)
- verificar se o(s) disjuntor(es) suporta(m) a carga total solicitada pelo sistema (principalmente se for tudo no mesmo disjuntor)
- verificar se o disjuntor geral da casa suporta a carga do sistema + demais cargas da casa (ar condicionado, chuveiro elétrico, etc.)

Anotado amigo.
Com energia elétrica não se brinca....rs
 
Bom dia galera.
Depois de ler e pesquisar um pouco, me decidi pelo sistema RIMS.
Pretendo usar 3 barris de 50 litros convertidos para panela sendo;

HLT - resistência de 3000W
MT - resistência de 1600W abaixo do fundo falso
BK - resistência de 4000w

Estou considerando levas iniciais de 20 litros (depois, expansíveis para 30 litros)

O que acham pessoal....
 
Bom dia,
só uma sugestão, (pois já tive um sistema assim e adorava, só larguei por causa da falta de espaço após uma mudança) se o seu sistema vai ser RIMS significa que vai ter circulação constante e controle de temperatura… eu economizaria essa resistência de 1600 sob o MT, mandaria o mosto para a Bk para aquecer retornando para a MT com controle no retorno.
Motivos:
1. eu usava assim e funcionava…
2. a resistência de 1600 pode até ser boa para manter a rampa, mas vai demorar muito para variar a temperatura entre elas...
 
Bom dia,
só uma sugestão, (pois já tive um sistema assim e adorava, só larguei por causa da falta de espaço após uma mudança) se o seu sistema vai ser RIMS significa que vai ter circulação constante e controle de temperatura… eu economizaria essa resistência de 1600 sob o MT, mandaria o mosto para a Bk para aquecer retornando para a MT com controle no retorno.
Motivos:
1. eu usava assim e funcionava…
2. a resistência de 1600 pode até ser boa para manter a rampa, mas vai demorar muito para variar a temperatura entre elas...

Vamos ver se eu entendi Ricardo:

A panela de mostura ficaria sem a resistência, mas manteria o fundo falso. Eu iniciaria a brassagem aquecendo a água na BK, mandaria a mesma para a MT pra misturar o mosto e iniciaria a circulação entre estas duas panelas?
 
Desculpe a minha ignorância pessoal, mas quero tirar o máximo de dívidas possível pra não gastar com ítens desnecessários mais tarde...
 
Vamos ver se eu entendi Ricardo:

A panela de mostura ficaria sem a resistência, mas manteria o fundo falso. Eu iniciaria a brassagem aquecendo a água na BK, mandaria a mesma para a MT pra misturar o mosto e iniciaria a circulação entre estas duas panelas?


É assim que venho fazendo. Uma panela com filtro para mosturar sem aquecimento e uma panela com resistência e controle de temperatura para aquecimento e fervura.
Recirculo o mosto entre as 2 panelas durante a mosturação controlando a temperatura através de um TIC -17 é uma contactora que por sua vez liga a resistência. Após a mosturação dreno tudo para a panela de fervura.
No meu caso eu já uso uma bomba para recircular, mas essa também pode ser poupada se a ideia é diluir o investimento inicial.

A vantagem é economizar uma panela, pois não lavo os grãos, e precisar de apenas uma resistência. A desvantagem é a necessidade de mais grãos, pois ao não fazer o sparge/lavagem o rendimento tende a ser menor, porém se não ficar satisfeito com o rendimento a solução é simples, basta comprar a terceira panela.
Segue uma foto do meu equipamento.
084b7274f280cd7dee8a7daa51902f91.jpg
 
Vamos ver se eu entendi Ricardo:

A panela de mostura ficaria sem a resistência, mas manteria o fundo falso. Eu iniciaria a brassagem aquecendo a água na BK, mandaria a mesma para a MT pra misturar o mosto e iniciaria a circulação entre estas duas panelas?

Exatamente isso Bento Junior! E se quizer fazer Sparge, use mais uma panela com resistência... Fique atento com a potência necessaria, vc terá o tempo da brassagem para aquecer a água de Sparge no HLT logo não será necessária uma resistência muito forte, mas se o fizer, dimensione o circuito para suportar duas resistências muito fortes acionadas ao mesmo tempo...
 
É assim que venho fazendo. Uma panela com filtro para mosturar sem aquecimento e uma panela com resistência e controle de temperatura para aquecimento e fervura.
Recirculo o mosto entre as 2 panelas durante a mosturação controlando a temperatura através de um TIC -17 é uma contactora que por sua vez liga a resistência. Após a mosturação dreno tudo para a panela de fervura.
No meu caso eu já uso uma bomba para recircular, mas essa também pode ser poupada se a ideia é diluir o investimento inicial.

A vantagem é economizar uma panela, pois não lavo os grãos, e precisar de apenas uma resistência. A desvantagem é a necessidade de mais grãos, pois ao não fazer o sparge/lavagem o rendimento tende a ser menor, porém se não ficar satisfeito com o rendimento a solução é simples, basta comprar a terceira panela.
Segue uma foto do meu equipamento.
084b7274f280cd7dee8a7daa51902f91.jpg

Bom dia Fabiobrum,
O equipamento que eu usava é muito parecido com esse que vc postou, mas eu usava uma resistência pequena ligada no tic apenas para manter as rampas, para subir as temperaturas entre elas ou para Fever usava gás. Fiz assim pois a rede elétrica no lugar que eu brassava não suportaria uma resistência forte o suficiente (e por não ser na minha casa eu não investiria na rede)

Discordo quando você sugere economizar a bomba, RIMS requer circulação constante, sem bomba esse sistema é inviável/impossível...
 
Discordo quando você sugere economizar a bomba, RIMS requer circulação constante, sem bomba esse sistema é inviável/impossível...


Opa,
Talvez tenha me expressado mal. Você tem razão.
Sim, rims requer circulação constante, ou seja, vai requerer a bomba para ter o sistema funcionando como deve. Porém , é possível fazer o investimento de forma diluída e num primeiro momento fazer a cerveja sem a recirculação continua,dispensando a bomba e conexões extras, usando uma única temperatura de infusão, ou seja, não é rims.
Não dá para ver na foto, mas a resistência que uso é removível. Dessa forma pude usá-la para aquecer a água e removê-la antes da infusão. Transfiro a resistência para panela de fervura e sigo a brassagem (isso foi antes de comprar a bomba).
 
Sistema HERMS e RIMS precisam de circulação constante, a diferença eh que o RIMS entra em contato direto da resistência com o mosto e o HERMS não.

Tenho um HERMS se quiser alguma dica estamos ai.
 
Back
Top