• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Melhor metodo de resfriamento

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luizmilei

Well-Known Member
Reaction score
7
Pessoal, me ajudem nessa questão.

Comecei a pouco, já fiz duas brassagem e devo estar fazendo a terceira nesse feriado.

E nessas duas o modo que resfriei foi o "padrão" chiller no mosto e agua circulando... Única coisa que fiz na verdade de diferente foi na mangueira que vem da torneira (que deixei um pouco maior de propósito) essa "sobra" da mangueira deixo em um isopor com agua e gelo, ai passa no chiller e vai embora aquela agua fora.

Duas coisas que vi nesse processo:
1- Achei que desperdiça muita água,
2- Achar uma forma de ser mais eficiente no resfriamento (mais rápido)

Pela internet vi algumas coisas (chiller de contra fluxo, placas, imersão da panela do mosto, mas nesse caso pra mim ficaria dificil que apesar de eu estar fazendo de 20l, minha panela é de 40l (faço pelo BIAB).

Então, qual seria a melhor forma no meu caso, pensando em menos desperdiço de água X eficiência. Será que se compra outro chiller e colocar em outro balde com gelo (substituindo a mangueira que deixar de sobra)?
Ou investir num de contra fluxo também seria uma boa

Gostaria da ajuda de vcs.

Obs: um resfriamento que cronometrei levou 28minutos para cair de 90° para 30°

Valeu galera!!

Luiz,

Todos os métodos que você citou são eficazes, inclusive o seu. 30 minutos é aceitável, e você pode terminar de baixar a temperatura no freezer/geladeira antes de inocular o fermento e jogar a agua na lava roupas. Ecologicamente correto, eu suponho, e um monte de cervejeiro artesanal faz isso.

O método que funciona bem para mim é resfriar 20 litros de agua para 3ºC, e usar um chiller de imersão de 15 metros de comprimento feito com tubo de alumínio 3/8".

Não uso nem bomba para circular a água, pois a gravidade está aí pra isso, e gasto pouco mais de 20 minutos para descer a temperatura de 80ºC para 20ºC. Eu sempre boto essa agua na lava roupas depois, ou lavo o equipamento.

Um pré chiller com gelo também funciona, mas implica num gasto extra para o mesmo resultado com o método acima.
Chiller de placas ou contra fluxo, pra 20 litros de cerveja, não justificam o investimento, na minha opnião.

Abraço.

Boa Jalexandre,

Minha dúvida é se existia algo diferente do que conhecia, mas na verdade o que preciso fazer é reaproveitar a água de alguma forma.

Valeu!!!:mug:

Boa Jalexandre,

Minha dúvida é se existia algo diferente do que conhecia, mas na verdade o que preciso fazer é reaproveitar a água de alguma forma.

Valeu!!!:mug:

Entendi.

Bota a água na bombona e guarda pra próxima brassagem, ou usa uma mistura de água + glicol e mantém a solução de refrigeração guardada até o próximo uso.

O bom do glicol é que voce consegue atingir temperaturas abaixo de zero, o que vai diminuir muito o tempo de resfriamento.

Nunca testei, mas na teoria funciona bem. :)

Abraço.

Entendi.

Bota a água na bombona e guarda pra próxima brassagem, ou usa uma mistura de água + glicol e mantém a solução de refrigeração guardada até o próximo uso.

O bom do glicol é que voce consegue atingir temperaturas abaixo de zero, o que vai diminuir muito o tempo de resfriamento.

Nunca testei, mas na teoria funciona bem. :)

Abraço.

A água quente que sai do outro lado do chiller de imersão eu coloco em um galão de água de vinte litros, depois em balde, bacia, panela o que tiver...

Aí uso a água pra lavar o equipamento que acabei de usar....

A bacia cheia de água quente é ótima pra lavar o chiller logo que ele sai da panela...

Resfrio tudo em mais ou menos 40 minutos, pois espero chegar a uns 23~24C

Pretendo comprar o tubo de cobre e montar meu próprio chiller, este para colocar em série com o chiller de imersão, passando por um balde com gelo, o que deve derrubar esse tempo de resfriamento bem...

Latest posts

Back