• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Kit comprado Pronto - Furada?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Baratovysk

Well-Known Member
Reaction score
44
Bom dia,

Comprei este kit, para 20 litros, de uma empresa (ainda não quero citar o nome), e acredito que não vai chegar nem perto do estilo que comprei, a não ser que estou fazendo algo errado no Beersmith.

Se eu estiver correto e acharem que devo, digo o nome da empresa, mas somente se comprovado o erro dela, pois não quero ser leviano, quero acreditar que o erro é meu.

Bélgica Strong Gold Ale : 3,5 kg Pilsen + 100g Vienna + 100g Carared + 100g Melanoidina + 15g Lúpulo Amargor Hallertau Magnum + Aromático Hallertau Tradition 15g + 11g Fermento Nottinghan Ale.

Attachments

• Captura de tela 2014-11-19 02.17.06.jpg
    Captura de tela 2014-11-19 02.17.06.jpg
    144.8 KB
Algumas cervejas belgas levam adição de açúcar para aumentar a quantidade de alcool na cerveja e não conferir tanto corpo e também para não mudar muito a cor da mesma. Creio que o que está faltando na tua receita seja essa adição para "completar" a OG.

Tirando o fermento nottingham que não parece fazer sentido ser usado nessa receita e a OG muito abaixo do estilo, a receita em si até que é balanceada. É possível adicionar açucar, até uns 10% da receita, ficara ainda no limite baixo de OG.

Mas tudo bem cara, agora que vc comprou o KIT, faça a cerveja, é uma receita legal, só não tá dentro do estilo. Mas se vc fizer e fermentar certinho certamente vai ficar uma cerveja legal.

Abraço

Ia falar a mesma coisa que o Henrique. Dá uma lida no "como fazer" que eles geralmente mandam junto destes kit's. Provavelmente lá vai falar em adição de açucar. Também já comprei kit pronto que veio pedindo adição de açucar, principalmente para cervejas mais alcoólicas.
Estes kit's prontos, acredito eu, devem ser todos montados em software. Geralmente quem vende kit's para produção de cerveja caseira também produz, então eles dominam e utilizam os softwares.

Uma indicação que dou, caso o frete compense, é montar a tua receita e mandar para a Malte Shop em Porto Alegre (patrocina o fórum, tem o link lá em cima). Tendo os ingredientes, eles montam a tua receita. Aí podes configurar com a tua eficiência e tuas necessidades.

Boa tarde,

Engraçado como a experiência de quem sabe mata de cara as charadas.

Entrei em contato com eles e pediram realmente para adicionar açúcar, 200gr para cada 1 Brix, que só vou saber na hora da brassagem, mas estimo algo em torno de 1kg, levando em consideração um IPA de outro kit que comprei deles.

Alguém me diz se no beersmith tem como eu já fazer este acréscimo de açúcar para ficar certinho? tentei em adjuntos e não tem nem açúcar nem sugar.

@Tiago qual fermento seria correto?

Já comprei comprei o moinho e estou esperando um viagem a BH nesta ou na próxima semana para trazer meus insumos.

Como experiência, não pretendo mais comprar kits prontos, pelo menos desta empresa, pois se eles me vendem dizendo que o kit vem PRONTO, para 20 litros, eu espero que ele esteja dentro do estilo e que eu não tenha que acrescentar nada além do que vem no kit.

Alguém me diz se no beersmith tem como eu já fazer este acréscimo de açúcar para ficar certinho? tentei em adjuntos e não tem nem açúcar nem sugar.

Add Grain >Sugar (aqui tu escolhe qual tu vai usar, tem vários tipos).

Que bom que descobriu o problema, mas vou lhe dizer que no kit pronto dificilmente você encontrara algum que mande o açucar caso ele seja necessário.
Mas uma dica de quem somente agora está tendo coragem de fazer receitas sem consultar nada mais que os guias de estilo, e principalmente, aprendendo muito tentando acertar todas as características que se propôs a alcançar.
Esqueça os kits, eles passam uma falsa sensação de segurança, pesquise receitas aqui no site e em outros como o HBT americano, brew toad, receitas campeãs de concursos etc.
O próprio Beersmith tem uma infinidade de receitas.
Jogue todas no BS e vai moldando elas ao seu gosto, além de ser bem divertido você descobrirá as sutilizas de q cada adição ou subtração de ingredientes farão com sua receita e terá a mesma sensação de segurança que um kit "pronto" de traz, e ainda por cima aprenderá muito mais e muito mais rápido.

Lembre-se a única coisa que pode dar errado é contaminação, se isso não ocorrer, tudo acaba em cerveja, já fiz APAS que viraram IPAS, Munichs com cor de Stouts, IPAS que acabaram com OG de Imperial IPAS, entre vários outros "erros", mas invariavelmente todas elas foram bebidas e sempre muito saborosas, relaxa e ótimas brassagens.

Valeu @RomuloCRP, meu moedor de malte acaba de chegar, Adeus Kits, eu quero é me aprofundar e aprender, vou somente fazer mais 2 kits que ja tenho aqui e FIM.

Amanha vou a BH e vou comprar alguns maltes.

Valeu @kidh0, vou incluir lá.

Baratovysk

Boa tarde,

Engraçado como a experiência de quem sabe mata de cara as charadas.

Entrei em contato com eles e pediram realmente para adicionar açúcar, 200gr para cada 1 Brix, que só vou saber na hora da brassagem, mas estimo algo em torno de 1kg, levando em consideração um IPA de outro kit que comprei deles.

@Tiago qual fermento seria correto?

Já comprei comprei o moinho e estou esperando um viagem a BH nesta ou na próxima semana para trazer meus insumos.

Como experiência, não pretendo mais comprar kits prontos, pelo menos desta empresa, pois se eles me vendem dizendo que o kit vem PRONTO, para 20 litros, eu espero que ele esteja dentro do estilo e que eu não tenha que acrescentar nada além do que vem no kit.

Baratovysk,

Cuidado com o que vc adiciona de açucar. Não recomendo passar de 15% do peso total de fermentáveis (vc pode ver a porcentagem ali no beersmith quando adicionar), porque pode começar a ficar com gosto de cidra ou dar problema na fermentação.

Minha opinião é que não se deve pensar no açucar como um "boost" de álcool. Eu duvido que seja essa a intenção dos cervejeiros belgas adicionando ele. Eles prezam muito o sabor e a palatabilidade da cerveja, então quando a OG é muito alta, a tendência é adicionar coisas que não deixem ela excessivamente pesada, pra isso açucar é perfeito. Portanto, penso que deve-se adicionar ele com consciência do impacto no perfil geral.

O fermento mais apropriado seco, da fermentis eu acho que seria o t-58, não saberia especificaao certo. Mas o nottingham é usado pra fazer cervejas inglesas.

Ainda penso que vc não se deve ser preocupar com isso, em questão de estilo poderia relevar dessa vez e usar os ingredientes que tem pra fazer logo essa cerveja, criar pratica, cuidar da fermentação, senão vc vai se preocupar em comprar ingredientes novos, daí até ter eles em mãos ja poderia estar fazendo uma segunda leva, mas...é só sugestão.

Abraço

@Tiago, é por este caminho mesmo que eu vou, vou fazer estes 2 kits que tenho sem me preocupar com o estilo, estou mais preocupado neste momento em ajustar o equipamento e cuidar bem da fermentação, que diga-se de passagem vai bem obrigado.
Estou usando o Tic 17 para o controle e lâmpada para aquecimento (se necessário) já acoplada e ajustada no tic 17, e estou fermentando em um tanque de inox 35 litros maravilhoso, hoje já adicionei a gelatina com perfeição, pretendo engarrafar na sexta.
Estou usando o sensor colado ao fermentador e devidamente acondicionado em um recipiente de papel laminado, para a próxima semana já vou instalar o poço que comprei da Termomax para melhorar ainda mais o controle.

Amanhã vou a BH e vou aproveitar para comprar insumos, penso em comprar uma saca de Pilsen, 10 kg de Carared, Lupulo Columbus e fermento S04, isto daria umas 2 brassagens de IPA (30 litros cada), mas talvez eu mude de ideia para uma cerveja mais suave, como estou começando talvez a IPA seja muito forte.

Aceito sugestões para a minha primeira brassagem completa, moendo malte e tudo mais.

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Baratovysk

@Tiago, é por este caminho mesmo que eu vou, vou fazer estes 2 kits que tenho sem me preocupar com o estilo, estou mais preocupado neste momento em ajustar o equipamento e cuidar bem da fermentação, que diga-se de passagem vai bem obrigado.
Estou usando o Tic 17 para o controle e lâmpada para aquecimento (se necessário) já acoplada e ajustada no tic 17, e estou fermentando em um tanque de inox 35 litros maravilhoso, hoje já adicionei a gelatina com perfeição, pretendo engarrafar na sexta.
Estou usando o sensor colado ao fermentador e devidamente acondicionado em um recipiente de papel laminado, para a próxima semana já vou instalar o poço que comprei da Termomax para melhorar ainda mais o controle.

Amanhã vou a BH e vou aproveitar para comprar insumos, penso em comprar uma saca de Pilsen, 10 kg de Carared, Lupulo Columbus e fermento S04, isto daria umas 2 brassagens de IPA (30 litros cada), mas talvez eu mude de ideia para uma cerveja mais suave, como estou começando talvez a IPA seja muito forte.

Aceito sugestões para a minha primeira brassagem completa, moendo malte e tudo mais.

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Baratovysk

é um exemplo de técnica então! parabéns pelos equipamentos!

Particularmente, acho que a cerveja que tu vai brassar vai do teu gosto. A vantagem das IPA's, em modo geral, é que a grande quantidade de lúpulo pode ajudar a mascarar off flavors.Tirando receitas mais complexas, a maioria não tem maiores complicações. Se for só malte, lúpulo, fermento e açucar, acho que não tem muito mistério...

Faz a cerveja que tu imagina querer estar tomando em uns 30 dias ;)

Cara, parabens, parece que seu equipamento ta ficando bem legal. depois psta fotos na parte do "Meu Setup".

Eu particularmente gosto muito do malte Pale Ale, acho ele um coringa junto com o pilsen.. Servindo pra varias receitas. Da uma olhada, quem sabe te agrada.

Não esquece de comprar os fermentos específicos para os estilos.. e eles duram consideravelmente bem na geladeira.

Abs

Back