• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Tem duas situações que poderiam gerar esse gráfico.

1 - O sensro está solto dentro da geladeira, fora do reservatório de água ou fora do poço térmico. Isso explicaria o ganho e perda rápida da temperatura. Isso porque a troca de calor com o ar é muito mais rapida do que no liquido.

2 - Pode ser que um dos sensores perdeu a comunicação. (isso vc pode verificar na aba setup e contar quantos sensores aparecem)
Se um dos sensores perdem a comunicação, o sistema admite o seguinte como referência para controle.

Vejo no print que enviou que a zona superior e inferior estão com o mesmo valor, isso é improvavel. Recomendo que verifique se os sensores estão todos OK.
Caso se de conta de que um deles sumiu, verifique as conexões e reinicie o módulo para ver se ele volta.
@Helton Fagner , bom dia .... vamos la ... por partes ..... kkkk

1 - O Sensor desde o inicio esta dentro de poço térmico e dentro de um balde com agua (Aprox 4 litros).
2 - Os sensores não perderam a comunicação, não notei isso em nenhum momento, estou com o App aberto quase que o tempo todo, justamente para eu aprender sobre o comportamento da geladeira X controlador ....
3 - O Print reflete um problema que estou enfrentado e acho que seria interessante uma melhoria no APP, vou tentar explicar ...
Na ABA SETUP, tem 2 campos que devemos selecionar os sensores:
-> o primeiro campo chamado "Sensor do Fermentador" eu selecionei o sensor que esta na parte superior da Geladeira (Na tela Geladeira é o display superior do lado esquerdo da tela) .....
-> o segundo campo chamado "Sensor Principal Geladeira" eu selecionei o sensor que esta no poço termométrico (Na tela Geladeira é o display superior do lado direito da tela ) ....
-> o terceiro sensor agente não seleciona e automaticamente ele aparece na tela Geladeira no display inferior do lado esquerdo ...
O problema é o seguinte ... meus 3 sensores estão aparecendo na lista de opções com o mesmo nome "0256" ... e na hora de selecionar fica bem confuso, principalmente quando vamos na aba setup conferir.... na tela do Iphone quase não tem diferença entre as opções.
Notei que a informação que vai para o grafico é a do sensor principal (Lado Direito) e por algumas vezes o APP perdeu a configuração e quando eu fui ver os sensores estavam selecionados de forma errada ....
Minha sugestão de melhoria seria, ter uma forma de "apelidar" cada um dos sensores para que apareçam na lista de selação com nomes diferentes (Apelidos) ....

Estou a disposição para colaborar com testes e validações se quiser .....

Obrigado e Aguardo ...

Pessoal, não lembro mais em qual momento aparece a opção para inverter o funcionamento do relé. (O meu está invertido)
Não achei via App, e nem no config do Wi-Fi.
alguém pode me indicar?

Pessoal, não lembro mais em qual momento aparece a opção para inverter o funcionamento do relé. (O meu está invertido)
Não achei via App, e nem no config do Wi-Fi.
alguém pode me indicar?
Consegui achar no Wi-Fi setup. Como está sem a label da caixa de texto, tive dificuldades de achar.
Desconfiei por ter achado um campo não preenchido …

Pessoal, Bom Dia!
Quais sao os arquivos e QRCode mais atualizados para realizar a instalação? Estou tentando utilizar os que estão disponibilizado no site cerveja.info e não consigo conectar com blink.

Pessoal, Bom Dia!
Quais sao os arquivos e QRCode mais atualizados para realizar a instalação? Estou tentando utilizar os que estão disponibilizado no site cerveja.info e não consigo conectar com blink.
Fala man, segue QR atualizado.

1646387805732.png

Boa Tarde! Não estou consegundo fazer a comunicação do Ispindel com blink. Já realizei a atualização do ispindel com firmware do poste do dia 17/02/2021.
InkedWhatsApp Image 2022-03-06 at 15.01.07 (1)_LI.jpg
WhatsApp Image 2022-03-06 at 15.01.07.jpeg

@Helton Fagner , boa tarde meu amigo.
Venho tendo um comportamento estranho com o controlador (Placa unica), cheguei no momento de ir para cold, setei o programa para 4 graus, e a geladeira continuou funcionando no mesmo ritmo de intervalos de funcionamento e descanso, como em quase 5 horas quase nenhuma mudança, foi então que resetei o controlador e ele passou a utilizar o tempo de funcionamento novamente setado no software, porem depois de algumas horas ele voltou a se comportar com tempos de funcionamento diferentes e com a temperatura ainda MUITO longe do alvo, estava em 16 e o alvo era 4 graus.
Por favor, analise esta questão, preciso de ajuda, nesse ritmo ainda deve levar mais uns 2 dias para chegar na temperatura de COLD ... kkkk
Grafico.jpeg

Venho tendo um comportamento estranho com o controlador (Placa unica), cheguei no momento de ir para cold, setei o programa para 4 graus, e a geladeira continuou funcionando no mesmo ritmo de intervalos de funcionamento e descanso, como em quase 5 horas quase nenhuma mudança, foi então que resetei o controlador e ele passou a utilizar o tempo de funcionamento novamente setado no software, porem depois de algumas horas ele voltou a se comportar com tempos de funcionamento diferentes e com a temperatura ainda MUITO longe do alvo, estava em 16 e o alvo era 4 graus.
Por favor, analise esta questão, preciso de ajuda, nesse ritmo ainda deve levar mais uns 2 dias para chegar na temperatura de COLD ... kkkk
View attachment 128209
Helton, imagino que esse comportamento deve estar relacionado à biblioteca de learning machine que que você utilizou.
Não teria como colocar a opção de optarmos entre usar ou não essa biblioteca?
Particularmente eu achei que durante o cold crash a eficiência energética piorou muito com o aprendizado de máquina.
Durante a fermentação até justifica ..durante o cold a precisao da temperatura é pouco relevante .
Alem disso, No momento da partida do compressor o consumo de energia é altissimo e muitas partidas diminuem a vida útil do relé e do próprio compressor.

View attachment 128209

Fala Demetrius, vc está usando quantos sensores?
Esse setup tem alguma coisa de errado, esse comportamento não está correto.
Manda um print da tela de setup.

Outro detalhe, os sensores estão mergulhados direto na água? Já vi casos de infiltração no sensor, isso pode gerar leitura errada e queda do sensor.
Quando um sensor cai, outro assume a posição dele.

Experimenta usar com somente um sensor. Digo isso porque se um deles estiver com problemas pode comprometer a linha de dados e gerar quedas subsequentes dos demais.

Helton, imagino que esse comportamento deve estar relacionado à biblioteca de learning machine que que você utilizou.
Não teria como colocar a opção de optarmos entre usar ou não essa biblioteca?
Particularmente eu achei que durante o cold crash a eficiência energética piorou muito com o aprendizado de máquina.
Durante a fermentação até justifica ..durante o cold a precisao da temperatura é pouco relevante .
Alem disso, No momento da partida do compressor o consumo de energia é altissimo e muitas partidas diminuem a vida útil do relé e do próprio compressor.

Na vdd não pode estar relacionado, dado o fato de que quando a temperatura atual está mais de 2 graus da temperatura alvo a geladeira trabalha por mais tempo, levando em consideração o tempo limite setado na aba setup. Isso permite um controle mais fino e evita a inércia termica. Quanto a opção para o controle manual baseado na histerese isso já foi desenhado para a próxima atualização.

Fala Demetrius, vc está usando quantos sensores?
Esse setup tem alguma coisa de errado, esse comportamento não está correto.
Manda um print da tela de setup.

Outro detalhe, os sensores estão mergulhados direto na água? Já vi casos de infiltração no sensor, isso pode gerar leitura errada e queda do sensor.
Quando um sensor cai, outro assume a posição dele.

Experimenta usar com somente um sensor. Digo isso porque se um deles estiver com problemas pode comprometer a linha de dados e gerar quedas subsequentes dos demais.
@Helton Fagner , bom dia.
Estou usando apenas com um sensor, justamente porque estamos com aquela dificuldade com sensores com o mesmo nome.
O sensor está em poço termomerico dentro do fermentador, sem contato com líquido.
Abaixo o print da aba Setup e também do gráfico, veja que não desce a temperatura.

Attachments

• 9702DFD8-97C9-4D98-AAE2-4BE188B649E3.png
    9702DFD8-97C9-4D98-AAE2-4BE188B649E3.png
    134.8 KB
  • D495CB25-CBCA-4E76-B13B-E0A1A85376A6.png
    D495CB25-CBCA-4E76-B13B-E0A1A85376A6.png
    173.3 KB
@Helton Fagner , bom dia.
Estou usando apenas com um sensor, justamente porque estamos com aquela dificuldade com sensores com o mesmo nome.
O sensor está em poço termomerico dentro do fermentador, sem contato com líquido.
Abaixo o print da aba Setup e também do gráfico, veja que não desce a temperatura.

Legal, outra dúvida, como vc ligou o controlador? Direto controlando o compressor ou vc manteve ativa a placa original da geladeira?
Vou ver se consigo esse fds te enviar um firmware sem o ajuste automático para vc testar ahi.

Legal, outra dúvida, como vc ligou o controlador? Direto controlando o compressor ou vc manteve ativa a placa original da geladeira?
Vou ver se consigo esse fds te enviar um firmware sem o ajuste automático para vc testar ahi.
Helton,
O controlador está direto no compressor, a placa está funcional apenas para degelo.
Para o controle de funcionamento ela está isolada …
Vamos juntos resolver isso …

Fala @Demetrius Ferrari, fiz o update pra essa versão sem IA também e mantive o mesmo comportamento de antes...
Independentemente dos tempos configurados, o controlador mantem ciclos de 5 minutos.

Estou com os dois controladores (hardware + firmware antigos e hardware + firmware novos) rodando em paralelo.

O comportamento é bem diferente entre eles.

Por hora, sigo usando o anterior pq funciona 100% pra mim.

@Helton Fagner, qual seria o misterio disso tudo? kkkk

Fala @Demetrius Ferrari, fiz o update pra essa versão sem IA também e mantive o mesmo comportamento de antes...
Independentemente dos tempos configurados, o controlador mantem ciclos de 5 minutos.

Estou com os dois controladores (hardware + firmware antigos e hardware + firmware novos) rodando em paralelo.

O comportamento é bem diferente entre eles.

Por hora, sigo usando o anterior pq funciona 100% pra mim.

@Helton Fagner, qual seria o misterio disso tudo? kkkk

@Helton Fagner , tem alguma ideia ?

Leitura longa!!! rss... mas muito show o projeto @Helton Fagner
Fui rodar o Blynk mas ele tá com app novo!!! Quando clico em "login", no novo não aparece a opção para informar o servidor app.cerveja.info!!!
E no antigo não tem mais a opção "Create New Account". Só consigo informar o servidor.

Alguma ajuda por favor?

Editado: Acho que entendi... no antigo eu tenho que logar no servidor do app. cerveja.info para depois aparecer a opção de criar a conta não? Se for isso, agradeço se puder criar o login para mim @Helton Fagner

[email protected]

Obrigado!!!

Puxa... não foi fácil ler tudo isso mas consegui...rs... já vi que o novo Blynk não aceita servidor local... pena...
Vi também que quem usa IOS não consegue logar mais no anterior. @Helton Fagner agradeço se puder me cadastrar via script.

[email protected]

Fiquei muito curioso com a nova versão, para o novo Blynk!!!! Esse projeto tem muito futuro hem!!!! Parabéns pelo teu trabalho e muito mais ainda por ajudar a comunidade!!!

Puxa... não foi fácil ler tudo isso mas consegui...rs... já vi que o novo Blynk não aceita servidor local... pena...
Vi também que quem usa IOS não consegue logar mais no anterior. @Helton Fagner agradeço se puder me cadastrar via script.

[email protected]

Fiquei muito curioso com a nova versão, para o novo Blynk!!!! Esse projeto tem muito futuro hem!!!! Parabéns pelo teu trabalho e muito mais ainda por ajudar a comunidade!!!
Procura na loja de app como Blynk Legacy, essa versão vc consegue usar o servidor local. A nova logo estará disponível. Abraço!

Back