• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Perfeito, com isso confirmamos que a configuração no setup a opção RELE é "0".
Experimente conectar o rele ao ao ESP, sem conectar o compressor. Veja se o led do relé acende no momento certo. Se ele estiver acendendo corretamente pode ser o componente relé do módulo com problema, daí vc pode testar o compressor em outro relé do módulo. Se não tiver acendendo conforme a variação de temperatura esperada, me envia um print das telas do app para ver sua configuração.
Vou fazer o teste pra ver se o acionamento esta ocorrendo corretamente sem o compressor ligado e te passo o feedback. Me lembro de já ter feito isso e estar trocado (funcionava quando estava off e não quando estava on). Quanto a fonte, vc ja me recomendou fazer e deu na mesma. Obg mais uma vez pela força

Opa, to de volta. Testa com a versão completa, vc pode estar usando uma versão antiga do app.
Cara, muito obrigado pela força.

Consegui fazer funcionar aqui refazendo o flash do firmware pro 4.4.4 (estava usando o 4.4) e refazendo as configurações do wifi usando a última versão do app. Você é o cara!

Dei uma força lá no Apoia.se como reconhecimento ao seu trabalho.

Abs!

Last edited:
Cara, muito obrigado pela força.

Consegui fazer funcionar aqui refazendo o flash do firmware pro 4.4.4 (estava usando o 4.4) e refazendo as configurações do wifi usando a última versão do app. Você é o cara!

Dei uma força lá no Apoia.se como reconhecimento ao seu trabalho.

Abs!

Opa, agradeço pelo feedback e pela ajuda. Tmj.

A versão com controle de pressão e sensor NTC está pronta e em testes. Em breve teremos mais recursos para maior controle sobre nossas fermentações sob pressão. Estou estudando ainda adicionar um medidor de volume de CO2 no APP para saber a quantas andam nossas carbonatações, aproveitando os sensores que foram adicionados.

1609755613239.png

Ta ficando filé... Quer saber como anda a carbonatação de sua breja?

Antigamente mediriamos a temperatura e verificariamos manometro.....
Depois consultavamos a tabela...

1609795077118.png

Agora é só conferir no app em tempo real.

1609795127570.png

Com base na temperatura e pressão medida no sensor ele já calcula o volume de CO2 e indica o estilo que se enquadra nesse volume.
Isso é extremamente útil para fazer o ajuste fino da carbonatação. Ou se deseja medir a carbonatação na garrafa com um carbonator.

Mais uns dias de testes e libero o firmware e esquema.

#recessodefimdeanorendeu 😆 :cool: 👊

View attachment 125507

View attachment 125508

Com base na temperatura e pressão medida no sensor ele já calcula o volume de CO2 e indica o estilo que se enquadra nesse volume.
Isso é extremamente útil para fazer o ajuste fino da carbonatação. Ou se deseja medir a carbonatação na garrafa com um carbonator.

Helton o negócio tá ficando filé mesmo hein mas podia liberar os itens que vão ser usados para poder ir pedindo já.
Abraço

View attachment 125507

View attachment 125508

Aguardando ansiosamente essa atualização. Como conecto o sensor de pressão no izzibeer?

Helton o negócio tá ficando filé mesmo hein mas podia liberar os itens que vão ser usados para poder ir pedindo já.
Abraço

Circuito simples, o único componente com custo elevado é o sensor de pressão.

Segue lista:

1 - Sensor de pressão analógico 0-10bar 0.5-4.5V
1 - NTC 10K
2 - Transistores BC548
1 - Transistor BC558
1 - Resistor de 180K x 1/4 ou 1/8w
4 - Resistores de 10K x 1/4 ou 1/8w
2 - Diodos 1N4007

1609797650804.png

Essa montagem vai exigir um pouco mais de atenção, dado que os componentes são bem pequenos.

Aguardando ansiosamente essa atualização. Como conecto o sensor de pressão no izzibeer?
Você pode usar um terminal ball lock.
Minha montagem ficou assim, em conjunto com a Spunding Valve que montei com um Manômetro Ar2000 de R$ 34,00

1609798149616.png

Para medir a carbonatação na garrafa.

1609798189106.png

Você pode usar um terminal ball lock.
Minha montagem ficou assim, em conjunto com a Spunding Valve que montei com um Manômetro Ar2000 de R$ 34,00

View attachment 125511

Para medir a carbonatação na garrafa.

View attachment 125512
Show, tenho uma spunding Valve normal, acho que colocando um T resolve, vou providenciar os componentes para a montagem, obrigado pelo retorno.

Circuito simples, o único componente com custo elevado é o sensor de pressão.

Segue lista:

1 - Sensor de pressão analógico 0-10bar 0.5-4.5V
1 - NTC 10K
2 - Transistores BC548
1 - Transistor BC558
2 - Diodos 1N4007

View attachment 125510

Essa montagem vai exigir um pouco mais de atenção, dado que os componentes são bem pequenos.
Boa noite Helton, realmente tá ficando profissa... isso dará uma baita mão no ajuste fino.
Poderia me informar se o sensor abaixo serve?
https://shopee.com.br/product/275340690/5345571032?smtt=0.301653054-1609809827.9

Last edited:
Helton boa tarde, estou querendo montar um controlador desse, porem o topico está um pouco grande, onde encontro a lista de materiais, tambem gostaria de pedir já os materias do controlador de pressão

@Helton Fagner, tudo bem?
Consegui fazer todas as conexões entre Blynk, iSpindel, etc...
O problema que estou enfrentando agora é que apesar de o app estar mostrando corretamente a temperatura do sensor, ele não está disparando o relê do compressor.
Como você pode ver nas imagens abaixo, tanto poço termométrico (1) e iSpindel aparecem na aba Geladeira, e no Setup, coloquei o alvo para 16 graus, histerese de 0,5, mas nem sinal de vida nos relês.
Fiz as conexões entre esp e módulo exatamente como colocado anteriormente no tópico (também vou deixar a referência pra vc conseguir ver e na configuração já tentei setar o relay pra 0 e 1 e nada.

Tem ideia do que pode ser?

Attachments

• Geladeira Completa_bb.png
    Geladeira Completa_bb.png
    134.1 KB
  • 83F4FF08-0B66-4F9E-A1E3-21B3FA061EAB.png
    83F4FF08-0B66-4F9E-A1E3-21B3FA061EAB.png
    164.3 KB
  • 5285B1D1-6FAA-420E-8747-78874EEB09EC.png
    5285B1D1-6FAA-420E-8747-78874EEB09EC.png
    155.5 KB
Helton boa tarde, estou querendo montar um controlador desse, porem o topico está um pouco grande, onde encontro a lista de materiais, tambem gostaria de pedir já os materias do controlador de pressão

Fala amigo bom dia!

1 - ESP8266 NODEMCU V3 (US $1.94 19% OFF|Wireless Module CH340/CP2102 NodeMcu V3 V2 Lua WIFI Internet of Things Develop Board based ESP8266 ESP 12E with PCB Antenna|Integrated Circuits| - AliExpress)
1 - Display 0.96" I2C 4 Pinos (US $1.6 19% OFF|Original 0.96)
1 - modulo rele 5V com pinos de 10A com 2 reles para controlar o compressor e o cooler (atenção ao consumo de sua geladeira, não pode passar de 10A) USAR MÓDULO DE RELE COM ACOPLADOR ÓPTICO (US $0.77 |5/12/24V 1/2/4/6/8/16 relay module 8 channels, with optocoupler relay output 1 2 4 6 relay module 8 channels|Relays| - AliExpress)
1 - Cooler 5V (Caso use cooler de 12V será necessário fonte adicional de 12V)
1 - fonte hilink 5V (pode ser fonte de celular tbm se tiver na sucata)
3 - Sensores ds18b20 (US $0.59 11% OFF|DS18B20 DS18S20 NTC Thermistor Temperature Sensor Waterproof Probe Cable Stainless steel package 10K 1% 3950 Digital temp sensor| | - AliExpress)
1 - resistor 4k7
1 - Tomadas
1 - Sensor de pressão analógico 0-10bar 0.5-4.5V (US $14.27 22% OFF|DC 5V 1/4 NPT Pressure Transducer Transmitter Sensor Stainless Steel Oil Air Water 10/20/30 Bar My12 20 Dropship|Pressure Transmitters| - AliExpress)
1 - NTC 10K
2 - Transistores BC548
1 - Transistor BC558
2 - Diodos 1N4007
Fios para as conexões.

@Helton Fagner, tudo bem?
Consegui fazer todas as conexões entre Blynk, iSpindel, etc...
O problema que estou enfrentando agora é que apesar de o app estar mostrando corretamente a temperatura do sensor, ele não está disparando o relê do compressor.
Como você pode ver nas imagens abaixo, tanto poço termométrico (1) e iSpindel aparecem na aba Geladeira, e no Setup, coloquei o alvo para 16 graus, histerese de 0,5, mas nem sinal de vida nos relês.
Fiz as conexões entre esp e módulo exatamente como colocado anteriormente no tópico (também vou deixar a referência pra vc conseguir ver e na configuração já tentei setar o relay pra 0 e 1 e nada.

Tem ideia do que pode ser?

Olá amigo. Pelas fotos dá para ver que a lógica está funcionando normal. O LED azul do lado do botão ON indica que o controlador está enviando sinal para ativar o relé. Me envia foto do seu módulo de relé e das conexões dele tanto do lado do ESP quando da saída. Abraço!

Olá amigo. Pelas fotos dá para ver que a lógica está funcionando normal. O LED azul do lado do botão ON indica que o controlador está enviando sinal para ativar o relé. Me envia foto do seu módulo de relé e das conexões dele tanto do lado do ESP quando da saída. Abraço!
Cara, desencana. Eu que fiz besteira aqui e tinha errado a conexão do negativo do módulo na placa. Agora tá funcionando.

Dúvida: o módulo 3, que vai ser direcionado pro cooler, qual é a lógica de ligação dele? Li em mensagens anteriores que seria quando a diferença entre 2 sensores de temperatura >0. No meu caso aqui, se houver diferença de temperatura entre o iSpindel e o Sensor, ele dispara?

Abs!

Last edited:
Criei um projeto para controle mais refinado da temperatura de minha geladeira que uso para fermentação e serviço. Alguns colegas que viram gostaram da ideia e pediram para ajudar montar na sua geladeira. Então decidi gravar em vídeo o passo a passo, incluindo a parte eletrônica. O projeto tem baixo custo, os componentes podem ser facilmente encontrados no mercado por algo em torno de R$ 50,00 nos dias de hoje. (06/2020)

O projeto contempla o seguinte:

- Controle para resfriamento
- Controle para aquecimento
- Controle para o cooler interno garantindo temperatura uniforme dentro da geladeira
- Até 3 sensores de temperatura para monitorar setores diferentes
- Controle total via aplicativo
- Acesso remoto de qualquer lugar (desde que tenha disponibilidade de internet, rsrs)
- Controle de histerese inteligente para evitar/minimizar a inércia termica
- Atualização de firmware via browser

Espero que esse projeto seja útil para você também!

Forte abraço galera.

Boa noite,

Parabéns pelo projeto!

Se abrir o congelador não seria mais eficiente?

Back