Beleza pessoal? Há tempos estou pra postar aqui, mas por falta de habilidade no fórum e a correria do dia a dia com o trabalho constante, fui adiando.
Separei algumas fotos da construção do projeto do amigo Helton, fiquei extremamente satisfeito com o resultado! Simples de montar, compacto, barato e funciona muito bem! Recomendo seguirem ele no YouTube (Cerveja 5.0) e a construírem seus controladores!
Utilizei um frigobar Cônsul CR12C, que já tinha problemas com o termostato (alguém quebrou o sensor original), portanto removi todo sistema original do frigobar.
A ligação elétrica é muito simples, apenas separei o par de fios que alimentam o motor, mandei ambos para a caixa de passagem Steck que comprei.
Lá dentro, um dos fios segue através de emenda rápida pra um dos fios da tomada, o outro fica intermitente através do relê.
Usei um carregador de celular desmontado para alimentar o ESP, pra não ter mais nada externo, mas é opcional.
Essas emendas rápidas comprei no Telhanorte, mas acha em diversas casas de material elétrico. São muito boas e práticas, além de ficar um serviço mais limpo e com praticidade. Se forem usar, procurem o de 3 vias, pois vai servir de emenda e pra ficar mais prático, deixe uma via para cada fio.
Fixei a caixa Steck atrás da geladeira, com 2 parafusos soberbos curtos, presos na chapa de trás, mas dupla face resolveria tbm.
Uma vez tudo acomodado na caixa, foi rápido e fácil de configurar. Estou usando a versão simples, com apenas 1 sensor de temperatura, mas na geladeira de fermentação colocarei o projeto completo com iSpindel e tudo mais que tem direito!
Helton, muito obrigado pelo projeto show de bola e pelas ajudas!!!