• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá Helton! Eu instalei o display LCD 16x2 1602+modulo I2c, adicionei a ultima versão do firware e APP mas o display não mostra informação. Será q está com defeito o display?

Opa Daniel,
Qual o preço que você está pedindo pela caixa? Server para o módulo relê de 2 canais?
Obrigado.
Mas se preferir, posso deixar a área livre para colocar a placa do rele, sem pontos para fixar e você fixar aí com alguma outra forma. Cola quente, dupla face ou algo semelhante. Se quiser me chamar sem compromisso estou a disposição. 12 99227-1777.

Olá Helton! Eu instalei o display LCD 16x2 1602+modulo I2c, adicionei a ultima versão do firware e APP mas o display não mostra informação. Será q está com defeito o display?
Fala amigo, tentou ajustar o contraste do lcd no potenciômetro atrás dele?

Olá amigo, o display adotado para o projeto foi o Display Oled Azul 128x64 Pixel 0.96 Polegadas 4 Pinos I2c. Conforme apresentado no vídeo. Esse display 16x2 que vc comprou não é perdido, teremos outros projetos adiante e vc poderá usa-lo.

Olá amigo, o display adotado para o projeto foi o Display Oled Azul 128x64 Pixel 0.96 Polegadas 4 Pinos I2c. Conforme apresentado no vídeo. Esse display 16x2 que vc comprou não é perdido, teremos outros projetos adiante e vc poderá usa-lo.

Ok Helton!!! Irei guarda-lo para as novidades. Obrigado pelo projeto.

Uma dúvida Helton: na ESP8266 se eu gravar outra firmware para testar outro projeto, vai apagar a anterior?

Olá amigo, sim ele apaga o anterior. Mas depois vc pode gravar novamente.

Boa Noite @Helton Fagner
Posso usar apenas um sensor de temperatura ou tenho que usar os 3 como no diagrama na versão 4.3 ?

Pode usar somente um sim. Os três devem ser usados somente se quiser fazer o controle automatico do cooler. (O cooler é acionado quando há diferença de temperatura entre os dois sensores adicionais).

Beleza, @Helton Fagner
Instalei o firmware 4.3 no esp8266
Instalei o Blynk no celular
Conectou mas quando pressiono PLAY no Blynk a tela fica escura e nao mostra nada
Já no navegar pelo computador aparece a temperatura
Observação, não comprei ainda o display, estou apenas com o esp8266 e o sensor conectado

Attachments

• 907DDD1D-3F3B-4D4F-AB61-ED3EFAAFE0E4.png
    907DDD1D-3F3B-4D4F-AB61-ED3EFAAFE0E4.png
    113.5 KB
  • C98E3184-B1D3-47E1-A0B7-7F261B480C60.jpeg
    C98E3184-B1D3-47E1-A0B7-7F261B480C60.jpeg
    58.9 KB
Last edited:
Beleza, @Helton Fagner
Instalei o firmware 4.1 no esp8266
Instalei o Blynk no celular
Conectou mas quando pressiono PLAY no Blynk a tela fica escura e nao mostra nada
Já no navegar pelo computador aparece a temperatura
Observação, não comprei ainda o display, estou apenas com o esp8266 e o sensor conectado

Olá amigo vc precisa importar o projeto do blynk. Nos posts anteriores tem um código QR, sendo uma versão para um sensor e outra versão para 3 sensores. Nos vídeos tem detalhes de como fazer o procedimento. Já atualiza tbm para a versão 4.3 que é a ultima.

@Helton Fagner
Eu já havia tentado o QR code mas aparece essa mensagem aqui
Quando tento escanear pelo Blynk aparece uma mensagem dizendo que preciso comprar energia...

Attachments

• BCFA4934-18A8-4EE4-9790-D47B58969E56.png
    BCFA4934-18A8-4EE4-9790-D47B58969E56.png
    197.3 KB
  • 3E4CB38C-B409-4488-AC87-1460324FFAA6.png
    3E4CB38C-B409-4488-AC87-1460324FFAA6.png
    59.6 KB
Last edited:
Daí ele me obriga a comprar energia...
É necessário ?

Attachments

• 6AA7A688-F9B3-44F4-AA4C-8C979A10F26E.png
    6AA7A688-F9B3-44F4-AA4C-8C979A10F26E.png
    59.6 KB
Daí ele me obriga a comprar energia...
É necessário ?

Para a versão com um sensor somente não é necessário, somente para a versão com os 3 sensores. A menos que vc já tenha outro projeto no Blynk e tenha consumido os 2000 pontos de energia que são gratuitos.

Beleza pessoal? Há tempos estou pra postar aqui, mas por falta de habilidade no fórum e a correria do dia a dia com o trabalho constante, fui adiando.

Separei algumas fotos da construção do projeto do amigo Helton, fiquei extremamente satisfeito com o resultado! Simples de montar, compacto, barato e funciona muito bem! Recomendo seguirem ele no YouTube (Cerveja 5.0) e a construírem seus controladores!

Utilizei um frigobar Cônsul CR12C, que já tinha problemas com o termostato (alguém quebrou o sensor original), portanto removi todo sistema original do frigobar.
A ligação elétrica é muito simples, apenas separei o par de fios que alimentam o motor, mandei ambos para a caixa de passagem Steck que comprei.
Lá dentro, um dos fios segue através de emenda rápida pra um dos fios da tomada, o outro fica intermitente através do relê.
Usei um carregador de celular desmontado para alimentar o ESP, pra não ter mais nada externo, mas é opcional.
Essas emendas rápidas comprei no Telhanorte, mas acha em diversas casas de material elétrico. São muito boas e práticas, além de ficar um serviço mais limpo e com praticidade. Se forem usar, procurem o de 3 vias, pois vai servir de emenda e pra ficar mais prático, deixe uma via para cada fio.
Fixei a caixa Steck atrás da geladeira, com 2 parafusos soberbos curtos, presos na chapa de trás, mas dupla face resolveria tbm.

Uma vez tudo acomodado na caixa, foi rápido e fácil de configurar. Estou usando a versão simples, com apenas 1 sensor de temperatura, mas na geladeira de fermentação colocarei o projeto completo com iSpindel e tudo mais que tem direito!

Helton, muito obrigado pelo projeto show de bola e pelas ajudas!!!

Attachments

• 8F9C53DA-3BEC-44CE-8BF5-899E930FFF8C.jpeg
    8F9C53DA-3BEC-44CE-8BF5-899E930FFF8C.jpeg
    46 KB
  • F81E8245-A2D7-44C4-9DB4-E5F42ECE907E.jpeg
    F81E8245-A2D7-44C4-9DB4-E5F42ECE907E.jpeg
    77 KB
  • FCD9D0D1-3EBB-4DD1-8128-5583225F2119.jpeg
    FCD9D0D1-3EBB-4DD1-8128-5583225F2119.jpeg
    82.3 KB
  • 4C8C3BC1-3A40-4C3A-87F1-5F722CC6A7BB.jpeg
    4C8C3BC1-3A40-4C3A-87F1-5F722CC6A7BB.jpeg
    35 KB
  • D2A8E277-4501-45C1-BFA2-151259B1BFCD.jpeg
    D2A8E277-4501-45C1-BFA2-151259B1BFCD.jpeg
    35.8 KB
@Helton Fagner
Consegui inserir o projeto no Blynk através do QR CODE
Quando pressiono PLAY o aplicativo mostra a temperatura porém não muda o estado lógico das portas D1 e D2 deslizando a barra de temperatura na parte inferior do aplicativo

@Helton Fagner
Consegui inserir o projeto no Blynk através do QR CODE
Quando pressiono PLAY o aplicativo mostra a temperatura porém não muda o estado lógico das portas D1 e D2 deslizando a barra de temperatura na parte inferior do aplicativo

Dá uma olhada nesse post onde tem o esquema eletrico alterado para a adição do display.

https://www.homebrewtalk.com.br/thr...com-aplicativo-no-celular.415376/post-5184682
Os reles para acionamento do aquecimento e refrigeração foram alterados conforme mencionado. Mas se já está lendo a temp. no Blynk então já está 90% do caminho andado. 😃

@Helton Fagner
Muito obrigado pela atenção, agora funcionou...
Só uma dúvida, notei no vídeo um buzzer e no diagrama ele não aparece...
O firmware já está configurado para utilização do buzzer, qual seria a porta ?

@Helton Fagner
Muito obrigado pela atenção, agora funcionou...
Só uma dúvida, notei no vídeo um buzzer e no diagrama ele não aparece...
O firmware já está configurado para utilização do buzzer, qual seria a porta ?

Que bom que já está com o sistema em funcionamento ahi!! Quanto ao buzzer coloquei na minha porque não vou usar display, no firmware publicado ele não está ativo pois provavelmente vamos usar os pinos disponíveis com recursos mais interessantes. Logo teremos atualizações. 🤓

Que bom que já está com o sistema em funcionamento ahi!! Quanto ao buzzer coloquei na minha porque não vou usar display, no firmware publicado ele não está ativo pois provavelmente vamos usar os pinos disponíveis com recursos mais interessantes. Logo teremos atualizações. 🤓
Helton existe alguma integração com o craftbeerpi?

Criei um projeto para controle mais refinado da temperatura de minha geladeira que uso para fermentação e serviço. Alguns colegas que viram gostaram da ideia e pediram para ajudar montar na sua geladeira. Então decidi gravar em vídeo o passo a passo, incluindo a parte eletrônica. O projeto tem baixo custo, os componentes podem ser facilmente encontrados no mercado por algo em torno de R$ 50,00 nos dias de hoje. (06/2020)

O projeto contempla o seguinte:

- Controle para resfriamento
- Controle para aquecimento
- Controle para o cooler interno garantindo temperatura uniforme dentro da geladeira
- Até 3 sensores de temperatura para monitorar setores diferentes
- Controle total via aplicativo
- Acesso remoto de qualquer lugar (desde que tenha disponibilidade de internet, rsrs)
- Controle de histerese inteligente para evitar/minimizar a inércia termica
- Atualização de firmware via browser

Espero que esse projeto seja útil para você também!

Forte abraço galera.

Parabéns pela iniciativa.. já estou sou assinante do canal :)

Tenho uma sugestão de melhoria para uma próxima atualização. Quando o modulo não reconhece uma rede Wi-fi, ou ate mesmo quando a internet cai durante a fermentação. Me parece que fica em loop reiniciando ate encontrar uma rede autenticada de 3 em 3 minutos, escolhendo uma histerese maior que 3 minutos a geladeira não trabalhara nunca. Se "deus o livre" ficar sem fornecimento de internet ou algo acontecem com o modem, pode dar uma correria inesperada na tentativa de salvar a fermentação.
Talvez um modo Off-line. Enquanto não encontra uma conexão, ela continua controlar com base nas ultimas configurações escolhidas.
Essas falhas só costumam acontecer em momentos inesperados.. rsrs

Parabenizo novamente pela iniciativa e excelentes dicas e aulas que esta passando em seus videos para os cervejeiros caseiros..

Tenho uma sugestão de melhoria para uma próxima atualização. Quando o modulo não reconhece uma rede Wi-fi, ou ate mesmo quando a internet cai durante a fermentação. Me parece que fica em loop reiniciando ate encontrar uma rede autenticada de 3 em 3 minutos, escolhendo uma histerese maior que 3 minutos a geladeira não trabalhara nunca. Se "deus o livre" ficar sem fornecimento de internet ou algo acontecem com o modem, pode dar uma correria inesperada na tentativa de salvar a fermentação.
Talvez um modo Off-line. Enquanto não encontra uma conexão, ela continua controlar com base nas ultimas configurações escolhidas.
Essas falhas só costumam acontecer em momentos inesperados.. rsrs

Parabenizo novamente pela iniciativa e excelentes dicas e aulas que esta passando em seus videos para os cervejeiros caseiros..

Vlw pelo report amigo. Na versão atual ele trabalha dessa forma, tenta reconectar 3x seguida com o servidor do Blynk (com intervalos de 2min. entre cada tentativa) em seguida espera quinze minutos para reiniciar o ciclo de tentativas.

Estou validando a próxima versão com ajustes nessa rotina e adionalmente um recurso que vc pode determinar o tempo maximo em que o motor fica ligado e em seguida o tempo de descanso para ele religar, isso é especialmente interessante quando vc quer baixar para o cold e não quer que sua geladeira fique ligada 10 horas seguidas para atingir 0ºC. Também é útil para evitar congelamento por conta da inércia, pois a temperatura ira baixar gradativamente. Quanto a questão dele trabalhar offline, nessa versão que estou finalizando os testes, ele não mais irá reiniciar para tentar a reconexão 3x a cada 15min, será somente 1x depois de 120min caso não seja restabelecida. Agradeço pelas sugestões, são muito bem vindas, espero chegar num equipamento ideal, especifico para nós cervejeiros e melhor ainda Brazuca!!!

Back