• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Filtragem pós-recirculação e pós-fervura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

redivo

Well-Known Member
Reaction score
7
Pra evitar passar resíduos da mostura pra panela de fervura e da fervura (trub) para o fermentador pensei em fazer uma filtragem com um voal.
Alguém já fez algo parecido?

No grainfather ele usa uma mini bazooka para filtrar o trub após fervura e também recircula por alguns minutos o mosto quente com um trocador de calor para abaixar a temperatura de todo o mosto e também formar um filtro de trub na bazooka. Eu estou querendo fazer a mesma coisa. Ainda não testei.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Pra evitar passar resíduos da mostura pra panela de fervura e da fervura (trub) para o fermentador pensei em fazer uma filtragem com um voal.
Alguém já fez algo parecido?

Eu já usei aquelas peneiras cônicas de inox para filtrar.
Hj em dia penso que é completamente desnecessário.
Não tem problema algum passar algum resíduo que ficará no volume morto do fermentador...

Eu já usei aquelas peneiras cônicas de inox para filtrar.
Hj em dia penso que é completamente desnecessário.
Não tem problema algum passar algum resíduo que ficará no volume morto do fermentador...

Não tem algum ganho interessante na turbidez?

Não tem algum ganho interessante na turbidez?

Pode até ter, mas na minha opinião será desprezível.

O que você pode fazer para de fato ter um ganho considerável na limpidez da sua cerveja final, é dar uma pesquisada no fórum a respeito de clarificação utilizando gelatina sem sabor. As cervejas ficam cristalinas...Recomendo muito.

Pode até ter, mas na minha opinião será desprezível.

O que você pode fazer para de fato ter um ganho considerável na limpidez da sua cerveja final, é dar uma pesquisada no fórum a respeito de clarificação utilizando gelatina sem sabor. As cervejas ficam cristalinas...Recomendo muito.

Legal.
Vou pesquisar.

Obriagdo!

Ressucitando... Será que existe um voil com malha mais fina que funcionaria como um filtro para utilizar no balde fermentador como um bag filtrando o que sai da panela de fervura? Acho que iria bem menos trub pro fermentador.
O difícil é encontrar esse tecido. Alguém saberia onde comprar tecido desse tipo?

Uso um chinois, funciona muito bem. Dá uma procurada.
Acho que a malha do chinois é bem maior do que a do voil. Teria que ser um tecido com uma malha bem menor do que a do voil. Só não sei onde encontrar.

Acho que a malha do chinois é bem maior do que a do voil. Teria que ser um tecido com uma malha bem menor do que a do voil. Só não sei onde encontrar.
Existem chinois com malhas diferentes. O meu é muito fino, não passa nada de lúpulo e quando começa a vir o trub de proteína coagulada do fundo da panela, no finalzinho chega a ficar entupido.

Eu tenho usado voal.
Passa um pouco, principalmente no final, mas depois do cold crash fica ótimo.

Back