Pra evitar passar resíduos da mostura pra panela de fervura e da fervura (trub) para o fermentador pensei em fazer uma filtragem com um voal.
Alguém já fez algo parecido?
Eu já usei aquelas peneiras cônicas de inox para filtrar.
Hj em dia penso que é completamente desnecessário.
Não tem problema algum passar algum resíduo que ficará no volume morto do fermentador...
Não tem algum ganho interessante na turbidez?
Pode até ter, mas na minha opinião será desprezível.
O que você pode fazer para de fato ter um ganho considerável na limpidez da sua cerveja final, é dar uma pesquisada no fórum a respeito de clarificação utilizando gelatina sem sabor. As cervejas ficam cristalinas...Recomendo muito.
Acho que a malha do chinois é bem maior do que a do voil. Teria que ser um tecido com uma malha bem menor do que a do voil. Só não sei onde encontrar.Uso um chinois, funciona muito bem. Dá uma procurada.
Existem chinois com malhas diferentes. O meu é muito fino, não passa nada de lúpulo e quando começa a vir o trub de proteína coagulada do fundo da panela, no finalzinho chega a ficar entupido.Acho que a malha do chinois é bem maior do que a do voil. Teria que ser um tecido com uma malha bem menor do que a do voil. Só não sei onde encontrar.