Fermento com cheiro ruim

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunojws

Well-Known Member
Joined
May 2, 2016
Messages
98
Reaction score
25
Bom dia a todos!
Fui ajudar dois amigos numa brassagem de uma pale ale ontem e correu tudo muito bem durante todo o processo.
Na hora de inocular o fermento, ao inves de hidratar, resolvemos colocar o fermento seco direto no mosto. Ao abrir o pacote, cheiro de fermento normal, sem problemas. Logo apos o pó cair sobre o mosto, começou a exalar um cheio azedo muito ruim, estilo o cheiro do cheetos bolinha.
Alguem ja viu disso? É normal?
:mug:

Esqueci de mencionar, o fermento era o M44, da mangrove jack.
 
Bom dia a todos!
Fui ajudar dois amigos numa brassagem de uma pale ale ontem e correu tudo muito bem durante todo o processo.
Na hora de inocular o fermento, ao inves de hidratar, resolvemos colocar o fermento seco direto no mosto. Ao abrir o pacote, cheiro de fermento normal, sem problemas. Logo apos o pó cair sobre o mosto, começou a exalar um cheio azedo muito ruim, estilo o cheiro do cheetos bolinha.
Alguem ja viu disso? É normal?
:mug:

Esqueci de mencionar, o fermento era o M44, da mangrove jack.

Uma dica para você e para todo mundo quanto à fermentação...

Tenham paciência e relaxem...

Parem de tentar controlar a cerveja por cheiro, por aparência e etc...

A fermentação é um processo feio mesmo. Gera espuma, odores as vezes até sulfurosos, cheiro de enxofre e etc...

Inoculem o fermento (na quantidade correta), controlem a temperatura de fermentação e esperem os bixinhos fazerem a parte deles que no caso de Lagers é ainda mais lento o processo e tenham paciência.

Procurem o tópico fixo do Guenther sobre fermentação e vão ter sucesso na maioria de suas levas...

Agora voltando ao cheiro...se é que te acalma...

Já usei os secos da Fermentis e os da Mangroove...

Os da Fermentis costumam ter um aroma melhor dos que os da Mangroove...Mas o que isso importa na cerveja final? Absolutamente nada...
 
Beleza então, eu usei o fermento da mangrove numa IRA que fiz tem pouco tempo. Como usei hidratado, durante a hidratação ficou tampado e não senti cheiro nenhum.
Mas dessa vez quando coloquei direto no balde, subiu um cheiro horrível, azedo mesmo, segundos depois de ter inoculado, antes mesmo de fechar a tampa do balde.

Se vc diz que é normal, beleza. Agradeço o retorno! :mug:
 
Beleza então, eu usei o fermento da mangrove numa IRA que fiz tem pouco tempo. Como usei hidratado, durante a hidratação ficou tampado e não senti cheiro nenhum.
Mas dessa vez quando coloquei direto no balde, subiu um cheiro horrível, azedo mesmo, segundos depois de ter inoculado, antes mesmo de fechar a tampa do balde.

Se vc diz que é normal, beleza. Agradeço o retorno! :mug:

Cara...não digo que é normal...rs

Só tenha paciência...Espere a fermentação continuar..meça a densidade e experimente a breja...

Se está contaminada certamente você irá perceber...

Os fermentos secos tem muito menos risco de estarem estragados...

Cheque a data de validade e conserve-os em geladeira que duram bastante...

Mas costume hidratar, pois estima-se que 50% da levedura morra quando não hidratamos previamente.
 
Em casa eu sempre hidrato antes de inocular, mas ali foi somente a segunda brassagem deles, quis simplificar ao máximo.
Mas na próxima ja oriento eles a fazer a hidratação e inocular o fermento hidratado, pra ganhar mais viabilidade e ganhar umas horas do lag de fermentação.
Falando em hidratar fermento, uma duvida. Por quanto tempo posso deixar o fermento hidratado somente em água, até inocular no mosto, sem perder células ou ter algum tipo de prejuizo?
 
Em casa eu sempre hidrato antes de inocular, mas ali foi somente a segunda brassagem deles, quis simplificar ao máximo.
Mas na próxima ja oriento eles a fazer a hidratação e inocular o fermento hidratado, pra ganhar mais viabilidade e ganhar umas horas do lag de fermentação.
Falando em hidratar fermento, uma duvida. Por quanto tempo posso deixar o fermento hidratado somente em água, até inocular no mosto, sem perder células ou ter algum tipo de prejuizo?

Olha, o fermento depois de hidratado, vai perdendo sua viabilidade dia após dia...

Eu sinceramente acredito que seja completamente desnecessário hidratar dias antes, pois leva-se entre 15 a 30 minutos para hidratar...

Para um pacotinho, você pode ferver uns 200ml de água em um erlenmeyer, resfriar para uns 24~25ºC e hidratar...

Adiciona o fermento na água devagar, sem deixar formar grumos...

Espera 5 minutos...

Agita levemente e espera mais 5 minutos...

Agita levemente e espera mais 5 minutos...

Agita até que se misture tudo e inocula...

Não tem porque fazer a hidratação muito antes...Quanto mais próximo da inoculação, melhor, pois além de perder a viabilidade, as leveduras podem começar a consumir os nutrientes que já vem junto no pacotinho de fermento...

O que você pode fazer para ganhar tempo é ferver a água e tampar o recipiente com uma folha de papel alumínio sanitizada...No outro dia ela estará na temperatura ambiente e você não precisará resfriá-la.

Obs.: Evite choques-térmicos, portanto antes de inocular...tipo umas 2 horas antes, tira o pacotinho da geladeira para que fique em temperatura ambiente, assim como a mesma temperatura da água...
 
Back
Top