• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação em cooler com controle de temperatura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Projeto failed!

Segue a foto.
A minha idéia foi colocar dois baldes de lixo um dentro do outro, com espuma entre eles, de forma a formar um coolerzão. Aí eu colocaria um isopor como banco de gelo, uma bomba de máquina de lavar roupa que jogaria essa água mais gelada pra dentro do baldão de acordo com a queda de temperatura desse líquido refrigerante. Furei o cooler e coloquei um flange de caixa dagua e fiz um braço regulável para acertar o nível de extravaso do sistema de acordo com a altura do balde fermentador.
Bom, o que que não deu certo: na hora de furar, o balde interno rachou. Quando fui por água, eu não vencia colocar, pois ela entrou entre os dois baldes, só aí já me ferra a isolação que eu bolei.
Outra coisa, vai muuuuito mais gelo do que eu pensava pra abaixar a temperatura de toda essa água.
Não sei se tento consertar o balde com araldite, talvez se não tivesse sido necessária tanta água o gelo daria conta, ou se é apenas o inicial o problema, não sei.
Tenho geladeira, mas queria algo mais econômico para levas de até 18l, acho desperdício ligar uma geladeira que cabe 2 baldes para apenas 1 balde.[/QUO

Projeto failed!

Segue a foto.
A minha idéia foi colocar dois baldes de lixo um dentro do outro, com espuma entre eles, de forma a formar um coolerzão. Aí eu colocaria um isopor como banco de gelo, uma bomba de máquina de lavar roupa que jogaria essa água mais gelada pra dentro do baldão de acordo com a queda de temperatura desse líquido refrigerante. Furei o cooler e coloquei um flange de caixa dagua e fiz um braço regulável para acertar o nível de extravaso do sistema de acordo com a altura do balde fermentador.
Bom, o que que não deu certo: na hora de furar, o balde interno rachou. Quando fui por água, eu não vencia colocar, pois ela entrou entre os dois baldes, só aí já me ferra a isolação que eu bolei.
Outra coisa, vai muuuuito mais gelo do que eu pensava pra abaixar a temperatura de toda essa água.
Não sei se tento consertar o balde com araldite, talvez se não tivesse sido necessária tanta água o gelo daria conta, ou se é apenas o inicial o problema, não sei.
Tenho geladeira, mas queria algo mais econômico para levas de até 18l, acho desperdício ligar uma geladeira que cabe 2 baldes para apenas 1 balde.

so hj que vi seu post aqui

ja vi um cara que fez parecido com o que vc fez, a diferença é que ele usou duas caixas de isopor uma em cima da outra
na de baixo ele encheu de gelo e na de cima colocou o fermentador, só que ele colocou um tubo de pvc com um cooler jogando o ar frio da caixa de baixo na de cima, e um outro tubo pra voltar o ar

deve funcionar, mas só pra fermentar acredito

Latest posts

Back