• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Experiência - Starter sem stir plate

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rskis

Well-Known Member
Reaction score
4
Pessoal, sei que provavelmente vão criticar, dizendo principalmente que só deveria usar fermento líquido quando tiver equipamento para isso, mas decidi fazer a experiência e pagar para ver.

Vou tentar fazer uma cerveja com OG em 1065 usando somente um vial de fermento líquido, com starter, e sem usar stir plate. Outro problema: só tenho um erlen de meio litro.

Para minimizar o problema, pretendo fracionar o vial em quatro partes iguais e fazer 4 starters de meio litro, um de cada vez (ou em duas partes talvez). Obviamente tentando agitar manualmente o máximo possível.

A cada final de um starter, espero a decantação e transfiro o fundo para um recipiente de vidro (fervido e sanitizado). No final de tudo vou ter tudo em um só recipiente que usarei no mosto.

Enfim, só queria compartilhar e ouvir se isso ajudaria a minimizar o underpitching.

Não tem problema, as células vão se multiplicar, só que menos que um no stir plate.

Eu já fiz duas vezes usando aqueles garrafões de 5l de água, não sei te dizer quão recomendável isso é, mas não tive problemas.

Deixei dois dias com alumínio tampando, esterelizava a tampa, fechava e chacoalhava bem, abrindo e fechando pra trocar o ar e repetindo, e depois colocando o alumínio novamente até a próxima chacoalhada, fazia isso o máximo de vezes possível, sempre que lembrava, durante esses dois dias. Depois decantei e usei numa receita de 49l de uma Hefeweizen 1.052, 10h depois da inoculação, krausen.

Uma idéia também é você fazer uma cerveja de 1.04 por aí e usar a lama depois, um vial dá pra uns 12-15 litros nessa gravidade, e no fim vai sair cerveja!

Vê se tu arranja um joão bobo bem grande, deixa só a base com o peso, corta a parte de cima e coloca um pote de conserva com o starter no lugar... daí dá uma balançada circular e deixa a inércia fazer sua parte... ahahahaha

Vê se tu arranja um joão bobo bem grande, deixa só a base com o peso, corta a parte de cima e coloca um pote de conserva com o starter no lugar... daí dá uma balançada circular e deixa a inércia fazer sua parte... ahahahaha

Hahahahaha genial :D

Boa ideia do garrafão.

Vou fazer em dois steps. Primeiro com o erlen de meio litro e depois vou pegar uma garrafa de dois litros de água e fazer mais ou menos o que você falou. A única coisa que pensei em fazer diferente é que ao invés de ficar colocando e tirando tampa, vou colocar um sterilock (esse que o lamas vende) na tampa da garrafa, assim posso chacoalhar sem precisar tirar e por a tampa.

A criatividade realmente é algo sem limites hahahahahahah

Boa ideia do garrafão.

Vou fazer em dois steps. Primeiro com o erlen de meio litro e depois vou pegar uma garrafa de dois litros de água e fazer mais ou menos o que você falou. A única coisa que pensei em fazer diferente é que ao invés de ficar colocando e tirando tampa, vou colocar um sterilock (esse que o lamas vende) na tampa da garrafa, assim posso chacoalhar sem precisar tirar e por a tampa.

Mas a idéia de chacoalhar é pra manter o fermento em suspensão e tentar aerar um pouco mais o mosto, com um airlock você veda a parada, não? Aí não entra oxigenio.

Eu até apertava os lados da garrafa pra expulsar o co2 e trocar por ar com oxigênio depois das primeiras chacoalhadas que faziam o co2 sair de solução(cuidado, se chacoalhar demais depois de um tempo de atividade pode até explodir starter pra todo lado quando abrir).

Mas a idéia de chacoalhar é pra manter o fermento em suspensão e tentar aerar um pouco mais o mosto, com um airlock você veda a parada, não? Aí não entra oxigenio.

Eu até apertava os lados da garrafa pra expulsar o co2 e trocar por ar com oxigênio depois das primeiras chacoalhadas que faziam o co2 sair de solução(cuidado, se chacoalhar demais depois de um tempo de atividade pode até explodir starter pra todo lado quando abrir).

De fato, não tinha pensado no fluxo/pressão que o CO2 faz de dentro para fora.

Faz sentido o que vc falou. Valeu.

Segundo a calculadora do brewersfriend e relatos de testes que li, agitação manual dá muito pouca diferença em relação a não agitar.

Mesmo assim se fosse eu fazendo certamente agitaria 😉

Executei o processo e fiz a brassagem na sexta-feira passada. Inoculei as 21:30hs e no outro dia de manhã a atividade já estava bem intensa. Acredito que não tenha sido tão ruim, caso contrário teria um lag time bem maior.

Pessoal, sei que provavelmente vão criticar, dizendo principalmente que só deveria usar fermento líquido quando tiver equipamento para isso, mas decidi fazer a experiência e pagar para ver.

Vou tentar fazer uma cerveja com OG em 1065 usando somente um vial de fermento líquido, com starter, e sem usar stir plate. Outro problema: só tenho um erlen de meio litro.

Para minimizar o problema, pretendo fracionar o vial em quatro partes iguais e fazer 4 starters de meio litro, um de cada vez (ou em duas partes talvez). Obviamente tentando agitar manualmente o máximo possível.

A cada final de um starter, espero a decantação e transfiro o fundo para um recipiente de vidro (fervido e sanitizado). No final de tudo vou ter tudo em um só recipiente que usarei no mosto.

Enfim, só queria compartilhar e ouvir se isso ajudaria a minimizar o underpitching.
Sem problema nenhum.... só faz os cálculos com alguma calculadora como a do Brewer's Friend, dizendo que tu não estás usando Stir Plate, e ele faz os cálculos pra quantos starters tu precisa.

Mas eu, particularmente, nunca me daria ao trabalho de fazer quatro starters. :)

Abraço,

Back