Espremer ou não espremer o hop bag após DH?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celso Souza Filho

Active Member
Joined
Oct 26, 2017
Messages
38
Reaction score
7
Fala pessoal
Alguém aqui tem o costume de espremer o hopbag para extrair a água que fica acumulada no lúpulo encharcado?
Fiz o teste, produzi 40l e dividi em 2 baldes fermentadores e fiz o mesmo dry hop em cada balde. Ao final de 6 dias a 19 graus retirei os bags, com uma luva cirúrgica espremi um deles até secar completamente e ou outro apenas deixei pingar e retirei. Os resultados foram bem distintos, o balde que exprimi realmente ficou com mto mais sabor de lúpulo que o outro. Notei que pequenos pedaços do lúpulo acabam passando pelo bag ao espremer, acredito que com o tempo esses pedacinhos podem gerar off flavors. Não consegui fazer esse teste do tempo pois bebi as 40l em 2 semanas. Oq acham?
 
Acho bastante interessante seu experimento prático. Até hoje ainda não tive "coragem" de espremer meus HopBags após os DH's pelo medo de estar jogando algumas pra dentro da cerveja, como taninos por exemplo. Agradeço por compartilhar seus resultados com a gente

Vc faria sempre isso?
 
Coloca um pedaço de voal em cima de um chinois (vulgo xinoá) e espreme, alguma particula que passar pelo hopbag ao expremer, vai ficar presa no chonois. Assim vc não leva pedaços de lupulo para as garrafas.
Um bom coldcrash também ajuda esse lupulo em suspenção decantar.
 
Acho bastante interessante seu experimento prático. Até hoje ainda não tive "coragem" de espremer meus HopBags após os DH's pelo medo de estar jogando algumas pra dentro da cerveja, como taninos por exemplo. Agradeço por compartilhar seus resultados com a gente

Vc faria sempre isso?

Acho que depende da intenção, se for beber a cerveja fresca sem mto tempo de maturação acredito que vale a pena pois o sabor fica realmente mto mais presente mas notei que com o passar das 2 semanas a 0° a presença do lúpulo no sabor foi diminuindo mais rápido do que o normal não teve a mesma eficiência que se eu tivesse usado mais lúpulo. Uso postmix, não sei como seria o resultado se tivesse engarrafado. Como tomo a cerveja rápido para mim vale a pena mesmo pq mal não fez então eu acredito vou fazer toda vez agora.
 
Coloca um pedaço de voal em cima de um chinois (vulgo xinoá) e espreme, alguma particula que passar pelo hopbag ao expremer, vai ficar presa no chonois. Assim vc não leva pedaços de lupulo para as garrafas.
Um bom coldcrash também ajuda esse lupulo em suspenção decantar.

Uso a peneira cônica. Após o dryhopping eu baixo a temperatura e logo depois já passo para o postmix. Os pedaços que passam são praticamente invisíveis a olho nú
 
Back
Top