Erros e possíveis correções 1 brassagem BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

halley

Well-Known Member
Joined
Jan 13, 2016
Messages
50
Reaction score
1
Bom dia amigos, tudo bem?

Então gostaria aqui de mostrar o 'erros' da primeira brassagem e alguma saída para resolver esses 'problemas'.

1 - Como estou fazendo BIAB a minha receita mandava colocar 32l de uma só vez coisa que não deu por conta do malte, então devo ter iniciado com uns 28L por aí.

Solução seria mesmo sabendo que BIAB é pra ser simples, eu começar a brassagem com 20L com o saco de malte e depois de 90 minutos remover o saco colocar no fermentador e jogar mais 12L nele a 72 graus e depois começar a fervura?

2 - Dificuldade de medir a quantidade de cerveja no fermentador, eu tentei aqueles calculos que calcula o raio/altura e não deu certo, coloquei 7g de açúcar para 17L quando na verdade envazei 15l apenas, pelos meus calculos ficou com 8,3g de açúcar por litro isso atrapalha em algo a cerveja alem do risco de 'explodir'?


De resto foi tudo tranquilo só acredito que tenho que melhorar a moagem dos maltes, o moinho estava meio frouxo, estranho, sempre perdia a regulagem caso acabasse o malte no 'pote', toda hora tinha q regular e passava malte sem moer, creio que isso eu tenha perdido um pouco da eficiencia tambem.

Obrigado a todos e estou super empolgado, sábado vou fazer um clone da Sierra Nevada Pale Ale por isso minhas dúvidas para conseguir um melhor rendimento.

Abraços!!! :mug:
 
Olá, amigo!

Bom, em relação ao item 1, nada impede que você faça isso, de começar com uma proporção menor de água para malte e, depois que terminar a mosturação, fazer a lavagem dos grãos com água a parte até você atingir seu nível de água pré-fervura. Isso, inclusive, deve aumentar a sua eficiência, pois te ajudaria a extrair açúcar residual dos grãos. Só recomendo que você faça a lavagem com água numa temperatura mais alta (76º/78º ao invés dos 72º). A parte negativa é que você teria mais trabalho.

Sobre o item 2, não entendi a dificuldade de você calcular o volume no balde fermentador utilizando uma régua para medir a altura do líquido. De qualquer forma, vai ficar com uma carbonatação alta mas imagino que sem risco de explosão, uma vez que o uso de 8g por litro é relativamente frequente.

Abraços.
 
@Halley, sei que vc leu meu tópico e fez essa pergunta por mensagem privada, e eu prefiro responder aqui, pois todo mundo vê a resposta. :)

Sim, você pode deixar o malte escorrer e fazer uma mini lavagem com agua morna/quente, ou abrir mão de alguns litros, fazer levas menores e brassar mais vezes.

Atualmente, eu estou fazendo levas de 15 litros full volume, e acho muito mais vantajoso.

Abraços.
 
Valeu!! Outra questão boba, sobrou uns 10l de agua no galão da outra leva... ele esta tampado, posso utilizar na proxima leva? obrigado
 
Sem paranoia, meu caro =p

Brincadeira, essa insegurança é muito comum em quem está começando, eu já fiz e continuo fazendo um monte de perguntas do tipo rsrs

Sobre sua pergunta, sempre sobra das minhas levas e uso normalmente.

Abraços
 
@pdr Pelo o que entendi, é água que ainda vai ser utilizada na próxima mostura e, consequentemente, ainda vai passar por uma fervura de 60 - 90 minutos. Nesse caso, não teria por que fervê-la.

Abraços.
 
@pdr Pelo o que entendi, é água que ainda vai ser utilizada na próxima mostura e, consequentemente, ainda vai passar por uma fervura de 60 - 90 minutos. Nesse caso, não teria por que fervê-la.

Abraços.

Exatamente. Mas para os mais paranoicos nada como uma fervura antes para deixar a consciência mais tranquila hehehe.
 
Obrigado a todos e espero que os 8,3g de açúcar não faça nenhuma cerveja explodir.. rs
Esse excesso de açucar afeta significativamente na carbonatacao ou alcool a mais?
 
Na carbonatação sim, é uma quantidade considerável para carbonatação. Em relação a álcool a mais a diferença é muito pequena.


Gesendet von iPhone mit Tapatalk
 
Back
Top