e aí, Diogo!!
Deu certo? hehehe
Fiz uma brassagem na quinta-feira (mas eu já tinha os maltes para 20l de cerveja pronta de uma American IPA), tive algumas duvidas no meio da brassagem, mas fui fazendo.
A eficiencia final pelo BS deu 58%, mas achei que fiz alguma coisa errada na mostura, pois acabei achando que ficou muito baixa a densidade antes da lavagem, ela ficou com 1.055.. mas a receita pedia 16 litros e eu acabei colocando 21l ... e a densidade final ficou com 1055, mas tive que colocar um pouco de açucar, e a receita falava em 1060.
Outra coisa é achar o esquema dele no BS, não sei qual usar.
Acabei esquecendo de medir a taxa de evaporação, mas acho que deu uns 15%, pois foram para o fermentador 21l, mas restou 6 litros no fundo da panela devido a quantidade grande de trub, o meu whirpool acho que não foi legal também.
Ainda tenho que me adaptar ao novo equipamento, pois as panelas eu já tinha todo o esquema e conseguia eficiencias por volta de 75%.
Mas oque eu mais queira aconteceu, foi ficar sem aquele barulhão do gás, fiquei praticamente sem mecher o malte, a temperatura ficou dentro do que programei sem ter que ficar me preocupando em ligar e desligar o fogo.
Mesmo como sendo minha primeira experiencia com o equipamento consegui diminuir em 1h o processo até a limpeza de todos os equipamentos.
Hoje pretendo fazer mais uma brassagem, e vou tentar tirar mais fotos e videos. Pois nessa primeira fiquei focado em outras coisas. Tirei só foto do trub.
Obs:Com certeza o equipamento cumpre oque promete. Mas para quem quer gastar com ele, gasta um pouco a mais e coloca o controlador com rampas, te auxilia bem nas rampas.
obs2: não coloque ele muito alto se for trabalhar sozinho como eu, pois o peso do cesto + malte + agua... não é tão facil assim de levantar sem ter apoio bom .. rsrsrs
obs3: coloquei um daqueles sacos de malha fina para não ter muita sujeira no mosto, mas não precisa, ele só me incomodou .. rsrs.. depois na hora de passar para o fermentador só utilizar uma peneira.