Do zero, American Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

evsilva

Member
Joined
Jun 8, 2017
Messages
11
Reaction score
4
Boa noite Nobres,

Depois de só teoria e quase nenhuma prática vou fazer minha primeira brassagem sozinho neste fds.

Montei minha receita do zero no beersmith de uma american pale ale, e gostaria da opinião do pessoal para saber se estou no caminho.

Receita para 20 litros
Eficiência do equipamento 72%

Tempo de fervura 75 min

4,25 kg de Malte Pale Ale Importado
0,54 kg de Malte Carared

10,44 g lúpulo Columbus 60 min
6,96 g lúpulo Columbus 30 min

2 pkg fermento US-05 Fermentis

Dry Hopping - 5 dias

20 g de lúpulo Cascade

Og 1.054
Fg 1.014
Abv estimado 5,5%
15,2 EBC
38 IBU

Desde já agradeço a ajuda parceiros.

Abraço!
Everton

Enviado de meu D2114 usando Tapatalk
 
Esqueci de comentar, mas vou utilizar o BIAB. ;)

Enviado de meu D2114 usando Tapatalk
 
Legal, esse momento é bem bacana.

Pra mim a receita está legal, ingredientes simples e tradicionais, alinhados ao estilo proposto. Não costuma ser típico usar DH em APA, mas eu sinceramente não vejo problemas pois a quantidade será bem pequena (1g / l , tende a ficar bem sutil).

A dica que eu te daria , considerando que é BIAB e será sua primeira brassagem, planejaria uma eficiência menor. 72% é típico, mas eu demorei um certo tempo ajustando processo até chegar nissio. Hoje, com umas 30 brassagens no currículo e usando RIMS/moedor de rolos, estou na faixa dos 74%, já meio estável.

Se não bater a eficiência planejada, terás menor volume ou menor OG. Eu buscaria uns 65% no máximo para a primeira.

E boa sorte!

Abs
 
E aí, cara!

Boa sorte na tua brassagem.

Só uma coisa: A não ser que você já tenha testado tua eficiência e viu que é isso mesmo, diminui ela. 72% é muito alta pra um BIAB de primeira viagem. Vai acontecer de você não atingir a OG esperada e se frustrar com isso.

Tua receita tá legal, na minha opinião. Vai ficar uma delícia

Abraço!
 
E aí, irmão!

Achei sua receita ótima. Como o Persevalli disse ali em cima, simples e tradicional. O DH realmente vai ficar sutil, em APA's costumo fazer para dar mais frescor, na casa de 1 a 1,5g/litro e fica muito bom, você vai ser muito feliz.
Dê uma olhada: https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/ , acredito que precise de um pequeno starter para esta litragem com esta OG.
Também daria uma olhada na eficiência, já usei BIAB e nunca passei de 70, no começo era na casa dos 60 (a não ser que já conheça o equipamento).
Vai dar boa, essa breja vai ficar sensacional! Foco na sanitização e controle da fermentação!
 
Legal, esse momento é bem bacana.

Pra mim a receita está legal, ingredientes simples e tradicionais, alinhados ao estilo proposto. Não costuma ser típico usar DH em APA, mas eu sinceramente não vejo problemas pois a quantidade será bem pequena (1g / l , tende a ficar bem sutil).

A dica que eu te daria , considerando que é BIAB e será sua primeira brassagem, planejaria uma eficiência menor. 72% é típico, mas eu demorei um certo tempo ajustando processo até chegar nissio. Hoje, com umas 30 brassagens no currículo e usando RIMS/moedor de rolos, estou na faixa dos 74%, já meio estável.

Se não bater a eficiência planejada, terás menor volume ou menor OG. Eu buscaria uns 65% no máximo para a primeira.

E boa sorte!

Abs
Opa, vlw Persevalli

Realmente como nunca usei meu equipamento essa eficiência que coloquei foi chutada. Iria ajustar nas próximas brassagens. Mas foi importante a dica pq já vou ajustar isso no beersmith e adequar a receita pra uma menor eficiência.

Para o DH a intenção é essa mesmo, alguma coisa bem de leves...

Vlw broder ;)

Abraço,
Everton

Enviado de meu D2114 usando Tapatalk
 
E aí, cara!

Boa sorte na tua brassagem.

Só uma coisa: A não ser que você já tenha testado tua eficiência e viu que é isso mesmo, diminui ela. 72% é muito alta pra um BIAB de primeira viagem. Vai acontecer de você não atingir a OG esperada e se frustrar com isso.

Tua receita tá legal, na minha opinião. Vai ficar uma delícia

Abraço!
Dae meu caro,

Opa, vlw pela dica também irmão. Como eu respondi pro Persevalli foi de grande importância pra que eu possa ajustar antes mesmo de descobrir depois com o erro... Rsrs

No mais, postarei aqui o resultado.

Vlw, Abraço



Enviado de meu D2114 usando Tapatalk
 
E aí, irmão!

Achei sua receita ótima. Como o Persevalli disse ali em cima, simples e tradicional. O DH realmente vai ficar sutil, em APA's costumo fazer para dar mais frescor, na casa de 1 a 1,5g/litro e fica muito bom, você vai ser muito feliz.
Dê uma olhada: https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/ , acredito que precise de um pequeno starter para esta litragem com esta OG.
Também daria uma olhada na eficiência, já usei BIAB e nunca passei de 70, no começo era na casa dos 60 (a não ser que já conheça o equipamento).
Vai dar boa, essa breja vai ficar sensacional! Foco na sanitização e controle da fermentação!
Dae bixo!

Ah sim, eu vi que para DH costumam usar um pouco mais então resolvi fazer alguma coisa bem de leve.

Opa, vou dar uma estudada no starter ;)

A eficiência pelo visto ta alta mesmo para BIAB... Rsrs

Vou baixar pra uns 65% e rezar... Hehe

Vlw broder.

Abraço

Enviado de meu D2114 usando Tapatalk
 
Meus 5 centavos:

- Como já dito, baixe a eficiência para 60 a 65% (é a primeira brassagem, é BIAB);
- Como é a primeira brassagem, eu não faria dry hopping, ainda mais com uma quantidade tão baixa de lúpulo (só vai dar chance de problemas de levar lúpulo para a garrafa). Apostaria em adições tardias do cascade tipo 10 min (20 a 25g) e 0 min (mais 20 a 25g);
- Como é a primeira, baixaria o amargor para um pouco menos de 30 IBU pois no final tu terás sempre um pouco mais pois nem sempre levamos em conta o tempo de resfriamento;
- Retiraria a carga de columbus aos 30 min - não vai deixar quase nada de sabor, nada de aroma e não vai agregar tanto no amargor. Eu ajustaria a primeira carga;

Dica Final: É a primeira ? simplifica ao máximo e minimiza os fatores de risco (processos, trasfegas, rampas, circulações, etc). Eu até hoje (depois de 1,5 anos e mais de 20 brassagens) ainda uso BIAB, ainda quase nunca recirculo, não faço mash-out, normalmente faço no-sparge, não trasfego (somente para o envase) e só em casos especiais faço dry-hopping. Tem dado certo.
 
Meus 5 centavos:

- Como já dito, baixe a eficiência para 60 a 65% (é a primeira brassagem, é BIAB);
- Como é a primeira brassagem, eu não faria dry hopping, ainda mais com uma quantidade tão baixa de lúpulo (só vai dar chance de problemas de levar lúpulo para a garrafa). Apostaria em adições tardias do cascade tipo 10 min (20 a 25g) e 0 min (mais 20 a 25g);
- Como é a primeira, baixaria o amargor para um pouco menos de 30 IBU pois no final tu terás sempre um pouco mais pois nem sempre levamos em conta o tempo de resfriamento;
- Retiraria a carga de columbus aos 30 min - não vai deixar quase nada de sabor, nada de aroma e não vai agregar tanto no amargor. Eu ajustaria a primeira carga;

Dica Final: É a primeira ? simplifica ao máximo e minimiza os fatores de risco (processos, trasfegas, rampas, circulações, etc). Eu até hoje (depois de 1,5 anos e mais de 20 brassagens) ainda uso BIAB, ainda quase nunca recirculo, não faço mash-out, normalmente faço no-sparge, não trasfego (somente para o envase) e só em casos especiais faço dry-hopping. Tem dado certo.
Dae Jean,

Opa, vou dar uma analisada nesta questão dos lúpulos e o tempo certo para adição.

Foi até bom eu ter postado isso quase uma semana antes da brassagem justamente para que os mais experientes pudessem me ajudar com estas correções.

Quanto ao processo concordo com vc, estou tentando simplificar o máximo possível, até pq vou fazer sozinho e não queria me atrapalhar com nada.

Vlw pelas dicas broder ;)

Abraço
Everton

Enviado de meu D2114 usando Tapatalk
 
Cara,
Como uma pessoa que começou agora tb, faria uma coisa diferente (além de abaixar a eficiência pra uns 65%).
Não faria DH, e jogaria esses 20g de Cascade no final da fervura, logo antes de desligar o fogo... Na minha opinião esses 20g vão fazer muito mais diferença no aroma assim do que no DH.. e vai simplificar seu processo! fiz uma APA bem parecida com essa ha uns meses e ficou show demais!!

Abraço
 
Evsilva
Acho que sua receita vai ficar boa, apenas siga as dicas dos colegas..
Também estou planejando uma APA e vou deixar ela com no máximo 30 ibu. Vou fazer adição de 15gr nugget aos 60min + 20gr cascade 10min finais + 30gr cascade a 0min e sem fazer DH.
Os maltes vou usar pale ale 90% + carared 10%, assim como vc.
>>>A unica duvida que tenho é se 10% de carared não seria demais para as nossas receitas.
 
Cara,
Como uma pessoa que começou agora tb, faria uma coisa diferente (além de abaixar a eficiência pra uns 65%).
Não faria DH, e jogaria esses 20g de Cascade no final da fervura, logo antes de desligar o fogo... Na minha opinião esses 20g vão fazer muito mais diferença no aroma assim do que no DH.. e vai simplificar seu processo! fiz uma APA bem parecida com essa ha uns meses e ficou show demais!!

Abraço
Eae meu caro,

Realmente bixo, tô pensando seriamente em fazer isso mesmo. Tirar o DH e por o cascade no final da fervura pra evitar mais trabalho pra quase o mesmo resultado.

Vlw pelo tok.

Abraço
Everton

Enviado de meu D2114 usando Tapatalk
 
Evsilva
Acho que sua receita vai ficar boa, apenas siga as dicas dos colegas..
Também estou planejando uma APA e vou deixar ela com no máximo 30 ibu. Vou fazer adição de 15gr nugget aos 60min + 20gr cascade 10min finais + 30gr cascade a 0min e sem fazer DH.
Os maltes vou usar pale ale 90% + carared 10%, assim como vc.
>>>A unica duvida que tenho é se 10% de carared não seria demais para as nossas receitas.
Dae Sidnei,

Vdd cara, foi de grande importância a dica dos parceiros. Vou segui-las sim.

Então, pelo beersmith o máximo de IBU pra esse estilo é de 60 se não me engano. Então acho que tá tranquilo né, assim como vc também optei por não deixá-la tão amarga.

Quanto aos 10%, o EBC ficava bem na média do estilo mesmo. Então acho que tá bem tranquilo também.

Vlw rapaz.

Abraço,
Everton

Enviado de meu D2114 usando Tapatalk
 
Não precisa de fazer starter. Vc Tá fazendo certinho, 2 pacotes de fermento pra 20l (1g/l) somente precisa de hidratar.


André Wenderosck
 
Dae Sidnei,

Vdd cara, foi de grande importância a dica dos parceiros. Vou segui-las sim.

Então, pelo beersmith o máximo de IBU pra esse estilo é de 60 se não me engano. Então acho que tá tranquilo né, assim como vc também optei por não deixá-la tão amarga.

Quanto aos 10%, o EBC ficava bem na média do estilo mesmo. Então acho que tá bem tranquilo também.

Vlw rapaz.

Abraço,
Everton

Quanto aos IBUs fica dentro do estilo sim, mas se vc é iniciante, assim como eu, sugiro que mantenha no limite mais baixo pois senão pode ficar mais amarga do que vc espera (experiência própria), pois o tempo que vc vai demorar para resfriar o mosto conta também para aumento do amargor..

A questão dos 10% de carared seria pelas características que o malte vai dar para a cerveja e não somente pelo EBC.

Abraço
 
Não precisa de fazer starter. Vc Tá fazendo certinho, 2 pacotes de fermento pra 20l (1g/l) somente precisa de hidratar.


André Wenderosck
Pior que eu tava dando uma lida em alguns tópicos relacionados a essa questão cara. Vdd mesmo.

Vlw broder ;)

Abraço

Enviado de meu D2114 usando Tapatalk
 
Quanto aos IBUs fica dentro do estilo sim, mas se vc é iniciante, assim como eu, sugiro que mantenha no limite mais baixo pois senão pode ficar mais amarga do que vc espera (experiência própria), pois o tempo que vc vai demorar para resfriar o mosto conta também para aumento do amargor..

A questão dos 10% de carared seria pelas características que o malte vai dar para a cerveja e não somente pelo EBC.

Abraço
Ah sim, entendi. Mas acho que variar de 38 para além de 60 de IBU é um pouco difícil. A não ser que alguma coisa saia muito errada.

Quanto aos 10% acho que não tem problema não. Creio que não vá sair do estilo.

Vlw rapaz.

Abraço

Enviado de meu D2114 usando Tapatalk
 
Os maltes vou usar pale ale 90% + carared 10%, assim como vc.
>>>A unica duvida que tenho é se 10% de carared não seria demais para as nossas receitas.

De novo, apenas minha opinião.
Eu fiz uma APA ha pouco tempo que usei 80% Pilsen + 20% Carared, e ela ficou muuito massa, apenas cuidei pra fazer a sacarificação em temperatura baixa (65ºC) pra não ficar com muito corpo ou muito doce.
Acredito que 90% Pale + 10% Carared vai dar bom demais! Eu manteria.

Abraço
 
Achei a receita legal e acho que tem tudo para dar uma boa breja.

A primeira APA que fiz, usei o Columbus e ficou muito boa. Fiz 10 litros e a base de malte foi parecida. Fiz adição de lúpulos com 20, 5 e 0.

Eu utilizaria somente um pacote de levedura e compraria mais 50g de Columbus.

Incluiria 20g, 30g e 50g.

Concordo com o que o pessoal falou, evitaria DH. Para a primeira breja tem que ir com calma.

Boa sorte e cuida da sanitização que não tem erro.

Um abraço.

Enviado de meu Moto X Play usando Tapatalk
 
Concordo com o uso de 1 pct de levedura (hidratada). Principalmente para essa OG.
Uso BIAB, faço lavagem dos grãos e consigo eficiência de 72%.
Att


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Boa noite Nobres,

Depois de só teoria e quase nenhuma prática vou fazer minha primeira brassagem sozinho neste fds.

Montei minha receita do zero no beersmith de uma american pale ale, e gostaria da opinião do pessoal para saber se estou no caminho.

Receita para 20 litros
Eficiência do equipamento 72%

Tempo de fervura 75 min

4,25 kg de Malte Pale Ale Importado
0,54 kg de Malte Carared

10,44 g lúpulo Columbus 60 min
6,96 g lúpulo Columbus 30 min

2 pkg fermento US-05 Fermentis

Dry Hopping - 5 dias

20 g de lúpulo Cascade

Og 1.054
Fg 1.014
Abv estimado 5,5%
15,2 EBC
38 IBU

Desde já agradeço a ajuda parceiros.

Abraço!
Everton

Enviado de meu D2114 usando Tapatalk


Olá Amigo, seguem minhas dicas e observações para uma boa APA:

4,25 kg de Malte Pale Ale Importado
0,54 kg de Malte Carared
Grist OK

Mosture a 64graus até conversão.

15 g lúpulo Columbus 60 min
10 g lúpulo Columbus 30 min
10 g de lúpulo Cascade 10 min

(no meu equipamento, com eficiencia de 68%, chego a 35IBU para 20 litrinhos

2 pkg de US-05

Fermentar a 18graus constantes até chegar a 1.025, subir para 21 até atenuar.

dry hopping (É UM ESTILO QUE PEDE AROMA DE LUPULO, basta experimentar as boas APA's que temos no mercado). Não tenha medo, mas comece com calma. o que diz o BJCP: (Aroma: Moderado a forte aroma de varietais de lúpulos americanos ou do Novo Mundo, com uma vasta gama de possíveis características, incluindo cítricos, floral, pinho, resina, especiarias, frutas tropicais, frutas de caroço, berries, ou melão. Nenhuma dessas características específicas é necessária, mas o lúpulo deve ser aparente).

Óbvio que não é obrigatório, mas quem faz, impressiona ao resultado final !!! impressione seus amigos!!!

sugiro colocar 30gr de Cascade ou Citra quando terminou a atenuação e deixar alí por 3 dias. Não precisa usar bag, joga direto.

Após 3 dias, cold crash e deixa a zero por uns 2-3 dias e depois garrafa.

tenha uma boa brassagem!!!
 
Concordo com o uso de 1 pct de levedura (hidratada). Principalmente para essa OG.
Uso BIAB, faço lavagem dos grãos e consigo eficiência de 72%.
Att


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Amigo, não vamos confundir o colega que está no caminho certo (1gr/L para essa OG)... 2pcts hidratados.
Ok que muitos utilizam como regra 1pct para 20L em baixas OGs, mas eu não concordo com isso pois contradiz a literatura e estudos já realizados. A não ser que faça uma contagem de células de um pacote novo e prove que a quantidade é suficiente, mas por estudos feitos até o momento não é o que ocorre.
Prefiro gastar um pouco mais para chegar numa qualidade boa, cerveja limpa, sem off-flavors, etc.

Valeu

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
 
Amigo, não vamos confundir o colega que está no caminho certo (1gr/L para essa OG)... 2pcts hidratados.
Ok que muitos utilizam como regra 1pct para 20L em baixas OGs, mas eu não concordo com isso pois contradiz a literatura e estudos já realizados. A não ser que faça uma contagem de células de um pacote novo e prove que a quantidade é suficiente, mas por estudos feitos até o momento não é o que ocorre.
Prefiro gastar um pouco mais para chegar numa qualidade boa, cerveja limpa, sem off-flavors, etc.

Valeu

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
Blza. Literatura deve ser seguida. Mas eu, na prática uso 1pct pra 20 litros. Tenho resultados ótimos. Então longe de confundir alguém, relatei meu procedimento.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Blza. Literatura deve ser seguida. Mas eu, na prática uso 1pct pra 20 litros. Tenho resultados ótimos. Então longe de confundir alguém, relatei meu procedimento.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Faço com 1 pacote para 20 litros e funciona bem pra mim também.

Enviado de meu Moto X Play usando Tapatalk
 
Vlw pelas dicas parceiros!

Vou analisar cada uma e seus impactos e aos poucos vou me adequando até sair coisa boa... Rsrs

Terminando essa bereja posto aqui o resultado ;)

Abraço
Everton

Enviado de meu D2114 usando Tapatalk
 
Blza. Literatura deve ser seguida. Mas eu, na prática uso 1pct pra 20 litros. Tenho resultados ótimos. Então longe de confundir alguém, relatei meu procedimento.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


Na minha primeira Brasagem:
Fiz 13 litros e no final a OG ficou em 1.062. Coloquei 1 Pct de US-05.
Segunda brasagem:
Tive OG 1.042 e 17 litros. Coloquei 1 Pct de US-05 também.
Todo mundo aqui no forum falava que seria 2 pacotes é o Beersmith dizia 1 pacote. Fui pelo Beersmith. Sua informação me deixa mais tranquilo.

Uma dúvida: posso fazer a lavagem para reaproveitar esse fermento em uma nova brasagem?
 
Na minha primeira Brasagem:
Fiz 13 litros e no final a OG ficou em 1.062. Coloquei 1 Pct de US-05.
Segunda brasagem:
Tive OG 1.042 e 17 litros. Coloquei 1 Pct de US-05 também.
Todo mundo aqui no forum falava que seria 2 pacotes é o Beersmith dizia 1 pacote. Fui pelo Beersmith. Sua informação me deixa mais tranquilo.

Uma dúvida: posso fazer a lavagem para reaproveitar esse fermento em uma nova brasagem?

O seu beersmith esta com o fermento cadastrado com quantos bilhoes de celulas? Default ele vem com 200bi....se o fermento foi bem acondicionado desde a origem ate sua casa e sua hidratacao foi perfeita, creio que 200bi estejam ali!
 

Latest posts

Back
Top