• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Desativar placa geladeira, controlar somente com Termostato

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luizmilei

Well-Known Member
Reaction score
7
Boa tarde pessoal,

Ouvi dizer que é possível "desligar" toda a parte elétrica da geladeira para deixar trabalhar somente com termostato controlando a temperatura.

Sou leigo nessa questão, mas é possível? Fica melhor realmente? Alguém já fez isso, saberia explicar como teria que fazer?

Obrigado

Se eu entendi bem você quer desativar o termostato da geladeira e deixar o controle por parte do seu TIC ou qualquer outro controlador que vc tenha.

Se for isso você precisa verificar o esquema elétrico da tua geladeira e "jumpear" o termostato, dessa forma assim que você ligá-la na tomada o compressor é ativado e permanece assim.

Se você tiver com dificuldade pra entender o esquema elétrico é melhor chamar um técnico ou alguém com experiência no assunto.

Outra coisa, se for uma geladeira frost free a coisa complica, pois o controle do termostato não tão simples quanto uma chave liga desliga das geladeiras comuns.

Se eu entendi bem você quer desativar o termostato da geladeira e deixar o controle por parte do seu TIC ou qualquer outro controlador que vc tenha.

Se for isso você precisa verificar o esquema elétrico da tua geladeira e "jumpear" o termostato, dessa forma assim que você ligá-la na tomada o compressor é ativado e permanece assim.

Se você tiver com dificuldade pra entender o esquema elétrico é melhor chamar um técnico ou alguém com experiência no assunto.

Outra coisa, se for uma geladeira frost free a coisa complica, pois o controle do termostato não tão simples quanto uma chave liga desliga das geladeiras comuns.

Isso mesmo, desligar o termostato padrão (que parece que é mecânico), pior que a minha é frost free....

Entendi, mas será que compensa esse trampo.

Um problema que acontece com minha geladeira é que quando ela está funcionando com o termostato ela para de funcionar, aí tenho que arrastar ela, tem uma peça branca atrás dela que uso uma chave de fenda viro uma espécie de parafuso e ela volta a funcionar...rs
Penso que desativar o termostato original acabe com esse problema.

Valeu

Frost free é um baita trabalho, talvez não compense.

A vantagem dessa alteração é que você pode conseguir um controle melhor da temperatura e até mesmo forçar temperaturas mais baixas (que nunca chegariam normalmente por conta da influência do termostato original).

Qual seu objetivo com isso? Chegar á temperaturas abaixo de 0? Sugiro testar com o controlador de temperatura, sem modificar a geladeira, pra ver até onde ela chega. Aí sim, se necessário, você pensa em modificar a bichinha. Faço a clarificação na minha geladeira velhinha sem modificação e deixo em torno de 0,5 grau. Forma gelo nas paredes. Não baixo mais pra não congelar a cerveja.

Cara na verdade meu objetivo era a geladeira não parar de funcionar...rs
mas pelo que testei minha geladeira não chega nem nos 2 graus, faço assim colocar ela no máximo e deixo o controle pelo termostato.

Consegue chegar nos 3 graus somente.

Cara na verdade meu objetivo era a geladeira não parar de funcionar...rs
mas pelo que testei minha geladeira não chega nem nos 2 graus, faço assim colocar ela no máximo e deixo o controle pelo termostato.

Consegue chegar nos 3 graus somente.

Quanto tempo ela levou até os 3 graus e quanto tempo permaneceu em 3 sem baixar mais?

Back