Dúvidas BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AntonioMartins

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
802
Reaction score
390
Location
Nova Friburgo
Tem um amigo meu que quer começar a fazer cerveja, mas mora em apartamento, com pouco espaço.

Então sugeri a ele usar o método BIAB, mas para não falar besteira para ele, gostaria de esclarecer algumas dúvidas.

1) A panela para BIAB não precisa de Bazuca, certo? Toda a filtragem é feita pelo Grain Bag?

2) No BIAB é feita recirculação para "limpeza" do mosto, após o Mash Out?

3) Como seria o processo de lavagem, caso exista?

4) Após o Mash Out é só levantar o Grain Bag, deixar escorrer o mosto e partir para a fervura? Vocês deixam o Grain Bag suspenso por quanto tempo para drenar? Pode espremer o Grain Bag?

5) Para uma produção de 20 litros no fermentador, uma panela de 36 litros tá legal?

Pessoal do BIAB, agradeço se puderem me ajudar.

Abraço
 
Tudo bom Antonio?
1) não precisa. Basta a bag mas tem gente que usa
2) tem que faça mas o clássico é sem lavagem
3) mesmo caso acima
4) só levantar e ferver. Pode deixar suspenso ou colocar sobre uma espafueteira e deixar drenando mas já com fogo alto
 
Tem um amigo meu que quer começar a fazer cerveja, mas mora em apartamento, com pouco espaço.

Então sugeri a ele usar o método BIAB, mas para não falar besteira para ele, gostaria de esclarecer algumas dúvidas.

1) A panela para BIAB não precisa de Bazuca, certo? Toda a filtragem é feita pelo Grain Bag?

2) No BIAB é feita recirculação para "limpeza" do mosto, após o Mash Out?

3) Como seria o processo de lavagem, caso exista?

4) Após o Mash Out é só levantar o Grain Bag, deixar escorrer o mosto e partir para a fervura? Vocês deixam o Grain Bag suspenso por quanto tempo para drenar? Pode espremer o Grain Bag?

5) Para uma produção de 20 litros no fermentador, uma panela de 36 litros tá legal?

Pessoal do BIAB, agradeço se puderem me ajudar.

Abraço

1 - Não precisa bazooka nem fundo falso.

2 - Não é feita. Apenas completo o volume pré fervura, se necessário.

3 - Se optar por lavagem, você pode fazer em um balde plástico alimentício e depois coar ( escorredor de inox, grain bag sem malte, coador de musseline, etc) pra completar a pré fervura. Eu faço, porque minha panela não cabe todo o volume necessário para mandar 10 litros pro fermentador.

4 - Exato. Deixo escorrer um pouco, mas não espremo o saco(!!). Uso um escorredor de arroz de inox 'surrupiado' da patroa.

5 - Novamente, se couber todo o volume (mash + pré fervura), manda bala. =)

Abraços!!
 
Faço como o jalexandre.

Minha panela não cabe todo o volume de uma vez de água + malte. Coloco uns 20L de água e coloco o malte sem bag.
Quando acaba o mash, escorro tudo para dois baldes de aluminio que tenho usando o bag como filtro. Aí lavo o malte enquanto o mosto que já foi filtrado está na panela de fervura. Lavo com o volume necessário pra completar a quantidade de pré-fervura.

Não uso o bag dentro da panela pq fica muito ruim para mexer o malte lá dentro.

Abcs
 
1 - Não precisa bazooka nem fundo falso.

2 - Não é feita. Apenas completo o volume pré fervura, se necessário.

3 - Se optar por lavagem, você pode fazer em um balde plástico alimentício e depois coar ( escorredor de inox, grain bag sem malte, coador de musseline, etc) pra completar a pré fervura. Eu faço, porque minha panela não cabe todo o volume necessário para mandar 10 litros pro fermentador.

4 - Exato. Deixo escorrer um pouco, mas não espremo o saco(!!). Uso um escorredor de arroz de inox 'surrupiado' da patroa.

5 - Novamente, se couber todo o volume (mash + pré fervura), manda bala. =)

Abraços!!

Não entendi, porque você não retira o excesso? Pois pelo que noto mesmo após escorrer ainda há bastante água retida. Abraços.
 
Não entendi, porque você não retira o excesso? Pois pelo que noto mesmo após escorrer ainda há bastante água retida. Abraços.

A possibilidade de extração de taninos das cascas não compensa o trabalho de tirar meio litro a mais de mosto, na minha opnião, assim como fazer sparge pra aumentar 1 ou 2 pontos de gravidade também não compensa o trabalho com sparge.

Quando eu faço BIAB, faço a brassagem em 4 horas, incluindo moagem dos grãos, sanitização e limpeza dos utensílios utilizados.

Abraços.
 
A possibilidade de extração de taninos das cascas não compensa o trabalho de tirar meio litro a mais de mosto, na minha opnião, assim como fazer sparge pra aumentar 1 ou 2 pontos de gravidade também não compensa o trabalho com sparge.

Quando eu faço BIAB, faço a brassagem em 4 horas, incluindo moagem dos grãos, sanitização e limpeza dos utensílios utilizados.

Abraços.

A extração de taninos está bem mais ligada a temperatura da água do sparge que a pressão que se faz ao espremer o saco. Já fiz diversas brassagens com BIAB, sempre espremi (geralmente pouco, mas em uma ou 2 brassagens bastante), e nunca percebi extração de taninos (adstringência) na cerveja.

Sobre lavagem, também penso assim. BIAB é pra ser rápido, e pra isso se compromete a eficiência. Até porque para levas menores (geralmente o foco do BIAB), o gasto em 10% a mais de malte dificilmente passará de R$ 5,00.
Quando faço BIAB, EU acabo fazendo um fly sparge com 1/3 do volume com o saco de grãos suspenso em uma grelha pelo simples fato de que minha panela não suporta o volume pra full mash (não foi concebida para BIAB, na verdade). Mas por ser só 1/3 do volume (uns 10 litros), é um procedimento rápido, sem contar que o fogo já está a toda pra elevar a temperatura pra fervura, então não perco tempo, só tenho mais trabalho.

E parabéns, 4 horas incluindo a limpeza é uma brassagem bem rápida. Outra vantagem do BIAB, só uma panela pra limpar, e sem resquícios de malte, e menor possibilidade de derrubar mosto pela casa...
 
Também já fiz via BIAB diversas vezes, espremendo o saco com grãos, e nunca percebi adstringência por taninos no final.

Uma coisa que ocorreu, porém, foi uma extração absurda de proteínas. Quando o saco é expremido, um mosto muito turvo sai, certo?

Em determinada altura do campeonato eu percebi que isso podia estar sendo prejudicial pra minha cerveja porque notei níveis de oxidação maiores e mais frequentes do que estava acostumado.

Pesquisando descobri que isso podia ser devido aos lipídios estão junto com essas proteínas do malte e costumam ficar presas na recirculação de um mash normal. Esses lipídios se oxidam muito facilmente e depois de um tempo acabam liberando o oxigênio no mosto. Mais ou menos como o mecanismo de hot side aeration.

Não digo com certeza que essa foi a causa das oxidações sequenciais que eu tive... mas pode ter sido. Mudando essa prática, parou de acontecer.
 
Também já fiz via BIAB diversas vezes, espremendo o saco com grãos, e nunca percebi adstringência por taninos no final.

Uma coisa que ocorreu, porém, foi uma extração absurda de proteínas. Quando o saco é expremido, um mosto muito turvo sai, certo?

Em determinada altura do campeonato eu percebi que isso podia estar sendo prejudicial pra minha cerveja porque notei níveis de oxidação maiores e mais frequentes do que estava acostumado.

Pesquisando descobri que isso podia ser devido aos lipídios estão junto com essas proteínas do malte e costumam ficar presas na recirculação de um mash normal. Esses lipídios se oxidam muito facilmente e depois de um tempo acabam liberando o oxigênio no mosto. Mais ou menos como o mecanismo de hot side aeration.

Não digo com certeza que essa foi a causa das oxidações sequenciais que eu tive... mas pode ter sido. Mudando essa prática, parou de acontecer.

Bom saber. Quando espremo de leve, o mosto que sai é normal. Agora, quando espremi mais forte, realmente o mosto saía bem turvo. Parei porque deu muito cold break, certamente por esse excesso de proteínas.
 
Amigos cervejeiros, tenho uma duvida...

Tenho panela de 38 que usava apenas para mostura no método 3 panelas, porém agora irei fazer minha primeira brassagem BIAB.

Minha duvida é na quantidade de água na hora da mostura.

Alguns dizem que a conversão dos amidos ocorrem de maneira melhor com a proporção de +- 3 litros de agua para cada kg de grão.

Então tenho as duas possibilidades:

1 - colocar toda água para brassagem (já que minha panela comporta)

2 - colocar água na proporção de 3 l/kg, e depois colocar o restante da água no momento da fervura. (podendo ser feita uma lavagem no saco de grãos ou até mesmo direto no mosto depois de retirar o saco)

O que indicam?
 
Back
Top