[DÚVIDA] Ebulidor para lavagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leofecarvalho

Well-Known Member
Joined
Jan 16, 2017
Messages
93
Reaction score
26
Galera, alguém aqui usa ebulidor para brassar?

Gostaria de usar um ebulidor para aquecer apenas a água da lavagem pois estou sem outra panela.

A dúvida é a seguinte: Posso colocar um ebulidor dentro do balde fermentador para aquecer a água da lavagem? Existe algum modelo específico para esse tipo de processo?

abs
 
Sim, pode usar sem problemas. Eu sempre deixo a panela de filtragem no fogão e um balde alimentício de 30L com o ebulidor para aquecer a água de lavagem. Funciona perfeitamente.

abs
 
Sim, pode usar sem problemas. Eu sempre deixo a panela de filtragem no fogão e um balde alimentício de 30L com o ebulidor para aquecer a água de lavagem. Funciona perfeitamente.

abs

Ah, perfeito, é exatamente isso que eu preciso! Vc pode me indicar o modelo que vc usa?
abs
 
Ah, perfeito, é exatamente isso que eu preciso! Vc pode me indicar o modelo que vc usa?
abs

Faço o mesmo com um balde Jaguar (específico para altas temperaturas) e um ebulidor comum (encontra em várias lojas de materiais de construção)

abs
 
Faço o mesmo com um balde Jaguar (específico para altas temperaturas) e um ebulidor comum (encontra em várias lojas de materiais de construção)

abs

Eu uso um ebulidor dentro de um cooler 12L food grade da Invicta inclusive para mosturar. Processo típico dos americanos. Troquei a torneira original por um registro e espigão de latão e acoplei um filtro bazuca que fiz. E uso um ebulidor de 2k dos mais comuns mesmo, mas não deixo ele tocar no plástico por precaução, deixo o ebulidor suspenso. @Saba e @mariopareto, vocês deixam o ebulodor encostar em alguma parte do balde?
 
Galera, alguém aqui usa ebulidor para brassar?

Gostaria de usar um ebulidor para aquecer apenas a água da lavagem pois estou sem outra panela.

A dúvida é a seguinte: Posso colocar um ebulidor dentro do balde fermentador para aquecer a água da lavagem? Existe algum modelo específico para esse tipo de processo?

abs

Eu acho que se entrar em contato direto com o plástico do balde, vai derreter...
 
Valeu pelas respostas galera.

Estava pensando em comprar o ebulidor e posicioná-lo "pendurado" sem encostar em nenhuma parte do balde justamente para evitar queimar ou derreter o plástico.
 
Eu uso um ebulidor dentro de um cooler 12L food grade da Invicta inclusive para mosturar. Processo típico dos americanos. Troquei a torneira original por um registro e espigão de latão e acoplei um filtro bazuca que fiz. E uso um ebulidor de 2k dos mais comuns mesmo, mas não deixo ele tocar no plástico por precaução, deixo o ebulidor suspenso. @Saba e @mariopareto, vocês deixam o ebulodor encostar em alguma parte do balde?

Não deixo encostado a ponta, mas a parte superior do metal (que já não esquenta tanto) não tem problema. Mas também já ocorreu diversas vezes de encostar a ponta no balde e contanto que tenha água não derrete.

Abs!
 
Eu uso um ebulidor caseiro que fiz com uma resistência de chuveiro, como na imagem abaixo. A única coisa que deve cuidar quando for montar um desses é na ligação dos contatos, pois estas resistência tem 3 conectores para se obter uma potência maior ou menor. Como ela será ligada na tomada comum da casa, que não aguenta a mesma corrente de onde é ligado o chuveiro, deve ser feita a ligação para se obter a menor potência dessa resistência. Para isso, tem que ligar de forma que a ligação fique com o maior comprimento do fio resistor, pois quanto maior o comprimento desse fio, maior será a resistência e menor será a potência e a corrente. No meu ebulidor eu ainda coloquei uma proteção para a resistência não encostar na panela e dar curto, mas se for usar somente em balde não precisa.
20170602_220358.jpeg
 
Quando preciso uso um ebulidor padrão (alguns chamam de rabo quente). O comum e achar modelos de 800 a 1000w de alumínio mesmo. Tem modelos mais seguros onde não corre risco de sobre aquecimento devido à falta de água (esse modelos precisam da fechar o circuito). O problema desse última e que algumas águas tem pouquíssimos sais aí ou demora muito ou não aquece.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Antes de sair ligando um monte de ebulidor na tomada, lembre-se:

Corrente (Ampere) = Potência (W) / Tensão (volts)

Potência do ebulidor tem no equipamento e a tensão e a da sua rede (110v ou 220v). Como o cálculo da corrente você pode verificar se seu disjuntor e cabos estão adequados. Comum nas tomadas gerais ter cabo de 2,5mm2 e djuntores de no máximo 10A.

Sempre é bom checar a corrente com um multímetro de alicate para ver o real.
75f7145706ed27c42430f0b8c2daf2d0.jpg
 
Para bateladas de 20 litros de cerveja 1600W vai atender bem em tempo e custo. Ebulidores são baratos (10 a 20 reais os de 1000w) e compactos. Mas existe no mercado equipamentos para isso como o GrainFather, uso de máquinas de café industrial, banhos térmicos de Laboratório ou projetos como as panelas elétricas de cerveja (procure no Google como SPARGE Heater nos DYS)
84a455e195a1a5dbc579188138868d5c.jpg
7d55f6f6ea503d69c90f6eda61466b60.jpg
.

cc11dc437c1ea7b57197367677d465b5.jpg
48ae62184c20e928a2f8fc8f9841b964.jpg


São caros (mais de 1000 reais os prontos) e ocupam espaço, normalmente só valem quando há a oportunidade de compra barata.

Pôde-se tendem usar fervedores de água de 2 a 4 litros e ir misturando no balde até chegar a temperatura desejável.

37db75c62f34ab12074945685f2132bc.jpg
 
Quando preciso uso um ebulidor padrão (alguns chamam de rabo quente). O comum e achar modelos de 800 a 1000w de alumínio mesmo. Tem modelos mais seguros onde não corre risco de sobre aquecimento devido à falta de água (esse modelos precisam da fechar o circuito). O problema desse última e que algumas águas tem pouquíssimos sais aí ou demora muito ou não aquece.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Uso 2 desse modelo (1000W cada e ele é bem longo). Para SPARGE de 15 a 18 litros (75oC) vai levar 30min. Balde de plástico até facilita para não perder calor. Se usar de alumínio ou inox enrola com lençol de EVA. Em 110v a corrente será de 18A (limite teórico de vamos de 2,5mm que são os típicos usados em tomadas e com diminuires de 20A).
4f9c2ac32bb409dbd6636a8985424fbb.jpg




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Desculpe as duplicações das resposta. Não tô conseguindo apagar. Segue a continuação:


Segue aí um "Rules of Thumb" para dimensionar o ebulidor ou planejar tempo

Admitindo:
calor específico (c) da água = 4184 joule/kgºC;

Massa específica da água = 1000kg/m3 logo 1L = 1 kG

Se,

Potência = Energia/tempo

Para energia (Q) usamos a fórmula do calor sensível:

Q = m x c x (Tfinal-Tinicial)

Onde:
(Tfinal-Tinicial) = T do SPARGE - T da sua água antes de começar em graus oC;
m = massa da água (em kg);
c = calor específico da água;
Q = Joules

Logo para dimensionar a compra do seu ebulidor:

Potência (Watts) = Q (Joules cálculo acima) /t (segundos)

Se já tem o ebulidor e quer saber o tempo:

t (segundos) = Q (Joules) / Potência (W)

De segundos para minutos basta dividir por 60.

Bem tudo isso é no mundo perfeito e sem perdas. Então é importante que no aquecimento não haja muita perda de valor. Logo caixas térmicas são interessantes, assim como baldes plásticos (mais espessos) são preferíveis, e todos com tampa. Uso de panelas de alumínio ou inox seria ideal revestidos com Neoprene e Lençol de EVA ou outro (tampe tudo). Recomendo também o recipiente te ter uma torneira ou válvula para pegar a água de forma mais segura. Bom ter um termômetro para fácil acompanhamento.

Se quiser aprimorar pode por um controlador também para os ebulidores e deixar tudo automático inclusive o manter aquecido.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu uso um ebulidor dentro de um cooler 12L food grade da Invicta inclusive para mosturar. Processo típico dos americanos. Troquei a torneira original por um registro e espigão de latão e acoplei um filtro bazuca que fiz. E uso um ebulidor de 2k dos mais comuns mesmo, mas não deixo ele tocar no plástico por precaução, deixo o ebulidor suspenso. @Saba e @mariopareto, vocês deixam o ebulodor encostar em alguma parte do balde?

Não deixo encostar por precaução, mas um colega já testou encostando e falou que não derrete.

abs
 
Garanto que não derrete. Inclusive no meu sistema preciso que fique encostado para fixar e suportar o sistema. Seguem algumas fotos (uso 2 de 1000w) e aqueço 18L de 25 a 78oC em 35min (usando circulação para forçar a troca térmica de u uso uma bamba de máquina de lavar).
db5e3d49ca6299eea70432cf9c1fbdbc.jpg
bf9ec3171d42a4f35151fda82a6777d1.jpg
251118930271f1d206e2bfeac52b161a.jpg
b626a20b9e0ffad427275234cc20c56d.jpg
2b8b98ffcb60d13faa568d9d5f74347c.jpg



Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Uso 2 de 1000w em 110v. Puxa 15,8 A o que permite uso em tomada comum de fio de 2,5mm2.
13b98bdb9c1f6040f5462ab2577a7929.jpg
76fd175088ffe77fd88dac0b3e63acfa.jpg



Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
desculpe-me ressuscitar, mas quero montar algo parecido. porque o balde da jacguar seria melhor?? compensa fazer essa gambiarra toda só pra não usar uma panela?
 
Back
Top