Uma dúvida: quem utiliza milho pré-cozido (milharina, etc..) já notou off-flavour metálico?
Pergunto pois me chamou a atenção a adição de ferro e ácido fólico em todas as marcas desse tipo de farinha...
A quantidade varia um pouco, mas a Milharina por ex. tem 2,6g de ferro pra cada 45g de farinha. Achei bastante.
Tiago, eu notei na última que fiz com farinha enriquecida, no aroma e no gosto. Outras vezes fiz com uma farinha que não dizia nada sobre ferro e não notei esse off flavor, eu estava revisando o meu processo e só fui perceber que poderia ter sido o ferro da farinha ao ler o teu post, então pesquisei mais sobre:
"A ANVISA preocupada com o alto índice de anemia no país, principalmente na população de baixa renda, e considerando que as farinhas de milho são largamente consumidas pela população brasileira, determinou em sua Resolução (RDC nº344 , de 13 de dezembro de 2002) a aprovação do Regulamento Técnico para a Fortificação das Farinhas de Milho com Ferro, devendo cada 100g de farinha conter no mínimo 4,2mg de ferro visando combater a anemia causada pela deficiência do ferro."
http://www.abq.org.br/cbq/2006/trabalhos2006/4/817-995-4-T1.htm
O limite de ferro na água cervejeira seria 0.1mg/l, acima disso já traria problemas como o favorecimento de reações oxidativas, degeneração da levedura, escurecimento da cerveja, falta de estabilidade, amargor desagradável...
A minha água tem em média 0.03mg/l de ferro, eu usei 2kg de farinha de milho pra 100 litros de mosto pronto, digamos que a farinha que eu usei tenha o mínimo exigido pela ANVISA de 4.2mg de ferro a cada 100g de farinha (no pacote não dizia o teor de ferro), então eu teria 84mg de ferro a mais no mosto, sem somar ao teor de ferro da minha água isso me deixou com uma concentração média de 0.7mg/l de ferro, bem acima do limite 0.1mg/l.
Pensando assim, é mais vantajoso usar quirera cozida ou arroz cozido.