• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Construindo o próprio stir-plate. Alguém já tentou?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cara, que coincidência, estou construindo o meu nesse momento.

E vai custar, virtualmente, 0 reais, com exceção do peixinho.

Todas as peças eu já tenho em casa, de outros equipamentos: cooler de 12v de computador, imã de HD, estou usando o carregador 12v de um telefone sem fio antigo e uma caixa de madeira retangular que usava para guardar alguns documentos.

Procurei vários links e vídeos na net e estou fazendo o modelo mais simples de todos.

Cara, que coincidência, estou construindo o meu nesse momento.

E vai custar, virtualmente, 0 reais, com exceção do peixinho.

Todas as peças eu já tenho em casa, de outros equipamentos: cooler de 12v de computador, imã de HD, estou usando o carregador 12v de um telefone sem fio antigo e uma caixa de madeira retangular que usava para guardar alguns documentos.

Procurei vários links e vídeos na net e estou fazendo o modelo mais simples de todos.

12v é muito agressivo dependendo o cooler. Eu uso o meu em 6v (fonte de tensão variável) para 2 litros de starter.

:)

Vale muito a pena, não sei por que só existe sair plate caro, parece uma coisa simples de fazer mais barato pra quem não quer uma parada de qualidade laboratorial.

Muito forte só é problema se o peixinho escapar(ou se for algo mt absurdo msm) pois pelos testes do Kai do site Braukaiser quanto mais vigoroso o stir plate melhor a reprodução da levedura(maior oxigenação do mosto e expulsa melhor o co2).

Melhor usar um bem forte e se precisar usar aquela fonte de tensão variável do que usar um fraco e não poder aumentar.

Que legal galera.

Achei que eu teria que comprar um...rs

No Lamas está 500 pilas

se quiser ter um controle fino de velocidade vai precisar de uma placa controladora PWM, tem no mercado livre por uns 40 reais.. um amigo fez uma pra mim e ficou show, consigo controlar desde muito devagar até muito rapido, inclusive mais rapido que quando era só com o potenciometro.

Que legal galera.

Achei que eu teria que comprar um...rs

No Lamas está 500 pilas

Já vi funcionando, o modelo de 1 litro sofre demais para agitar 1 litro de mosto a 1.040. Nem chega a formar vortex direito.

Pedi meu dinheiro de volta e comprei uma chugger usada no mercado livre e comprei um cooler pra fazer o stir plate.

Eu fiz um extremamente simples. Fan intel, ele é "invertido" em relação aos fans normais e possui 4 garras de fixação, fixado em uma grelha para fans.

Intel_E8000_stock_cooler_01.jpg

images

IMG_20160219_015458.jpg

Já tinha ambos em casa. Comprei um imã chinês que ocupa certinho o vão entre o fan e a grelha.
Da conta de 2L tranquilo.

O meu stir plate, eu fiz com 2 potes de plástico quadrados, copo de requeijão, cola quente, motor de um cd rom que não funcionava mais (motor da tampa), e os imãs da cabeça do laser do próprio cd rom (imãs de neodímio - super magnetos). Apesar de todos motores do cd rom serem 12v, alimentamos o nosso com 5v através de um cabo usb e carregador de celular.

Attachments

• 20160219_061604.jpg
    20160219_061604.jpg
    186.2 KB
  • 20160219_061655.jpg
    20160219_061655.jpg
    206.2 KB
O meu, feito com um cooler de 12v ficou muito potente, a barra magnética voa para os lados. Alguma sugestão?

O meu, feito com um cooler de 12v ficou muito potente, a barra magnética voa para os lados. Alguma sugestão?

O ideal eh uma plaquinha PWM pra controlar a velocidade, ai vc pode ir aumentando aos poucos.. ou um dimmer 12V tb funciona

Ipera, eu usei um dimmer simples, desses de ventilador de teto mas que ficam instalados na chave liga/desliga na parede. Custou uns 9 reais ano passado, foi bom pra controlar o início da rotação. Mas só consegui evitar o "lançamento de barrinha" depois que usei dois ímãs de neodímio (comprados no AliExpress), lado a lado, que seguraram o peixinho em qualquer rotação. Como uso um cooler de 110v, dá pra fazer um Todynho nele, rs. Postei detalhes e fotos em outro tópico sobre isso, ano passado.

Pergunto se vocês têm observado aumento de temperatura nesses agitadores caseiros?

Nos meus dois, em dias de verão, estou tendo que fazer o starter em geladeira com termostato, pois eles estão aquecendo muito, isto acontece com vocês?

Pergunto se vocês têm observado aumento de temperatura nesses agitadores caseiros?

Nos meus dois, em dias de verão, estou tendo que fazer o starter em geladeira com termostato, pois eles estão aquecendo muito, isto acontece com vocês?

Nossa, mas chega a aquecer o mosto?

Vi no Blog do Lamas que a temperatura ideal para o starter é de 30ºC.

Não busquei outras fontes, mas acho estranho você ter esse tipo de problema.

Experimente utilizar uma fonte com Tensão menor.... Por exemplo 9V ao invés de 12V....O Cooler deve ir bem nessa tensão também...

Se o seu for desses que liga o cooler direto na fonte, ou só um potenciometro junto, não deveria esquentar o agitador. Mas é normal o starter em si esquentar, pelo próprio metabolismo da levedura.

Seguem as fotos do que eu construí, agora devidamente funcionando.

Attachments

• IMG_1024.JPG
    IMG_1024.JPG
    109.2 KB
  • IMG_1025.JPG
    IMG_1025.JPG
    92.8 KB
  • IMG_1026.JPG
    IMG_1026.JPG
    102.4 KB
Back