Como controlar a temperatura de duas cervejas no mesmo freezer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

smania

Member
Joined
Feb 19, 2015
Messages
15
Reaction score
2
Para a fermentação estar controlada precisa medir a temperatura da cerveja. Os freezers que cabem vários baldes, vocês só fermentam uma cerveja por vez? Se for pra fermentar mais de uma, como proceder? abraço
 
Eu faço sempre 2 levas em intervalos de 4 dias mais ou menos. Coloco a primeira leva na parte de baixo da geladeira que é 1 grau mais fria que a parte de cima (no meu equipamento). Depois de pronta a segunda leva, passo a primeira para cima, que é mais quente e mudo o sensor para a leva que ficará em baixo.
Só atentem para uma coisa: quando abaixo a temperatura para 0 grau para fazer o cold crash, a leva de baixo atinge 0 enquanto a de cima fica em 3 graus. Portanto esta diferença da parte superior e inferior da geladeira de 1 grau que se dá na fermentação começa a ficar maior quando se baixa a temperatura. Então após uns 3 dias de cold crash eu ponho gelatina nos dois fermentadores e troco eles de posição. Depois de mais 2 dias faço o envase!
Também faço levas que fermentam em temperaturas diferentes. Sempre a primeira é a que fermenta em temperatura mais baixa.
Aconselho ter um segundo termômetro para acompanhar a variação da temperatura da parte de cima e da de baixo. E talvez usar poço termométrico (eu uso).
 
Back
Top