Cerveja com Erva Mate

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ederisraels

Active Member
Joined
May 2, 2016
Messages
34
Reaction score
19
Realizei minha primeira experiência de "mistura de sabores", pois até então estava apenas nas tradicionais receitas da internet, "adaptadas" por mim no Beer Smith...

Para essa primeira aventura resolvi tentar alcançar algo próximo do suave amargo herbal, que encontrei na DadoBier Ilex, uma das melhores "herbs" que já experimentei. Resolvi mudar um pouco, adaptando uma receita de lager que encontrei com algumas informações lidas em foruns, de como adicionar o mate, e olha que versões não faltam...

Pois bem, no meu caso usei a receita para 20 litros de uma lager que eu ja tinha feito antes, que era

4,3 Kg Malte Pilsen
0,5 Kg Malte Carapils
0,1 Kg Malte Tostado
15 gr. Lúpulo Nugget
10 gr. Lúpulo Perle
11,5 gr. Fermento W-34/70

Brassei em uma rampa única de 68ºC por 75 minutos, depois mais 10 minutos de mash-out a 75ºC. Adicionei o fermento seco mesmo, no mosto aerado, deixando fermentar em 9ºC por 14 dias, depois fiz a trasfega para o maturador, onde ficou por mais 16 dias, a 2ºC.

A erva mate foi adicionada quando faltavam 3 dias para o fim da maturação, e para isso eu tinha feito uma infusão (fervi 1,5 litro de água por 5 minutos para esterilizar, deixei resfriar até 75ºC e adicionei 350 gr de erva nessa água quente. Fechei a vasilha (com a água quente e a erva mate) deixei esfriar até a temperatura ambiente e coloque na geladeira por 2 dias. Apenas depois desses 2 dias adicionei no maturador, deixando por mais 3 dias como foi dito). Fiz a infusão em um bag de de voal para tentar reduzir o sedimento, mas não adiantou muito. O "chá de mate" ficou com muito sedimento no fundo. Talvez na próxima procure uma erva de moagem mais grossa, sei lá...

Optei por não clarificar com gelatina, e ela ficou com uma certa carga de sedimento, mas que decantou legal na garrafa. Fiz um priming com 8 gr/l e engarrafei, deixando carbonatar por 10 dias.

O resultado é esse das fotos. Ficou ótima, porém um pouco menos herbal que a DadiBier, mas acredito que estou no caminho certo, e na próxima pretendo aumentar a concentração do mate na infusão e/ou adicionar no maturador um pouco mais cedo.

Estou aberto a dicas de quem já tenha feito ilex e possa me dar dicas.

Abraço a todos
:mug:
 

Attachments

  • ilex foto 2.jpg
    ilex foto 2.jpg
    23.4 KB · Views: 370
  • ilex foto 1.jpg
    ilex foto 1.jpg
    53.1 KB · Views: 368
Olá! Fiquei interessado nessa receita com erva, me diz uma coisa, tu adicionou somente a erva no maturador ou os 1,5 litros de água que tu ferveu?
 
Olá! Fiquei interessado nessa receita com erva, me diz uma coisa, tu adicionou somente a erva no maturador ou os 1,5 litros de água que tu ferveu?

Olá, dalcarobo. Eu coloquei a erva um saquinho de tecido bem fino (hop-bag) e coloquei o saquinho em uma vasilha com tampa que veda e coloquei a água (na temperatura que eu indiquei no texto. NÃO fervi a erva, apenas a água...). Depois de alguns dias, retirei o saquinho com a erva dessa vasilha e despejei a água (já bem verde) no maturador. Não coloquei a erva, mas sim apenas o seu "chá" na cerveja.
 
Olá, dalcarobo. Eu coloquei a erva um saquinho de tecido bem fino (hop-bag) e coloquei o saquinho em uma vasilha com tampa que veda e coloquei a água (na temperatura que eu indiquei no texto. NÃO fervi a erva, apenas a água...). Depois de alguns dias, retirei o saquinho com a erva dessa vasilha e despejei a água (já bem verde) no maturador. Não coloquei a erva, mas sim apenas o seu "chá" na cerveja.

Ahhh entendi!! Obrigado pela explicação! Abraços!
 
Ederisraels, parabéns pela cerveja, o visual está lindo, cor e turbidez, certamente vou reproduzi-la; pergunta: o gosto ficou acentuado ou sente-se levemente o paladar?
 
Bela breja!!!Parabéns!!

Certamente logo vou fazer uma com ervas :D

Ficou mais para fraco ou forte o gosto?

Sabe me dizer se em cervejas Lager´s quando se utiliza especiarias o gosto fica mais evidente do que na Ale´s?

abs
 
Bom dia pessoal.
Faço cerveja de erva mate desde 2011, tenho certa experiência.
A técnica utilizada para a receita inicial está dentro de um padrão correto, principalmente se o foco for limpidez da cerveja.
Fica minhas dicas para quem quiser fazer com outras técnicas para os 20 litros da receita original.
1) adicionar na fervura
Coloca 50% nos 15 minutos iniciais e 5 minutos finais da fervura. Cuidar para filtrar a cerveja pos resfriamento. Neste caso utilizo 200g no total. Já usei erva normal e defumada, meu melhor resultado foi meio a meio.
A cerveja fica mais turva, mesmo usando gelatina, mas o sabor e bem pronunciado de erva mate.
2) colocar tudo só no whirlpool, como se fosse um lúpulo de aroma. Fica com menos sabor, neste caso uso erva defumada.
3) colocar tudo só no início da fervura, neste caso o sabor fica mais residual, acho que a erva se incorpora na cerveja. Quando se toma o inicial é menor que o final.
Lembro que a cerveja fica mais turva em relação ao processo que foi colocado na receita original, porém, na minha opinião, com corpo e sabor muito bom
Anderson
Santa Maria
 
Ederisraels, parabéns pela cerveja, o visual está lindo, cor e turbidez, certamente vou reproduzi-la; pergunta: o gosto ficou acentuado ou sente-se levemente o paladar?

Olá, Marcobier
O gosto da erva mate ficou bem discreto, com o toque herbal bem suave na boca e o amargor do mate no retrogosto.
 
Bela breja!!!Parabéns!!

Certamente logo vou fazer uma com ervas :D

Ficou mais para fraco ou forte o gosto?

Sabe me dizer se em cervejas Lager´s quando se utiliza especiarias o gosto fica mais evidente do que na Ale´s?

abs

Olá Rodolfender
Sou pouco conhecedor das ALEs, mas acredito (opinião minha) que nas lagers e pilsens o sabor das especiarias devam ser mais evidentes por levarem maltes menos carregados, ai fica mais facil para outros sabores sobressaírem.
 
Bom dia pessoal.
Faço cerveja de erva mate desde 2011, tenho certa experiência.
A técnica utilizada para a receita inicial está dentro de um padrão correto, principalmente se o foco for limpidez da cerveja.
Fica minhas dicas para quem quiser fazer com outras técnicas para os 20 litros da receita original.
1) adicionar na fervura
Coloca 50% nos 15 minutos iniciais e 5 minutos finais da fervura. Cuidar para filtrar a cerveja pos resfriamento. Neste caso utilizo 200g no total. Já usei erva normal e defumada, meu melhor resultado foi meio a meio.
A cerveja fica mais turva, mesmo usando gelatina, mas o sabor e bem pronunciado de erva mate.
2) colocar tudo só no whirlpool, como se fosse um lúpulo de aroma. Fica com menos sabor, neste caso uso erva defumada.
3) colocar tudo só no início da fervura, neste caso o sabor fica mais residual, acho que a erva se incorpora na cerveja. Quando se toma o inicial é menor que o final.
Lembro que a cerveja fica mais turva em relação ao processo que foi colocado na receita original, porém, na minha opinião, com corpo e sabor muito bom
Anderson
Santa Maria

Olá Andersonzc

O fato de adicionar a erva mate na fervura não prejudica o sabor da erva (não o da cerveja), pois ouvi dizer bastante que não se deve ferver o mate. Testarei sua tecnica para ter um comparativo com essa minha, mas gostaria de saber se essa fervura não mudaria muito o paladar do mate.

Abs
 
Olá .
Não prejudica, inclusive os índios guaranis fazem chá com erva mate, com infusão a 100c. Pode testar com água, quando levantar fervura adiciona erva é deixa ferver por uns 5 minutos, fica bom. Inclusive já fiz isso para melhorar a filtragem na fervura da cerveja. Adicionei só o "chá " filtrado no final da fervura.
 
fiquei com agua na boca... vou tentar os dois metodos aqui.
Ederisraels, sobre o rotulo, onde voce imprime ele, em casa ou grafica?
 
Fiz uma vez uma infusão com mate e água gelada e misturei em uma cerveja comercial para testar, achei muito bom. Queria adicionar na minha a mesma proporção na hora do envase, mas fiquei com medo de contaminação e fervi aquela infusão. Perdeu muuuito aroma.

Em seguida fiz uma nova experiência, fiz a infusão e fervi metade. Fui misturando em uma cerveja comercial para comparar os resultados. Com a infusão sem ferver ficava muito bom e aromático, e com gosto bem mais herbal, e com a infusão fervida era mais amargo do que herbal, e mesmo colocando bem mais não ficava tão legal quanto com a infusão sem ferver.

Será que seria baixo o risco de contaminação adicionando a infusão sem ferver no envase? Se der uma tostada na erva antes deve reduzir o risco, será que rola?
 
Olá .
Não prejudica, inclusive os índios guaranis fazem chá com erva mate, com infusão a 100c. Pode testar com água, quando levantar fervura adiciona erva é deixa ferver por uns 5 minutos, fica bom. Inclusive já fiz isso para melhorar a filtragem na fervura da cerveja. Adicionei só o "chá " filtrado no final da fervura.

Olá Andersonzc. Tentarei fazer fervido na proxima leva para testar, pois a minha ficou com muito material particulado no fundo
 
fiquei com agua na boca... vou tentar os dois metodos aqui.
Ederisraels, sobre o rotulo, onde voce imprime ele, em casa ou grafica?

Olá rtosati

Eu montei o rotulo com as imagens e a impressão é feita na http://www.grafix.com.br/.

O trabalho de impressão é ótimo e rápido e acredito que barato. Imprimo em Bopp Branco Alto Brilho. Eles já vem recortados na bobina. Se não me engano é essa gráfica que faz os rótulos da Wals.
 

Attachments

  • 1.jpg
    1.jpg
    72.9 KB · Views: 109
Fiz uma vez uma infusão com mate e água gelada e misturei em uma cerveja comercial para testar, achei muito bom. Queria adicionar na minha a mesma proporção na hora do envase, mas fiquei com medo de contaminação e fervi aquela infusão. Perdeu muuuito aroma.

Em seguida fiz uma nova experiência, fiz a infusão e fervi metade. Fui misturando em uma cerveja comercial para comparar os resultados. Com a infusão se ferver ficava muito bom e aromático, e com gosto bem mais herbal, e com a infusão fervida era mais amargo do que herbal, e mesmo colocando bem mais não ficava tão legal quanto com a infusão sem ferver.

Será que seria baixo o risco de contaminação adicionando a infusão sem ferver no envase? Se der uma tostada na erva antes deve reduzir o risco, será que rola?

Não sei informar sobre a contaminação, Valtert, mas essa ideia da infusão a frio é interessante. Deixou a erva nessa agua fria por quanto tempo antes de colocar na cerveja?
 
Deixou a erva nessa agua fria por quanto tempo antes de colocar na cerveja?

Puxando aqui das minhas anotações:

teste para adição de erva mate:
* preparada infusão de erva para terere Baturite com água fria, na proporção 1:20
* infusão mantida sob refrigeração durante 2 dias (cold-brewed)
* misturada infusão em um copo de Eisenbahn Pale Ale, revelando-se ideal a proporção 1:33 (1.5:50)

Testei nessa cerveja pois era o estilo que eu estava tentando fazer.

Usei erva para tererê porque achei que seria melhor a extração a frio, já que ela é maturada e o tereré é extraído a frio também. No chimarrão uso uma defumada moída grossa, uma hora quero testar com essa!

Fazendo a proporção para 20L ficaria algo como 600mL de água com 30g de erva mate, mas acho que daria pra manter a proporção de 1.5g/L de erva e reduzir a água.
 
Elderisraels, muito bom esse rotulos, ficaram bacana combinando com a cor das tampinhas.

Pessoal, eu tenho contato com um fabricante de chas e erva mate (Vemat) em SC, provavelmente vou encontrar ele no final do mes. Vou perguntar a ele, qual o tipo de erva ele indica pro nosso uso.
 
bom dia pessoal, conforme prometido, estive ontem a noite com o Sr. Egidio, que é proprietário de uma industria ervateira e de chás chamada Vemat na cidade de
Xanxere, e ele me disse que o melhor metodo pra extraçao a frio no nosso caso, seria com a folha em natura e infusão no alcool, de preferencia alcool de maça e com a folha in natura, mas pode usar a erva processada tb.
 
Realizei minha primeira experiência de "mistura de sabores", pois até então estava apenas nas tradicionais receitas da internet, "adaptadas" por mim no Beer Smith...

Para essa primeira aventura resolvi tentar alcançar algo próximo do suave amargo herbal, que encontrei na DadoBier Ilex, uma das melhores "herbs" que já experimentei. Resolvi mudar um pouco, adaptando uma receita de lager que encontrei com algumas informações lidas em foruns, de como adicionar o mate, e olha que versões não faltam...

Pois bem, no meu caso usei a receita para 20 litros de uma lager que eu ja tinha feito antes, que era

4,3 Kg Malte Pilsen
0,5 Kg Malte Carapils
0,1 Kg Malte Tostado
15 gr. Lúpulo Nugget
10 gr. Lúpulo Perle
11,5 gr. Fermento W-34/70

Brassei em uma rampa única de 68ºC por 75 minutos, depois mais 10 minutos de mash-out a 75ºC. Adicionei o fermento seco mesmo, no mosto aerado, deixando fermentar em 9ºC por 14 dias, depois fiz a trasfega para o maturador, onde ficou por mais 16 dias, a 2ºC.

A erva mate foi adicionada quando faltavam 3 dias para o fim da maturação, e para isso eu tinha feito uma infusão (fervi 1,5 litro de água por 5 minutos para esterilizar, deixei resfriar até 75ºC e adicionei 350 gr de erva nessa água quente. Fechei a vasilha (com a água quente e a erva mate) deixei esfriar até a temperatura ambiente e coloque na geladeira por 2 dias. Apenas depois desses 2 dias adicionei no maturador, deixando por mais 3 dias como foi dito). Fiz a infusão em um bag de de voal para tentar reduzir o sedimento, mas não adiantou muito. O "chá de mate" ficou com muito sedimento no fundo. Talvez na próxima procure uma erva de moagem mais grossa, sei lá...

Optei por não clarificar com gelatina, e ela ficou com uma certa carga de sedimento, mas que decantou legal na garrafa. Fiz um priming com 8 gr/l e engarrafei, deixando carbonatar por 10 dias.

O resultado é esse das fotos. Ficou ótima, porém um pouco menos herbal que a DadiBier, mas acredito que estou no caminho certo, e na próxima pretendo aumentar a concentração do mate na infusão e/ou adicionar no maturador um pouco mais cedo.

Estou aberto a dicas de quem já tenha feito ilex e possa me dar dicas.

Abraço a todos
:mug:
Olá !!!

Estou interessado nesta receita !!! Qual o tempo de adição dos lúpulos ???
 
Ressuscitando o tópico, qual estilo vocês acham que se adequa mais à adição de erva-mate?
 
Já tomei uma apa com adição de mate. Gostei bastante, mas, preferia que fosse uma ipa.
 
Reativando o tópico. Tava pensando em uma witbier com bergamota, aí pensei que uma erva mate poderia ser um diferencial, já que mate com bergamota no inverno é o que há!
Assim que cheguei a este tópico. Alguém já experimentou a erva mate em uma wit?

De toda a maneira o tópico foi bastante útil para ter uma primeira base para teste. Acho que vou fazer primeiro sem o a erva e quando a cerveja estiver pronta experimentar no copo a proporção.
 
Reativando o tópico, estava pensando em fazer uma APA com uma erva moída grossa, a duvida é : infusão a frio ou por no final da fervura dentro de um bag. Queria ela bem presente o gosto da erva como se fosse de fato um chimarrão.
Qual a proporção devo usar?
Abraço a todos.
 
Back
Top