Cerveja, chope e validade?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaeldb

Well-Known Member
Joined
Feb 6, 2014
Messages
99
Reaction score
4
"Se for o Belgian Tripel Montfort = é cerveja refermentada ou seja 1 ano.
Se for Growler 2 litros cacau IPA e Ou Perigosa... Esse sim é chope, deve ser consumia em 10 dias e manter refrigerado."

A citação a cima foi do mestre Samuel Cavalcanti.

Pergunto, o growler da cacau ipa ou perigosa pelo que ele fala deve ser consumido em 10 dias e deve ser mantido refrigerado, por ser chope. Pensando como homebrew esses 10 dias seriam após o envase da cerveja? Se sim, pq apenas após o envase da cerveja? e o tempo de maturação não conta? pois muitas vezes deixamos 15, 30 dias... a mesma maturando. E muitos dizem que a cerveja artesanal(feita em casa) pode ficar até 6 meses refrigerada sem grandes alterações no sabor. Sempre levando em conta carbonatação forçada. E esse prezo de validade vale também para cacau ipa engarrafada?

Penso, se nossa cerveja não é filtrada e nem pasteurizada e levando carbonatação forçada ela é mais um chope do que cerveja propriamente dita, e pq o chope tem uma validade tão curta enquanto nossas cervejas possuem maior prazo de validade?
 
O motivo é simples, a blega é refermentada, ou seja teroricamente 0% de oxigênio na garrafa.
Já o Growler, não, é "chope", ou seja a cerveja é colocada no growler por contra pressão...então não é garantido não ter oxigênio....
 
Devo concluir então que as cervejas que engarrafo por contra pressão devem de ser consumidas em 10 dias?
 
Sim se tiver fora da geladeira.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Na verdade eu penso diferente.

Quando engarrafamos com contra pressão ou beer gun adicionamos co2.

Então o pouco de oxigênio que fica na garrafa acaba ficando em cima do co2 (que faz uma camada protetora)
 
É mais ou menos o que eu ia dizer.

É preciso esclarecer esse ponto: cerveja refermentada na garrafa não garante ZERO de oxigênio restante no head-space, tanto que MUITAS cervejas refermentadas sofrem oxidação com o tempo, e do outro lado, cervejas engarrafadas por contra-pressão não possuem oxigênio por definição, isso depende do processo de envase.

No contra-pressão, se fizer tudo CERTO, purgando o oxigênio, etc, o oxigênio que resta é desprezível. Já engarrafei centenas de garrafas por contra-pressão e nunca tive problemas de oxidação mesmo depois de meses, isso com cervejas leves ainda por cima.

Uma coisa que faz muita diferença na oxidação, independente do tipo de envase, é o FRIO. Guardá-las a frio diminui muito esse efeito, e é muito indicado pra cervejas leves.

Abraço,
 
Certo, Guenther

Mas, pq o Samuel diz que mesmo o Growler ficando sob refrigeração e sendo "carregado" por contra pressão deve ser consumido em 10 dias?
(sendo que nossas brejas teria prazo maior, mesmo com maior riso de contaminações que a industria)

E

a Tripel Montfort, por ser refermentada teria validade de 1 ano?
 
Certo, Guenther

Mas, pq o Samuel diz que mesmo o Growler ficando sob refrigeração e sendo "carregado" por contra pressão deve ser consumido em 10 dias?
(sendo que nossas brejas teria prazo maior, mesmo com maior riso de contaminações que a industria)

E

a Tripel Montfort, por ser refermentada teria validade de 1 ano?
Por vários motivos.

Porque talvez eles não envazem as growlers por contra-pressão, ou seja, sem garantia de purga total do oxigênio.

Mas também tem outro fato muito importante: no caso da citação dele, são cervejas completamente diferentes. Na growler ele só falou de IPAs, e elas perdem frescor e aroma de lúpulos. Se fosse uma Imperial Stout, e mesmo que ele falasse dos "10 dias", eu te garanto que ela ia ficar cada vez melhor com o tempo.

A questão da "validade" é outra coisa que deve ser interpretada de forma não literal. Quando uma cervejaria artesanal coloca uma validade, não quer dizer que depois daquele prazo a cerveja está estragada ou necessariamente vai perder aromas, mudar o gosto, etc. Isso quer dizer, simplesmente, que eles NÃO GARANTEM que a cerveja vai continuar boa depois desse prazo, e eles estão certíssimos pois como vão saber o tipo de transporte e como foram guardadas as garrafas pelo consumidor?

Mesmo que ele diga que "deve ser consumida em 10 dias", isso não quer dizer, em absoluto, que a cerveja não possa continuar muito boa, ou até melhorar, se a pessoa levar pra casa e guardá-la adequadamente.

Uma frase que eu sempre repito.... as melhores cervejas que eu já tomei tinham anos de garrafa, muitas delas guardadas a quente, independente se foram refermentadas ou por contra-pressão.

Abraço,
 
e ja vi na bodebrown encherem o growler atraves de uma chopeira a gelo ....
 
e ja vi na bodebrown encherem o growler atraves de uma chopeira a gelo ....
Exato, e isso é clássico, não tá errado. No exterior, o pessoal vai nos bares com uma growler embaixo do braço, pede pra encher na torneira, e leva pra casa.

Abraço,
 
Certo pessoal, elucidaram muita coisa. Só pra agregar; Neste caso da bode os growlers tem um bico diferente quase como uma garrafa e já andei lendo que eles tem uma enchedora por contra pressão pra envasa-los.
 
Boa tarde pessoal, estou com dúvidas em relação a determinação do prazo de validade da minha cerveja, poderiam me auxiliar?

Obrigada!
 
Boa tarde pessoal, estou com dúvidas em relação a determinação do prazo de validade da minha cerveja, poderiam me auxiliar?

Obrigada!

A cerveja depois de engarrafada está em processo constante de maturação. Então a "validade" dela é determinada principalmente pelo estilo de cerveja que vc está considerando.

A maturação consiste basicamente de duas coisas: decantação e oxidação.
A decantação é aumentada pelo armazenamento a frio e a oxidação pelo armazenamento a quente.

Cervejas claras e leves de álcool em geral terão o melhor sabor quando novas, assim, é preferível guardar elas no frio. A quente provavelmente não vão estragar depois de meio ano, ou um ano, se não houverem contaminantes, mas ela pode perder seu sabor, ficar oxidada e ruim.

As cervejas mais escuras e/ou mais alcóolicas podem se beneficiar de algum tempo mais longo de maturação... as vezes a quente, as vezes a frio. Tudo depende do resultado que vc busca.
 
A cerveja depois de engarrafada está em processo constante de maturação. Então a "validade" dela é determinada principalmente pelo estilo de cerveja que vc está considerando.

A maturação consiste basicamente de duas coisas: decantação e oxidação.
A decantação é aumentada pelo armazenamento a frio e a oxidação pelo armazenamento a quente.

Cervejas claras e leves de álcool em geral terão o melhor sabor quando novas, assim, é preferível guardar elas no frio. A quente provavelmente não vão estragar depois de meio ano, ou um ano, se não houverem contaminantes, mas ela pode perder seu sabor, ficar oxidada e ruim.

As cervejas mais escuras e/ou mais alcóolicas podem se beneficiar de algum tempo mais longo de maturação... as vezes a quente, as vezes a frio. Tudo depende do resultado que vc busca.
E só acrescentando que a maturação tem atuação do fermento. Ele trabalha, de várias formas, de maneiras nebulosas, mas o fato é que há uma boa diferença entre maturar duas cervejas da mesma leva sendo uma pasteurizada e a outra não.

Abraço,
 
E só acrescentando que a maturação tem atuação do fermento. Ele trabalha, de várias formas, de maneiras nebulosas, mas o fato é que há uma boa diferença entre maturar duas cervejas da mesma leva sendo uma pasteurizada e a outra não.

Abraço,

Forças misteriosas agem sobre a cerveja não pasteurizada....
hehehehehe

abç!
 
Obrigada pessoal, esclareceram vários pontos que me geravam dúvida até então!
Produzi três levas de cerveja artesanal, estilo Weissbier, para trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Química), e gostaria de determinar no meu rótulo uma data limite, ou seja, validade! Dentro do que vocês comentaram, posso, tranquilamente, determinar 1 ano?

Abraços,
 
Obrigada pessoal, esclareceram vários pontos que me geravam dúvida até então!
Produzi três levas de cerveja artesanal, estilo Weissbier, para trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Química), e gostaria de determinar no meu rótulo uma data limite, ou seja, validade! Dentro do que vocês comentaram, posso, tranquilamente, determinar 1 ano?

Abraços,

Pode. No caso dessa cerveja eu colocaria uma observação no rótulo "manter refrigerado", pra conservar as características da cerveja mais jovem...
 
Ok Tiago, obrigada!
Gostei da sua sugestão da observação no rótulo, adicionarei!

Abraços,
 
Gostaria de fazer uma pergunta: A preferência dos home brew pelo kegerator, em relação as chopeiras elétricas, é pelo acondicionamento do barril/posmix na geladeira em temperatura baixa, para durabilidade maior da cerveja? Gostaria que o custo não fosse considerado, uma vez que as chopeiras são mais caras.
 
Gostaria de fazer uma pergunta: A preferência dos home brew pelo kegerator, em relação as chopeiras elétricas, é pelo acondicionamento do barril/posmix na geladeira em temperatura baixa, para durabilidade maior da cerveja? Gostaria que o custo não fosse considerado, uma vez que as chopeiras são mais caras.

Com certeza!

Mas também não faz sentido não considerar o custo, se a opção melhor ainda é bem mais barata que a outra.
 
Back
Top