cerveja champenoise

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robocop89

Well-Known Member
Joined
Aug 15, 2013
Messages
250
Reaction score
21
Boa tarde,

Alguem ja fez alguma receita cerveja champenoise?

Li algumas coisas na internet, mas gostaria de conhecer alguem que fez e que ficou bom.


Abraços,
Robocop
 
Ainda não fiz mas tô a fim de fazer, tô pensando em brassar com muito malte pilsen (pra elevar o OG e ficar bem clara), depois fermentar com RED STAR(Champagne) + US-05.

Se tiver alguma dica estou aceitando!!

Depois te digo como ficou.

Abraço,
Krein
 
Eu usaria bastante açúcar e uma levedura belga bem atenuativa pra cerveja não ficar muito encorpada e nem doce demais.

Minha receita seria algo assim:

80% malte Pilsen
20% açúcar cristal ou demerara
Lúpulos = Saaz e/ou Styrian Goldings
Levedura = Trapista ou Saison
OG = 1,075 ~ 1,085
FG = abaixo de 1,010
IBU = 25 ~ 30
 
Como seria possível fazer o congelamento do gargalo em casa?
 
Como seria possível fazer o congelamento do gargalo em casa?

Eu vi uma vez um vídeo de uns caras fazendo. Dei uma procurada rápida agora, mas não encontrei. Depois tento procurar com mais calma.

Basicamente, eles enchiam uma bacia com gelo picado e sal grosso (se não me engano eram 4kg de gelo pra cada kg de sal) e mergulhavam o gargalo até que o líquido congelasse.

Lembro do cara falar que precisava praticar um pouco pra pegar o jeito, porque não é assim tão fácil.
 
Eu vi uma vez um vídeo de uns caras fazendo. Dei uma procurada rápida agora, mas não encontrei. Depois tento procurar com mais calma.

Basicamente, eles enchiam uma bacia com gelo picado e sal grosso (se não me engano eram 4kg de gelo pra cada kg de sal) e mergulhavam o gargalo até que o líquido congelasse.

Lembro do cara falar que precisava praticar um pouco pra pegar o jeito, porque não é assim tão fácil.


legal Paulo!

Achei esses aqui:
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=MetGp4Q6dG0[/ame]
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=yuffnPO-OZY[/ame]

Achei interessante a técnica
 
É isso aí mesmo. Eu só recomendaria usar óculos de proteção e trabalhar numa posição mais ergonômica que o tiozinho do primeiro vídeo .

Outra coisa importante se for arrolhar: na hora de fechar, cuidado para não enfiar demais a rolha. Depois fica impossível de tirar. Eu fiz um lote que a rolha ficou uns 2 dedos pra dentro e só dava pra abrir com saca-rolha. E não podia ser qualquer um (pelo menos 2 saca-rolhas perderam a vida tentando abrir aquela cerveja).
 
É isso aí mesmo. Eu só recomendaria usar óculos de proteção e trabalhar numa posição mais ergonômica que o tiozinho do primeiro vídeo .

Outra coisa importante se for arrolhar: na hora de fechar, cuidado para não enfiar demais a rolha. Depois fica impossível de tirar. Eu fiz um lote que a rolha ficou uns 2 dedos pra dentro e só dava pra abrir com saca-rolha. E não podia ser qualquer um (pelo menos 2 saca-rolhas perderam a vida tentando abrir aquela cerveja).

Acho que deve ser uma boa alternativa usar aquela rolha de plástico de cidras baratas ou aquela rolha sintética que vende na Indupropil
 
Outra coisa importante se for arrolhar: na hora de fechar, cuidado para não enfiar demais a rolha. Depois fica impossível de tirar. Eu fiz um lote que a rolha ficou uns 2 dedos pra dentro e só dava pra abrir com saca-rolha. E não podia ser qualquer um (pelo menos 2 saca-rolhas perderam a vida tentando abrir aquela cerveja).

Paulo, o ideal seria fazer sabragem então... aí aparecem duas dificuldades, o não reaproveitamento das garrafas e aprender a cortar o gargalo direito.
 
A sabragem não funcionou. Mesmo com o gargalo quebrado, a rolha estava tão pra dentro que impedia que ele fosse projetado.

Em uma ocasião chegou um cara do "deixa comigo" que resolveu sabrar com mais força e a garrafa quebrou praticamente de fora a fora no sentido longitudinal.
 
vixi... aí o cara se machuca ainda, sem bem que tem gente que é tão desastrada que periga ficar sem um dedo e não conseguir abrir a garrafa...
 
A levedura de champanhe é muito boa para fermentar açúcares simples, mas não gosta muito dos açúcares mais complexos do malte (uma cerveja fermentada apenas com essa levedura tende a ficar subatenuada).

Se a levedura primária não tiver boa tolerância ao álcool, dá pra começar a fermentação com uma OG mais baixa e depois adicionar o açúcar e a levedura de champanhe.

Para cervejas de até uns 10%, provavelmente o uso da levedura de champanhe seria desnecessário.
 
Paulo, vou te devolver a minha dúvida considerando minha experiência na produção de cervejas de elevada OG, pela adição de açúcar:

Mesmo partindo de OGs elevadas, 1,085 as cervejas terminaram com densidades relativamente mais baixas que o projetado 1,012, enquanto esperava 1,016 a 1,018. Atribui isto a dois fatores, o poder de atenuação da levedura e a alta fermentabilidade da sacarose. As dúvidas são:
1 - Sobraria algum açúcar para a segunda levedura, uma vez que esta só seria adicionada para fermentação na garrafa?
2 - Esta levedura (champanhe) desdobraria o açúcar residual ou seria necessário um primming?
3 - Estas leveduras teriam capacidade de diminuir mais a FG, sem estourar as garrafas?

Era isso

Att.

Rodrigo T. Pereira
 
Quanto a remoção da levedura, acho que num passeio em Bento o cara aprende a fazer com o pessoal dos espumantes. Na Valduga o pessoal não "se encolhe" com a informação e ainda sai bem borracho!
 
Dá inclusive pra terceiriziar o processo em alguma vinícola. Obviamente não na Valduga, mas algumas menores fazem isso.
 
Back
Top