• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Carbonatação na garrafa parou

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitorff

Active Member
Reaction score
5
Pessoal, boa tarde.

Fiz a minha primeira receita e a cerveja foi uma Pale Ale.

12 dias fermentando a 20º
15 dias maturando de 0º a 1ºC

Não medi a OG nem FG pois não tenho equipamento para medição ainda.

Ocorreu tudo bem na fabricação porém estou com uma duvida em relação a carbonatação.

Fiz o primming com 7g/L, fervendo o açucar com um pouco de agua, esperando o mesmo esfriar e em seguida misturando ao balde maturador para realizar o envase em seguida. Tomei cuidado de homogenizar bem a cerveja para nao ficar com diferentes carbonataçoes nas garrafas também.

Porém pinguei umas 15 gotas de limão e não 3 como sugerido, tem algum problema isso?

Passaram-se 6 dias do envase e meu manometro parou no 1,5 bar e já li em alguns lugares que o certo seria estar entre 2 e 3, por que será que isso aconteceu?

A cerveja está boa, boa formaçao de espuma mas nao sinto muito gás (aquelas bolhas subindo)... será que foi o limão em excesso?

Vejam o video dela sendo servida: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=LM8wICTXfIA[/ame]

Abcs

6 dias é pouco.. ela está armazenada em qual temperatura?
quanto mais frio mais lento, se estiver em temperatura ambiente a refermentação pode estar pausando a noite
além disso após gerar CO² demora um certo tempo para o gás se solubilizar no líquido, espere mais uma semana e compare

A famosa "ejaculação precoce" cervejeira!!! Todos já passaram por isso!

Dê tempo ao tempo, 6 dias é muito pouco. Muito provável que quando você provar essa cerveja daqui 15-20 dias você vai achar que está muito melhor, em todos os aspectos.

6 dias é pouco.. ela está armazenada em qual temperatura?
quanto mais frio mais lento, se estiver em temperatura ambiente a refermentação pode estar pausando a noite
além disso após gerar CO² demora um certo tempo para o gás se solubilizar no líquido, espere mais uma semana e compare

Ela está armazenada dentro de caixas de papelão entre 20 e 25ºc... onde eu moro é calor...

Acha que a pressão subirá ou não até o gás se solubilizar no liquido?

Vou aguardar mais... valeu!!!

A famosa "ejaculação precoce" cervejeira!!! Todos já passaram por isso!

Dê tempo ao tempo, 6 dias é muito pouco. Muito provável que quando você provar essa cerveja daqui 15-20 dias você vai achar que está muito melhor, em todos os aspectos.

hahahaha... certeza que foi a ansiedade de tomar a primeira.... vou abrir uma daqui uns dias e comparar... mas será que essa pressão vai subir mais? sendo que ja parou há dois dias no 1,5...

abs

hahahaha... certeza que foi a ansiedade de tomar a primeira.... vou abrir uma daqui uns dias e comparar... mas será que essa pressão vai subir mais? sendo que ja parou há dois dias no 1,5...

abs

Cara, se você nao usou gelatina e nao deixou o fermento em temperaturas muito baixas por um período longo (meses), com esses 7g/L deveria carbonatar tranquilamente. Qual a sua temperatura ambiente?

Cara, se você nao usou gelatina e nao deixou o fermento em temperaturas muito baixas por um período longo (meses), com esses 7g/L deveria carbonatar tranquilamente. Qual a sua temperatura ambiente?

Temperatura ambiente está variando entre 20 e 30 graus.
Está na minha area de serviço dentro de uma caixa de papelão.

Deixei maturando a 0º menos de um mes... com certeza tem fermento vivo ainda para converter o açucar..

valeu abs.

O lance não é só esperar o CO² se formar, ele tem que diluir na cerva hehe

Também cometi teu erro de abrir logo, acho que com 5 dias.
Vou te contar uma historinha sobre o "limão"... hehehehe.

No fim das contas, sabe pra que serve pingar limão? Praticamente.. pra nada. Tente procurar isso em literaturas respeitadas... não vai achar nada sólido.

O motivo? Porque se açúcar estiver invertido, legal, se não tiver, o fermento inverte... e rapidamente.

Resumindo, o fermento come realmente Glicose e Frutose. Todos os açúcares presentes nos processos cervejeiros são combinações deles.

Açúcares fermentáveis, ou seja, que o fermento come...

Glicose - vou chamar de G
Frutose - vou chamar de F
Sacarose - GF
Maltose - G=G (note que eu usei um "=" nessa ligação molecular
Maltotriose - GGG

E os fermentos Lager também conseguem comer a Melibiose (G-G) que é parte da Rafinose (G-G/F).

Bom... açúcar normal = Sacarose

Sacarose = dissacarideo composto de?????????? 1 glicose... e 1 frutose

O que o fermento faz? Ele gera uma enzima que quebra (inverte) esse açúcar, e come os dois menores.

Resumindo, esquece o limão. O fermento vai comer tudo do mesmo jeito.

Abraço,

mestre Guenther... fiz o curso com vc, e estou a 12 dias com a ceva engarrafada, e a pressão esta estabilizada a 1,5kgf, será que acabou? A temperatura esta cravada a 20 graus de um pale ale em uma cx de isopor.
o açucar esta aprox 8g/l
att vanderlei

Back