[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal,
É possível usar um OLDE 0.96" no lugar do LCD? A ideia é só mostrar a temperatura e o controle ficaria via celular. A pinagem seria a mesma?
Obrigado.
 
Boa tarde pessoal!
Tenho dois problemas:
1- (também) Não consigo usar os botões físicos, tenho uma placa do Mazza com chip de interface 8574P que acredito que deveria funcionar sem nenhuma alteração de código, nem nada (a i2c do display é uma pcf 8574T, funciona bonitinho).
As ligações dos botões foram feitas no pinos GND, P0, P1,P2 e P3, nenhum dos botões funcionou (estou usando botõezinhos "separados" sem ser o teclado membrana), onde posso olhar o código para ver se está tudo ok? (carreguei o sistema para o Wemos D1 Mini pelo VCode)

2- Meu buzzer também não está funcionando, há algum teste que dê para ser feito a fim de saber se está ligado/configurado da maneira correta?
Abraços
David
 

Attachments

  • 159733882640671936338929659546.jpg
    159733882640671936338929659546.jpg
    45.1 KB · Views: 74
Boa tarde pessoal!
Tenho dois problemas:
1- (também) Não consigo usar os botões físicos, tenho uma placa do Mazza com chip de interface 8574P que acredito que deveria funcionar sem nenhuma alteração de código, nem nada (a i2c do display é uma pcf 8574T, funciona bonitinho).
As ligações dos botões foram feitas no pinos GND, P0, P1,P2 e P3, nenhum dos botões funcionou (estou usando botõezinhos "separados" sem ser o teclado membrana), onde posso olhar o código para ver se está tudo ok? (carreguei o sistema para o Wemos D1 Mini pelo VCode)

2- Meu buzzer também não está funcionando, há algum teste que dê para ser feito a fim de saber se está ligado/configurado da maneira correta?
Abraços
David

Provavelmente tem que mudar o endereço do PCF dos botões e tem que trocar no código o pino do buzzer (D8) com um SSR (D0).
Não sei onde altera, mas o Bruno com certeza deve saber e pode orientar aqui.
 
Provavelmente tem que mudar o endereço do PCF dos botões e tem que trocar no código o pino do buzzer (D8) com um SSR (D0).
Não sei onde altera, mas o Bruno com certeza deve saber e pode orientar aqui.
Se usasse o esquema/diagrama proposto no projeto do BU não precisaria trocar nada. Eu por exemplo estava usando o BMEx, coloquei o bin do BU e tudo funcionou sem precisar alterar nada.

Então foi alguma adaptação que você fez na sua placa que está gerando esse problema, Mazza. Dá um suporte aí pro cara!
 
Se usasse o esquema/diagrama proposto no projeto do BU não precisaria trocar nada. Eu por exemplo estava usando o BMEx, coloquei o bin do BU e tudo funcionou sem precisar alterar nada.

Então foi alguma adaptação que você fez na sua placa que está gerando esse problema, Mazza. Dá um suporte aí pro cara!

No anúncio está bem claro que apenas forneço o BMEX alterado.
A interface funciona tranquilamente com BrewUno, só tem que mudar os pinos pois eu achei que da forma que fiz ficou um layout melhor.
Não entendo de firmware, já dei uma olhada lá e não encontrei nada então se quiser utilizar com BrewUno tem que ver com o Bruno ou comprar outra interface.
 
No anúncio está bem claro que apenas forneço o BMEX alterado.
A interface funciona tranquilamente com BrewUno, só tem que mudar os pinos pois eu achei que da forma que fiz ficou um layout melhor.
Não entendo de firmware, já dei uma olhada lá e não encontrei nada então se quiser utilizar com BrewUno tem que ver com o Bruno ou comprar outra interface.
Pôxa, Mazza, mas o que é isso? Você vende um produto com problema e depois manda o cliente se entender com um terceiro ou comprar uma placa que funcione. Que assistência técnica é essa?
 
Boa tarde pessoal!
Tenho dois problemas:
1- (também) Não consigo usar os botões físicos, tenho uma placa do Mazza com chip de interface 8574P que acredito que deveria funcionar sem nenhuma alteração de código, nem nada (a i2c do display é uma pcf 8574T, funciona bonitinho).
As ligações dos botões foram feitas no pinos GND, P0, P1,P2 e P3, nenhum dos botões funcionou (estou usando botõezinhos "separados" sem ser o teclado membrana), onde posso olhar o código para ver se está tudo ok? (carreguei o sistema para o Wemos D1 Mini pelo VCode)

2- Meu buzzer também não está funcionando, há algum teste que dê para ser feito a fim de saber se está ligado/configurado da maneira correta?
Abraços
David
Amigo, agora vai começar uma lavação de roupa suja que nada vai te ajudar. Em relação ao projeto original do Vito a placa do Mazza tem alterações e a solução para o BMEX pode ser encontrada aqui: BrewmaniacEX. Para usar o BU vai ter que fazer alteração no código. Sugestão, volta para o BMEX ou arruma uma placa que segue o projeto original ou monta sem interface.
 
Prezados, Boa Tarde!
O forum existe para um ajudar o outro, na primeira página do tópico tem um post do Leitão falando: Platformio.ini tem lá os pinos
Com a pouca experiência que tenho, acredito que precise apenas modificar no código os pinos referentes ao teclado e ao buzzer, nada demais, deve ser logo na parte incial do código onde se declara as portas
Pede uma ajuda pro @Leitao , com certeza ele vai dar um apoio
Tive algumas dificuldades na montagem do meu BU e o @dumpa me ajudou bastante
Outra opção seria montar uma plaquinha entre seu W1 e a placa do Mazza invertendo fisicamente os pinos necessários daí não precisa modificar o código
 
Last edited:
Pôxa, Mazza, mas o que é isso? Você vende um produto com problema e depois manda o cliente se entender com um terceiro ou comprar uma placa que funcione. Que assistência técnica é essa?

Como vc gosta de falar merda né. Aprende com o Gilmar ou com o Eutenio, eles disseram tudo oq é preciso saber e se o cara não quer ter trabalho de aprender e fazer, pq não compra um controlador pronto?
Só pra vc entender, eu vendo uma interface e não um software.
Vc utiliza ela onde quiser, com o código que quiser e como quiser igual alguns clientes meus fazem com seus próprios código e aplicações diferente inclusive. Eu por gentileza e com autorização do Vito disponibilizo o BMEX gravado e com as alterações que ele me instruiu como efetuar, infelizmente o Bruno não permite disponibilizar o código alterado.
 
Bom pessoal, vamos lá.
Primeiro de tudo, ultima coisa que eu queria era ser responsável por qualquer tipo de animosidade aqui no grupo.
Quero agradecer ao @Paiakan, entendi a moral que você quis me dar, e te agradeço também por ajudar a comunidade cervejeira aqui no HBTB, acompanho há algum tempo seu ativismo.
Agradeço ao @gilmarlocolocomelo e ao @Eutenio neto pelo empenho em ajudar, vou estudar as sugestões de vocês e ver como e se resolvo meu problema.
Agradeço ao @Gu_MAZZA, que me deu suporte por whatsapp até onde conseguiu (acerca do próprio hardware/placa dele).
E por fim, @Gu_MAZZA, sobre sua frase ..."se o cara não quer ter trabalho de aprender e fazer, pq não compra um controlador pronto?..."
Só para esclarecer e me justificar com a comunidade, se ler com atenção meu post lá em cima vai ver que não pedi nada de "mão-beijada", eu informei meus problemas, indiquei o que eu fiz, e perguntei qual é o arquivo onde encontro os códigos, dos C.I.s PCFs e códigos dos botões, para eu tentar fazer as alterações, citei sua placa só pelo motivo de ter gente aqui que tem o mesmo modelo de placa, e que talvez pudessem me ajudar com isso.
Por fim, só quero lembrar que aqui temos muita gente que entende demais de eletrônica (a ponto de fazer seus próprios projetos de interface), mas também temos gente que não saca nada de eletrônica (provável que eu esteja mais perto desse grupo), mas somos uma comunidade cervejeira, onde é usual a ajuda mútua, espero que continuemos assim.
Forte abraço à tod@s
David
 
@dfcandiani, boa noite!
Vc tem algum diagrama da placa interface que está utilizando? Ficaria mais fácil de identificar qual a diferença entre os pinos usados nela para o teclado e para o buzzer... Daí vc pode ao invés de conectar o D1 Wemos Mini direto na placa, utilizar cabos (jumpers) do D1 para a placa invertendo os pinos do teclado e buzzer apenas para um teste... Acho que esse seria o início... Feito isso e funcionando, a gente te ajuda a bolar uma plaquinha e teu problema está resolvido!
 
Boa tarde pessoal!
Tenho dois problemas:
1- (também) Não consigo usar os botões físicos, tenho uma placa do Mazza com chip de interface 8574P que acredito que deveria funcionar sem nenhuma alteração de código, nem nada (a i2c do display é uma pcf 8574T, funciona bonitinho).
As ligações dos botões foram feitas no pinos GND, P0, P1,P2 e P3, nenhum dos botões funcionou (estou usando botõezinhos "separados" sem ser o teclado membrana), onde posso olhar o código para ver se está tudo ok? (carreguei o sistema para o Wemos D1 Mini pelo VCode)

2- Meu buzzer também não está funcionando, há algum teste que dê para ser feito a fim de saber se está ligado/configurado da maneira correta?
Abraços
David
David, montei o meu simples, soldando tudo numa base para o nodemcu. O meu não funcionou nem display e depois teclado. Apanhei um pouco pq não entendo nada de programação, mas vendo dicas aqui mesmo fiz o seguinte.
Carreguei um sketch de exemplo que tem na ide do arduino chamada i2c_scanner, na aba arquivo-exemplos-wire-i2c-scanner, identifiquei o endereço do meu pcf8574 (ou do lcd, não lembro qual deu certo, mas tenta os dois) e no platiformio lá em src,-lcd.h, linha 12 alterei o endereço que no meu caso ficou 0x27 (isso que não lembro se esse endereço é do lcd ou do expansor, no monitor serial da ide quando scanear vai aparecer o endereço do lcd, do expansor e outro que nao sei qual é, mas tem um datasheet alguns posts atrás q o mazza indicou, então descobri por dedução), dai funcionou. tem fotos aqui da minha montagem.
Ah, o buzzer terá q saber em qual pino está conectado (se não souber o Mazza pode ajudar pq ele construiu a placa e sabe onde.), dai vc troca no platformio.ini linha 25
 
Last edited:
Como vc gosta de falar merda né. Aprende com o Gilmar ou com o Eutenio, eles disseram tudo oq é preciso saber e se o cara não quer ter trabalho de aprender e fazer, pq não compra um controlador pronto?
Só pra vc entender, eu vendo uma interface e não um software.
Vc utiliza ela onde quiser, com o código que quiser e como quiser igual alguns clientes meus fazem com seus próprios código e aplicações diferente inclusive. Eu por gentileza e com autorização do Vito disponibilizo o BMEX gravado e com as alterações que ele me instruiu como efetuar, infelizmente o Bruno não permite disponibilizar o código alterado.
Desnecessária esta ofensa.
 
@Valmir.Santos boa noite
Uma dúvida que tenho é como vcs editam o platformio.ini
Que programa vc usa para editá-lo ?
Usa o vscode com a extensão do platformio, procura no YouTube como instalar e depois de instalado vc carrega a pasta do brewuno e daí vc acha esse arquivos, como disse eu não sei nada de programação, saí pesquisando e seguindo as dicas aqui do fórum e deu certo. Tenho o Brewuno e o Brewpiless, só falta o Ispindle pq moro no fim do mundo e não conheço ninguém pra imprimir a base, tem umas placas já q não precisam dela, mas comorar os tubos ainda fica caro pra mim, então vai de refratrometro e densimetro ainda.
 
@dfcandiani, boa noite!
Vc tem algum diagrama da placa interface que está utilizando? Ficaria mais fácil de identificar qual a diferença entre os pinos usados nela para o teclado e para o buzzer... Daí vc pode ao invés de conectar o D1 Wemos Mini direto na placa, utilizar cabos (jumpers) do D1 para a placa invertendo os pinos do teclado e buzzer apenas para um teste... Acho que esse seria o início... Feito isso e funcionando, a gente te ajuda a bolar uma plaquinha e teu problema está resolvido!
Posso estar errado, mas
Vito buzzer D0 botões P0; P1; P2; P3
Mazza buzzer D8 botões P1; P2; P3; P4
 
E por fim, @Gu_MAZZA, sobre sua frase ..."se o cara não quer ter trabalho de aprender e fazer, pq não compra um controlador pronto?..."

Amigo essa frase não foi direcionada a vc (me desculpa se entendeu errado) mas a quem ler pra entender que aqui estamos falando de "fazedores" que tem que por a mão na massa. A ideia foi apenas demonstrar que se vc for atras vai aprender e fazer, se quer pronto tem que pagar pelo resto do serviço, pois oq acontece muito aqui comigo é cara que nunca comprou nada meu vir me pedir consultoria grátis, ou comprar minhas placas pra montar equipamentos e revender e daí vir me pedir pra ensinar a montar, que acredito não ser seu caso.

Já deixei bem claro aqui no grupo que não entendo de firmware, minha área é hardware e qualquer dúvida nessa parte é só me contactar que irei instruir, igual orientei onde provavelmente tem que haver as alterações, do resto o manual de instalação elétrica que envio junto e os dados contidos na placa são suficiente pra alguém com o mínimo de instrução saber usar os recursos da placa (hardware).
 
Pessoal,
Outra dúvida que imagino ser erro de principiante ou de quem não entende de eletrônica.

Arrumei um Nodemcu ESP8266 e fiz a instalação e conexões cfe tutoril e github e está tudo funcionando bem. Consigo acessar o software, medir a temp etc.
Ai fui fazer um teste ligando uma lâmpada no SSR para ver se está tudo ok e a lâmpada não liga, mesmo com o PWM em 100%.
Achei que podia ser um problema no SSR então liguei nele uma fonte de 5.5V e a lâmpada acendeu, então o SSR está bom. Com o PWM em 100% na entrada do SSR em meço 3.23V, que está OK com o 3.3V do Nodemcu, certo? O LED do SSR está normal, aceso em vermelho e quando reduzo o PWM ele fica mais fraco também.
O que acham que pode ser? Preciso necessariamente de uma placa de interface?

Obrigado pela ajuda,
André
 
Pessoal,
Outra dúvida que imagino ser erro de principiante ou de quem não entende de eletrônica.

Arrumei um Nodemcu ESP8266 e fiz a instalação e conexões cfe tutoril e github e está tudo funcionando bem. Consigo acessar o software, medir a temp etc.
Ai fui fazer um teste ligando uma lâmpada no SSR para ver se está tudo ok e a lâmpada não liga, mesmo com o PWM em 100%.
Achei que podia ser um problema no SSR então liguei nele uma fonte de 5.5V e a lâmpada acendeu, então o SSR está bom. Com o PWM em 100% na entrada do SSR em meço 3.23V, que está OK com o 3.3V do Nodemcu, certo? O LED do SSR está normal, aceso em vermelho e quando reduzo o PWM ele fica mais fraco também.
O que acham que pode ser? Preciso necessariamente de uma placa de interface?

Obrigado pela ajuda,
André

Tem que fazer igual instrui nuns posts atrás.
Post #156
 
Pessoal, funcionou muito bem. Obrigado pela ajuda. Outra pergunta de quem está iniciando em eletrônica.
Mesmo com o PWM em 100% é normal a tensão entre os conectores da resistência ficar oscilando em não fixo em 220V? Ou pode ter alguma coisa errado.
Fiz um teste com água e, na minha percepção, a água demorou mais para esquentar do que quando liguei a resistência direto no 220V, mas pode ser só minha percepção. Vou ter que cronometrar e calcular a potência.
 
Quando vc utiliza um SSR, um pouco da energia que ia pra resistência é dissipada pelo TRIAC (componente eletrônico do SSR), por isso ele esquenta e é ai que está uma porcentagem baixa da energia que iria pra resistência.
Oscilações estão relacionadas com outros fatores, provavelmente vc não está utilizando um isolador ótico com zero-crossing, ou pode ser sua própria rede, até mesmo o multímetro, ponteiras de prova......
 
Valeu,
Quando vc utiliza um SSR, um pouco da energia que ia pra resistência é dissipada pelo TRIAC (componente eletrônico do SSR), por isso ele esquenta e é ai que está uma porcentagem baixa da energia que iria pra resistência.
Oscilações estão relacionadas com outros fatores, provavelmente vc não está utilizando um isolador ótico com zero-crossing, ou pode ser sua própria rede, até mesmo o multímetro, ponteiras de prova......
Obrigado!
O multímetro ou a rede acho que não são pois marcam bem e constante quando meço direto na tomada.
Mas a oscilação é bem grande, tipo marca 180V logo em seguida 100, depois 80 depois 140 e vai marcando bem “randomico”. Algum esquema para instalar esse isolador ótico? É complicado?
 
@abellote ,
No meu sistema ela demora 10 minutos a mais para chegar na temperatura de mashin (71 graus)
Essa oscilação deve ser por causa do PWM que controla a potência da resistência
 
@abellote ,
No meu sistema ela demora 10 minutos a mais para chegar na temperatura de mashin (71 graus)
Essa oscilação deve ser por causa do PWM que controla a potência da resistência
Não deve ser. Fiz o teste colocando em fervura e o PWM em 100%.
Com relação ao opto-isolador estou usando um SSR supostamente da Fotek de 25A. Digo supostamente pq comprei faz uns bons 5 anos no AliExpress.
Mas o meu entendimento está certo não? PWM em 100% significa 220V (ou perto disso) nos terminais da resistência, certo?
Mas não estou vendo problema, só quero aprender um pouco mais já que estou gostando de montar os controladores e da eletrônica.
 
Last edited:
Gostaria de ajuda no problema de implementação aqui do BrewUNO, aparece estes caracteres estranhos no LCD, ao utilizar o BrewManiacEx não acontece isso, será que preciso ajustar em algum lugar ?
IMG_5696.jpg
 
Pessoal, preciso novamente da ajuda de vocês.
Essa semana fiz minha primeira brassagem utilizando o BrewUno.
No início do aquecimento a tensão na entrada da resistência estava oscilando muito, conforme ja havia relatado. Cada leitura do multímetro marcava um valor diferente entre 80 - 180V. Tensão da rede medida bem estável em 224V. Durante o controle da temperatura da brassagem no início parecia um controle on-off e quando o PWM marcava abaixo de 70% não conseguia medir tensão nenhuma na resistência. Mais ou menos da metade em diante da brassagem parecia um PID mesmo, acertando na mosca a temperatura e passei a medir tensão na resistência com qq valor de PWM. No aquecimento para a fervura o PWM marcou 100% só que a tensão na resistência, apesar de agora estar estável, marcava valores entre 160-180V. Resolvi medir a tensão de entrada no SSR e estava em 4,87V, abaixo de 5V.

Depois de brassar resolvi medir a tensão entregue pelo meu transformador (uso um de celular da Samsung que tinha por aqui) e mediu 5.22V estável, porém sem carga, desconectado da placa. Ai fiquei com algumas dúvidas que queria compartilhar e ver se estou certo:
1. O fato da tensão na entrada do SSR abaixo de 5V pode estar relacionado com a corrente máxima do transformador? Ou seja, o sistema está pedindo mais e ele não consegue entregar então diminui a tensão?
2. Estou usando um cabo USB bem vagabundo entre o transformador e o Nodemcu. Será que o cabo pode segurar a corrente? Pergunto pois no Raspberry Pi eu usava um transformador de celular de 3A e o diabo do "raio" (indicando corrente baixa) só sumiu quando usava o cabo que veio com o transformador. Quando usava outro cabo aparecia o "raio" na tela.
3. Pode ser algum problema no resistor ou transistor instalado cfe recomendado alguns posts atrás? Estou usando um transistor que está escrito C548BA e um resistore 10k.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
 
Pessoal, preciso novamente da ajuda de vocês.
Essa semana fiz minha primeira brassagem utilizando o BrewUno.
No início do aquecimento a tensão na entrada da resistência estava oscilando muito, conforme ja havia relatado. Cada leitura do multímetro marcava um valor diferente entre 80 - 180V. Tensão da rede medida bem estável em 224V. Durante o controle da temperatura da brassagem no início parecia um controle on-off e quando o PWM marcava abaixo de 70% não conseguia medir tensão nenhuma na resistência. Mais ou menos da metade em diante da brassagem parecia um PID mesmo, acertando na mosca a temperatura e passei a medir tensão na resistência com qq valor de PWM. No aquecimento para a fervura o PWM marcou 100% só que a tensão na resistência, apesar de agora estar estável, marcava valores entre 160-180V. Resolvi medir a tensão de entrada no SSR e estava em 4,87V, abaixo de 5V.

Depois de brassar resolvi medir a tensão entregue pelo meu transformador (uso um de celular da Samsung que tinha por aqui) e mediu 5.22V estável, porém sem carga, desconectado da placa. Ai fiquei com algumas dúvidas que queria compartilhar e ver se estou certo:
1. O fato da tensão na entrada do SSR abaixo de 5V pode estar relacionado com a corrente máxima do transformador? Ou seja, o sistema está pedindo mais e ele não consegue entregar então diminui a tensão?
2. Estou usando um cabo USB bem vagabundo entre o transformador e o Nodemcu. Será que o cabo pode segurar a corrente? Pergunto pois no Raspberry Pi eu usava um transformador de celular de 3A e o diabo do "raio" (indicando corrente baixa) só sumiu quando usava o cabo que veio com o transformador. Quando usava outro cabo aparecia o "raio" na tela.
3. Pode ser algum problema no resistor ou transistor instalado cfe recomendado alguns posts atrás? Estou usando um transistor que está escrito C548BA e um resistore 10k.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Pessoal,

Troquei a fonte e o cabo de alimentação mas o problema de oscilação na tensão da resistência continua.
Fiz um video com o PWM em 100% mostrando a oscilação



Tensão de alimentação do NodemCu em 5,01V e na entrada do SSR em 4,94V. Seria problema da resistência e/ou transistor entre o Nodemcu e o SSR?

Com o outro transformador e cabo na alimentação as tensões lidas eram menores (4,90V na alimentação do Nodemcu e 4,84 no SSR) a tensão na resistência oscila bem mais e com valores menores, conforme outro video...



Alguém com alguma ideia do que poderia ser?

Obrigado
 
Pôxa, Mazza, mas o que é isso? Você vende um produto com problema e depois manda o cliente se entender com um terceiro ou comprar uma placa que funcione. Que assistência técnica é essa?

Também estou tendo problema de suporte com ele....infelizmente adquiri a placa controladora dele, e já percebi que ele não quer o bem do PARCEIRO cervejeiro....ele quer vender e tirar o dele da reta...uma pena, pra ele, e para a comunidade cervejeira.
Ao invés de ajudar a resolver ele mandou uma mensagem onde ele descreve que vende apenas a parte física e não logica. Ao invés de ajudara resolver....
A placa que ele me vendeu, já com o BMEX rodando, apresentou um problema nos botões, estavam invertidos o 3 e o 4 (ficando 1 2 4 3)
Pedi um suporte via whatsapp e ele porcamente me mandou procurar tutoriais no Google. Se fosse pra eu fazer não teria comprado pronta.
Nada impede de eu aprender, mas eu não estava querendo perder tempo com isso agora....
A parte legal é que como comprei pelo Mercado Livre ainda está em tempo de devolver, ou até trocar. Mas não vou devolver, vou TROCAR.....e vou fazer até chegar algo que corresponda ao que adquiri....
Azar de quem não presta um bom serviço, a vida devolve na mesma moeda....
Descupem o desabafo, mas quem sabe com esse relato as pessoas procurem alguém melhor para fazer negocio....e não um cara que não está nem aí e quer que o cliente se F....mesmo sendo cervejeiro como ele....saudades de quando a comunidade apenas se ajudava....
 
Pedi um suporte via whatsapp e ele porcamente me mandou procurar tutoriais no Google. Se fosse pra eu fazer não teria comprado pronta.
Nada impede de eu aprender, mas eu não estava querendo perder tempo com isso agora....

🤔

Pois é, não tenho obrigação de lhe ensinar a mexer com a programação, pra isso existem tutoriais, o forum aqui, principalmente quando vc adquiri uma INTERFACE para sistema OPEN SOURCE.
Eu não vendo o sistema, ele é grátis e está disponível no repositório, eu vendo um HARDWARE que dou toda a assistência necessária sobre o hardware e inclusive lhe forneci os arquivo para gravar sendo a versão mais nova e com as alterações feitas.

O aviso no anúncio tbm pouco importa né?
*necessário conhecimentos de programação e elétrica.
 
🤔

Pois é, não tenho obrigação de lhe ensinar a mexer com a programação, pra isso existem tutoriais, o forum aqui, principalmente quando vc adquiri uma INTERFACE para sistema OPEN SOURCE.
Eu não vendo o sistema, ele é grátis e está disponível no repositório, eu vendo um HARDWARE que dou toda a assistência necessária sobre o hardware e inclusive lhe forneci os arquivo para gravar sendo a versão mais nova e com as alterações feitas.

O aviso no anúncio tbm pouco importa né?
*necessário conhecimentos de programação e elétrica.


Não tem obrigação em partes, é verdade, ninguém tem OBRIGAÇÃO de nada, as pessoas EDUCADAMENTE se ajudam.....pelo menos desde que comecei a fazer cerveja, lá atrás em 2012, sempre foi assim. A ajuda sempre foi sem querer nada em troca, por BONDADE, por EDUCAÇÃO, pelo crescimento do setor....não posso realmente exigir nem um e nem outro das pessoas, isso vem de berço...
Inclusive, QUE SORTE que o setor não conta SÓ com pessoas assim, caso contrário não teria crescido o quanto cresceu nessa última década....
Não vou esquentar a cabeça porque tenho o respaldo do Mercado Livre para efetuar a TROCA quantas vezes for preciso até satisfazer minha necessidade...
Você me mandou a placa e não sei porque os botões estavam invertidos, isso sim vc tem OBRIGAÇÃO de resolver, pois eu COMPREI a placa, e não GANHEI....existe uma lei que rege a relação entre CLIENTE (eu) e o FORNECEDOR do serviço (você) então estou BEM tranquilo e respaldado...

Desculpe novamente à todos, só expus a situação aqui para ninguém passar por isso....já não é de hoje que é perceptível que o suporte desse senhor bem como sua educação ficam à desejar....
 
🤔

Pois é, não tenho obrigação de lhe ensinar a mexer com a programação, pra isso existem tutoriais, o forum aqui, principalmente quando vc adquiri uma INTERFACE para sistema OPEN SOURCE.
Eu não vendo o sistema, ele é grátis e está disponível no repositório, eu vendo um HARDWARE que dou toda a assistência necessária sobre o hardware e inclusive lhe forneci os arquivo para gravar sendo a versão mais nova e com as alterações feitas.

O aviso no anúncio tbm pouco importa né?
*necessário conhecimentos de programação e elétrica.

O @Beto Farha tem razão, fui no ML e no seu site, e tá lá, BrewUNO, mas o anúncio também pouco importa né?

Tô pensando em fazer um curso on-line de fabricação de cerveja em casa, mas no anúncio terá que é necessário conhecimento em fabricação de cerveja.

O @Leitao está certinho em exigir licença para fornecedores do BrewUNO.
 
Last edited:
O @Beto Farha tem razão, foi no ML e no seu site, e tá lá, BrewUNO, mas o anúncio também pouco importa né?

Tô pensando em fazer um curso on-line de fabricação de cerveja em casa, mas no anúncio terá que é necessário conhecimento em fabricação de cerveja.

O @Leitao está certinho em exigir licença para fornecedores do BrewUNO.
Pois é....
O pior man, é que a "ajuda" nem foi pra mudar pra BrewUNO ou algo relativo á programação....a placa dele deixava os botões invertidos....em vez de 1 2 3 4, estava 1 2 4 3....dava pra usar? Até dava, mas confundia bastante....porque as legendas no BMEX aparecem no display e ficam exatamente direcionadas ao botão adjacente....
Ele me mandou um .bin e um site contendo um tutorial para altera-lo....eu não soube fazer, confesso, errei, como disse à ele....por isso comprei pronto para não ter dor de cabeça com essa parte....caso contrário comprava eu os componentes e montaria pois tutoriais não faltam na internet mesmo...

Enfim....logo tenho a placa de volta e funcionando....graças ao Mercado Livre e não à boa vontade do "vendedor"....
 
O @Beto Farha

Tô pensando em fazer um curso on-line de fabricação de cerveja em casa, mas no anúncio terá que é necessário conhecimento em fabricação de cerveja.


Nossa!! Suas faculdades mentais são interessantes.

Sabe oq é uma Interface? Acho que não, mas vou copiar aqui pra vc.

INTERFACE

substantivo feminino
1. elemento que proporciona uma ligação física ou lógica entre dois sistemas ou partes de um sistema que não poderiam ser conectados diretamente.

Só que nesse caso as partes do sistema podem ser conectadas diretamente.
Então!! Eu vendo interfaces (hardware) para facilitar as ligações elétricas, os sistemas (Firmwares) são sugestões mas vc pode utilizar como quiser, igual alguns clientes que compraram fazem, eles desenvolvem seus próprios sistemas e utilizam minha Interface para facilitar as ligações elétricas.
 
Last edited:
Back
Top