Blonde Ale Maracuja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aferreira04

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
184
Reaction score
48
Olá pessoal

Estou começando o processo de ajustes para em breve digamos ter minha própria criação. Tenho focado meus estudos e produções para uma linha ligada as fruit beers agradando assim mais facilmente meu publico(namorada, e amigos). Nesse sentido estou pensando em coisas como Blonde e Wiess com maracujá e abacaxi, acerloa (laranja descartado temporariamente).

Pois bem tenho feitas algumas Blonde Ale (sem fruta até então) e acho que a receita original que me foi fornecida está ok para iniciar algumas “adulterações”.

Original Blonde Ale (20L)

3,5 Pilsner
0,20 Carahell
0,20 Wheat
US05(migrando para Linha Lallemand)

14g Cascade (60min)
14g Cascade (5 min)


Nesse ponto surgem minhas dúvidas:

1) Até então está sendo feito com Cascade ou seja lúpulo americano, uma migração para um lúpulo alemão como Hallertau, Saaz prejudicaria a receita?Vi um material postado por um amigo aqui do fórum onde lista os últimos vencedores de prêmios e notei que na sessão 6B (Blonde Ale) Há forte presença de Tettnang, Saaz e Halletau.
2) O segundo ponto e mais importante pra mim...como falei pensando em seguir para essa linha de maracujá, que lúpulo vocês recomendariam para eu já ir provando?Vejam bem, sei que tem muito com o meu gosto/preferência porém neste momento o que indicariam para eu provar e conhecer melhor? O que acham que faria uma boa combinação com o Maracuja?

Abraços a todos, e claro qualquer pitaco ou direcionamento na receita será muito bem vinda.
 
@aferreira04 quanto ao que você disse sobre a migração de lúpulos não há problema nenhum cara, o legal de produzir cerva são justamente essas mudanças, ou seja testar diferentes combinações afim de aprender cada vez mais e chegar na sua "cerveja perfeita". Pode mandar ver no Saaz, no Tettnanger ou no Hallertau sem problemas!

Eu escolheria um lúpulo mais suave com pouco alfa ácido pra combinar com o Maracujá... O próprio Tettnanger creio que seria uma escolha legal.

Abraço!
 
Com relação ao maracujá, pelo q tenho estudado e conversado, nenhum lúpulo t trará o real sabor/aroma do maracujá como a própria polpa.
Recomendo utilizar a polpa após a fermentação primária e deixar o açúcar do maracujá fermentar tb para só depois baixar a temperatura e engarrafar.
 
Embore entenda que seria mais indicado para uma APA, se eu quisesse destacar o maracujá, usaria AMARILLO e CITRA.
 
obrigado pelas sugestões senhores

@brunonacari Achei um material há um tempo em um blog em que comentava sobre os benefícios e problemas de usar a polpa em cada estagio. Pelo que vi há 2 risco básicos sendo o mais problemático as chamadas leveduras selvagens e o outro o fato de quanto a adição da popa aumentaria o OG.

Bom em resumo vi que podemos:
1) Adicionar a polpa durante a fervura que faria com que fosse esterilizada reduzindo assim o risco de contaminação porém acredito que lado negativo é a perda de muito do aroma volátil.
2) Adicionar após a fervura já no fermentador
3) Adicionar após decorrida parte da fermentação

Minha preocupação do ponto 2 e 3 é como falei o risco de contaminação já que estamos em fase fria. Minha ideia temerosa inicial seria ao finalizar a fervura jogar na panela a quantidade de polpa que eu pretendo utilizar ainda congelada, assim já ajudaria um pouco em baixar a temperatura e talvez também ajude no controle de bactérias e etc. Além do que desta forma ao transferir para o barril poderia conferir qanto ficou minha OG. Já se eu fizer isso durante a fermentação acredito que eu perca um pouco essa referencia não?

Vou sim fazer muitos testes pq sem dúvida essa alquimia da cerveja é muito prazerosa, porém como até hj não encontrei nenhum defeito grave que me obrigue a descartar um lote produzido ainda caminho com calma em minhas levas
 
obrigado pelas sugestões senhores

@brunonacari Achei um material há um tempo em um blog em que comentava sobre os benefícios e problemas de usar a polpa em cada estagio. Pelo que vi há 2 risco básicos sendo o mais problemático as chamadas leveduras selvagens e o outro o fato de quanto a adição da popa aumentaria o OG.

Bom em resumo vi que podemos:
1) Adicionar a polpa durante a fervura que faria com que fosse esterilizada reduzindo assim o risco de contaminação porém acredito que lado negativo é a perda de muito do aroma volátil.
2) Adicionar após a fervura já no fermentador
3) Adicionar após decorrida parte da fermentação

Minha preocupação do ponto 2 e 3 é como falei o risco de contaminação já que estamos em fase fria. Minha ideia temerosa inicial seria ao finalizar a fervura jogar na panela a quantidade de polpa que eu pretendo utilizar ainda congelada, assim já ajudaria um pouco em baixar a temperatura e talvez também ajude no controle de bactérias e etc. Além do que desta forma ao transferir para o barril poderia conferir qanto ficou minha OG. Já se eu fizer isso durante a fermentação acredito que eu perca um pouco essa referencia não?

Vou sim fazer muitos testes pq sem dúvida essa alquimia da cerveja é muito prazerosa, porém como até hj não encontrei nenhum defeito grave que me obrigue a descartar um lote produzido ainda caminho com calma em minhas levas

Tente arrumar uma polpa pasteurizada.
 
Use um lúpulo australiano chamado Galaxy.Você não vai se arrepender. Nem coloque polpa de maracujá. Use só o lúpulo.

Se usá-lo sozinho, a 60 e 10 minutos, e se usar mais um pouquinho em dry hop na segunda metade da fermentação, vai enlouquecer.

Se quiser dar um contrastezinho, use lúpulo Ella em vez de Galaxy aos 10 minutos. Tenta aí e diz depois como ficou...

Abraço.
 
Fiz uma apa com maracujá. O que fiz foi bater a polpa com pouco de água. Depois de coar, coloquei em banho maria. Transferi a cerva para um secundário e adicionei a polpa. Deixei lá uns 20 dias pq viajei, depois fiz o cold para engarrafar. Ficou com aroma suave do maracujá. Não tive problema de contaminação.
 
Fiz uma apa com maracujá. O que fiz foi bater a polpa com pouco de água. Depois de coar, coloquei em banho maria. Transferi a cerva para um secundário e adicionei a polpa. Deixei lá uns 20 dias pq viajei, depois fiz o cold para engarrafar. Ficou com aroma suave do maracujá. Não tive problema de contaminação.

Vc utilizou qtos gramas de polpa pra qtos litros de cerveja?
to com uma IPA no fermentador e na fermentação secundária adicionei 250g de polpa pra 20L, espero q fique bom.
 
Fiz uma blonde ale de maracuja no ano passado. Usei Amarillo no final da fervura e adicionei polpa após a primaria. Usei 1 Kg de maracuja azedo pra 40 L.
Lavei bem o maracuja, passei alcool e com uma colher sanitizada, simplesmente coloquei a polpa. sem fervura nem nada.
Ficou fantastica, com aroma fenomenal de maracuja, só nao deixe muito, se nao vc vai ter uma Maracujina, uns 3 a 4 dias já deve estar bom.
Abraço !
 
lúpulo simcoe dá uma característica boa de maracujá....mas tem que colocar em boas quantidades ao final da fervura... senão os aromas vão pro espaço evaporados!!!!
 
Back
Top