• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Biab entupido

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Reaction score
59
Pessoal,

Ontem resolvi fazer uma witbier pelo metodo biab para conhecer. Uso meu equipamento com um fundo falso com uma resistência eletrica para o aquecimento. O Fundo falso evita que os grãos toquem na resistência, e utilizo uma bomba para ficar recirculando o mostro de 5 em 5 minutos durante a brassagem.

Porém logo aos 20min da brassagem, notei oque o mostro não estava mais descendo pelos fundo falso. Eu precisava ficar mexendo a todo o momento para "desentupir" os poros do biab e ele descer até o fundo falso, e assim a bomba conseguir transferir o mostro para cima dos grãos.
Após a retirada dos grãos notei que perdi bastante água retida nos grãos, mesmo fazendo a lavagem. (deixei o bag em outra panela escorrendo por bastante tempo, enquanto não atingia a temperatura de fervura, e depois transferi para a fervura o que escorreu.

Utilizei o tecido Musseline, que é bem parecido com o Voil na gramatura, e indicado por uma pessoa que já usa o mesmo.

Não sei se alguém já teve o mesmo problema com o Musseline ou com o Voil. Não sei também se a minha moagem acabou triturando muito os grãos fazendo muito "pó".

O Jaime Pereira Filho utiliza um tecido de algodão que se utiliza para fazer a tipoia de quando a pessoa engessa o braço. A Malha é bem aberta, não sei se alguém já utilizou.

Porque exatmente tu usa fundo falso + saco de grãos? Só o fundo falso e uma boa moagem já é o suficiente...
Usou trigo não maltado? Qual %? Qual a composição de grãos? Utilizou algum adjunto (casca de arroz, por exemplo) para auxiliar na filtragem?
Fez alguma parada antes ou foi direto para a sacarificação?

@tiefensee eu uso fundo falso e saco de grãos também, uso uma panela só e assim é bem mais fácil pois não precisa lavar a panela, só remover o saco. Também facilita pra recircular e lavar, que só com o saco eu achava quase impossível. Acho que é uma questão de escolha mesmo, e eu particularmente não pretendo abandonar o saco muito cedo ;)

@wagnerlibardi você colocou os grãos misturados? As últimas duas que fiz foram de trigo, 50% pilsen e 50% trigo maltado, usando o pilsen com uma moagem correta (sobrando bastante casca inteira) ele ajuda bem a filtrar, então eu coloco ele antes e o trigo por cima, a recirculação foi muito tranquila (lembrando da dica do @paulo, cuida com a vazão). Pra wit acredito que você usou trigo não maltado, no caso de usar mais de 20% (em média, não sei se tem um % exato) é recomendado fazer uma parada proteica, vai ajudar com sua recirculação.

Porque exatmente tu usa fundo falso + saco de grãos? Só o fundo falso e uma boa moagem já é o suficiente...
Usou trigo não maltado? Qual %? Qual a composição de grãos? Utilizou algum adjunto (casca de arroz, por exemplo) para auxiliar na filtragem?
Fez alguma parada antes ou foi direto para a sacarificação?

Usei por que ainda passa um pouquinho de malde pelo cantinho do fundo falso, e seu eu precisar mexer também não tem problemas. (ja fiz sem o saco de grãos e funcionou também, apenas passaram alguns grãos pelo fundo falso. Foi um teste usar o saco de grãos.
Trigo maltado. Não utilizei adjuntos 3,5kg pilsen e 1kg trigo. Sem parada protéica.

@tiefensee eu uso fundo falso e saco de grãos também, uso uma panela só e assim é bem mais fácil pois não precisa lavar a panela, só remover o saco. Também facilita pra recircular e lavar, que só com o saco eu achava quase impossível. Acho que é uma questão de escolha mesmo, e eu particularmente não pretendo abandonar o saco muito cedo ;)

@wagnerlibardi você colocou os grãos misturados? As últimas duas que fiz foram de trigo, 50% pilsen e 50% trigo maltado, usando o pilsen com uma moagem correta (sobrando bastante casca inteira) ele ajuda bem a filtrar, então eu coloco ele antes e o trigo por cima, a recirculação foi muito tranquila (lembrando da dica do @paulo, cuida com a vazão). Pra wit acredito que você usou trigo não maltado, no caso de usar mais de 20% (em média, não sei se tem um % exato) é recomendado fazer uma parada proteica, vai ajudar com sua recirculação.

Acho que o meu problema foi na moagem. Moi com moedor de cereais e esses trituram bastante os grãos, ao contrario do moedor de rolos que amassa os grãos. Como quis uma boa eficiência, deixei quase zero o numero de grãos pilsen inteiros.

Com certeza. Se tu moeu muito e não fez parada proteica, provavelmente aí está teu problema. Com essa quantidade de trigo não malteado e sem cascas de grãos para filtragem, entope com certeza...

@wagnerlibardi seu moinho é Guzzo? Eu custei a me acertar com ele... Ele tem uma regulagem só, mas me recomendaram afastar aquela peça que segura o disco. Só fazendo isso consegui controlar melhor minha moagem, a ponto de não sobrar grão inteiro mas sobrar bastante casca inteira.

Bom, não sei se é "o correto", mas funcionou pra mim, então estou anexando uma foto. Abraço!

EDIT: esse "espaçador" me deram na loja, é uma "arruela" plástica, disseram que é usado em regulador de pressão, mas qualquer coisa serve.

Attachments

• IMG_20150114_212230[1].jpg
    IMG_20150114_212230[1].jpg
    183.2 KB
@wagnerlibardi seu moinho é Guzzo? Eu custei a me acertar com ele... Ele tem uma regulagem só, mas me recomendaram afastar aquela peça que segura o disco. Só fazendo isso consegui controlar melhor minha moagem, a ponto de não sobrar grão inteiro mas sobrar bastante casca inteira.

Bom, não sei se é "o correto", mas funcionou pra mim, então estou anexando uma fuoto. Abraço!

EDIT: esse "espaçador" me deram na loja, é uma "arruela" plástica, disseram que é usado em regulador de pressão, mas qualquer coisa serve.

Valter

É Guzzo sim. Igualzinho a esse. Eu sempre ajustei pelo parafuso central, afastando e aproximando o disco. Mas não entendi a diferença de afastar as laterais ou regular no centro. como melhorou?

Eu também uso esse Guzzo. Coloquei abaixo uma foto do que eu conidero uma boa moagem para esse tipo de moedor. A ideia é não deixar nenhum grão inteiro, mas manter uma boa proporção de pedaços grandes de casca.

(clicar para ampliar)

Attachments

• DSC07762.jpg
    DSC07762.jpg
    365.6 KB
Não sei te dizer exatamente @wagnerlibardi. Parece que esses moinhos não são muito "iguais" uns aos outros, as medidas e tal... O meu particularmente, mexendo no parafuso central, ou ficava bem fino ou saía muito grão inteiro. Afastando nos lados eu consegui ajustar bem melhor através do parafuso central, digamos que o ajuste ficou "mais preciso". Não sei o porque disso, nem consigo imaginar na mecânica que justificaria, mas me sugeriram fazer e deu certo hehehe

tb tive esse problema com o guzzo.
O meu chegava ao ponto do parafuso de regulagem não regular nada. Afastei com 2 arruelas de metal

Eu faço exatamente como o @wagnerlibardi.

Pra mim ele funciona perfeitamente. consigo ter uma moagem muito boa com ele, apenas controlando pelo parafuso central também.

A unica coisa que me mata é moer no braço! haha

Não sei se da pra ver direito o antes e depois. Mas tem quase nenhum grão inteiro.

Attachments

• uploadfromtaptalk1421334580166.jpg
    uploadfromtaptalk1421334580166.jpg
    276.6 KB
é galera, o meu ou fica muito fino (muito pó) ou sobra grãos inteiros.
Vou tentar afastar com arruelas plasticas, mas mecanicamente não vejo muita logica. Apenas terei que apertar mais o parafuso central para aproximar os discos.

Eu faço exatamente como o @wagnerlibardi.

Pra mim ele funciona perfeitamente. consigo ter uma moagem muito boa com ele, apenas controlando pelo parafuso central também.

A unica coisa que me mata é moer no braço! haha

e hj em dia ja ta na furadeira?

e hj em dia ja ta na furadeira?

Opa, ja to no segundo moedor depois dele,

O Guzzo acabei vendendo pra comprar um Maltbite de 2 rolos, que uso pra moer poucas quantidades. É bem rapido e pratico. Uso com uma Furadeira Black and DEcker de 500w e vai tranquilo. Pelo custo beneficio eu recomendo.

http://produto.mercadolivre.com.br/...nho-de-malte-de-2-rolostemperado-c-ajuste-_JM

hoje to tambem com um equipo de 150L ai tive que adiquirir um motorizado de 3 rolos poruqe nao tava dando conta de moer 30kg na furadeira. Mas te falo, esse é sensacional.. pena que doi muito no bolso.

https://www.cervejadacasa.com/moinhos-de-malte/moedor-de-malte-moinho-motorizado-3-rolos

Opa, ja to no segundo moedor depois dele,

O Guzzo acabei vendendo pra comprar um Maltbite de 2 rolos, que uso pra moer poucas quantidades. É bem rapido e pratico. Uso com uma Furadeira Black and DEcker de 500w e vai tranquilo. Pelo custo beneficio eu recomendo.

http://produto.mercadolivre.com.br/...nho-de-malte-de-2-rolostemperado-c-ajuste-_JM

hoje to tambem com um equipo de 150L ai tive que adiquirir um motorizado de 3 rolos poruqe nao tava dando conta de moer 30kg na furadeira. Mas te falo, esse é sensacional.. pena que doi muito no bolso.

https://www.cervejadacasa.com/moinhos-de-malte/moedor-de-malte-moinho-motorizado-3-rolos

to fazendo 100L, tem uma ceva q eu uso 38kg de malte, tudo no dois rolo e furadeira mesmo hahahhaa

Back