• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

BIAB com alta eficiência?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mfwitzel

Well-Known Member
Reaction score
23
Pessoal
Estou planejando minha terceira cerveja.
Sou iniciante, e como todos, estou errando e aprendendo bastante.
Faço biab simples, sem lavagem. Nestas duas primeiras usei panela de 10L, voil, e fermentador de 5L. O controle de temperatura faço com multimetro com sensor de temperatura. me da uma precisao legal, consigo medir varios pontos do liquido e, por exemplo, ter um controle da temperatutra do mosto entre 67 e 68 graus.
Mas uma coisa me chamou muito a atenção: nas duas primeiras cervejas, a OG saiu bem acima do esperado. Para medir a OG estou usando refratometro e ja conferi que esta bem regulado (1,000 para agua pura)... e a medida foi feita com o mosto a aprox. 20 graus. Entao comecei a ler bastante aqui sobre eficiencia e seu calculo no beersmith... e fui calcular corretamente para ver o que estava acontecendo.
Considerando a quantidade dos maltes que usei (moidos no aparelho do lamas.. regulagem padrao), quantidade do mosto e sua OG, nas duas receitas o software calcula que houve aproximadamente 75% de eficiencia... Como isso? Estou fazendo algo diferente ou errado?
Apos a mosturação e mash-out eu simplesmente levanto o voil espero um pouco e pronto... ja toco a fervura...
Mas pelo que leio aqui, 75% de eficiencia nao se conseguiria com um biab simples sem lavagem, mas sim com metodos mais sofisticados.
Alguem tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Estou medindo alguma coisa errada?
Se eu aumentar o BIAB para 10L (lote final) consigo manter esta eficiencia?
Obrigado
Marcelo

Você está conseguindo levar para o fermentador a quantidade de cerveja planejada?