• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

BIAB com alta eficiência?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mfwitzel

Well-Known Member
Reaction score
23
Pessoal
Estou planejando minha terceira cerveja.
Sou iniciante, e como todos, estou errando e aprendendo bastante.
Faço biab simples, sem lavagem. Nestas duas primeiras usei panela de 10L, voil, e fermentador de 5L. O controle de temperatura faço com multimetro com sensor de temperatura. me da uma precisao legal, consigo medir varios pontos do liquido e, por exemplo, ter um controle da temperatutra do mosto entre 67 e 68 graus.
Mas uma coisa me chamou muito a atenção: nas duas primeiras cervejas, a OG saiu bem acima do esperado. Para medir a OG estou usando refratometro e ja conferi que esta bem regulado (1,000 para agua pura)... e a medida foi feita com o mosto a aprox. 20 graus. Entao comecei a ler bastante aqui sobre eficiencia e seu calculo no beersmith... e fui calcular corretamente para ver o que estava acontecendo.
Considerando a quantidade dos maltes que usei (moidos no aparelho do lamas.. regulagem padrao), quantidade do mosto e sua OG, nas duas receitas o software calcula que houve aproximadamente 75% de eficiencia... Como isso? Estou fazendo algo diferente ou errado?
Apos a mosturação e mash-out eu simplesmente levanto o voil espero um pouco e pronto... ja toco a fervura...
Mas pelo que leio aqui, 75% de eficiencia nao se conseguiria com um biab simples sem lavagem, mas sim com metodos mais sofisticados.
Alguem tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Estou medindo alguma coisa errada?
Se eu aumentar o BIAB para 10L (lote final) consigo manter esta eficiencia?
Obrigado
Marcelo

Você está conseguindo levar para o fermentador a quantidade de cerveja planejada?

Cara, BIAB é simplicidade. Não esquenta com eficiência. Compensa a falta de eficiência do sistema com um pouco a mais de malte e seja feliz! Eu tinha essa pira de eficiência no começo e depois vi que na escala de casa, eficiência é um negócio muito superestimado.

Fazendo 5 litros de cerveja tu precisar de muito poucas gramas a mais de malte.

Outra coisa, pra BIAB a moagem tem que ser mais fina possível, quase farinha mesmo. É diferente do pregado por aí com os sistemas de bazooka e fundo falso. Aliás, qualquer moagem tem que ser fina. Só não pode ser tão fina que entupa o teu sistema de filtragem.

Moendo mais fino tu talvez já tenha um aumento na tua eficiência.

Aliás, tua eficiência tá excelente. É possível sim.

Aliás, agora que eu li direito o teu post. Coisas dessa vida apressada.

Então, você tem que ver que eficiência é a que você está calculando. Que software vc esta usando?

Tem cálculo que leva em conta só a eficiência de conversão, tem cálculo que conta a eficiência da brassagem toda, que tem que levar em consideração não só a OG mas também o volume final que foi pro fermentador.

Se você está levando pro fermentador um mosto com densidade mais alta que o planejado mas com volume menor que vc queria, vc não está sendo mais eficiente e sim está fazendo o seu processo errado...

Tem que ver direitinho. Era pra levar 5 litros com OG X pro fermentador e acabou levando 5 litros com OG maior, sim vc está sendo mais eficiente.

Se vc manter as mesmas práticas prum volume maior, pode ter eficiência bem parecida sim, mas o negócio é entender bem o seu equipamento.

1. Sempre fiz BIAB com 70% ~ 75% de eficiência (conversão de amido em açucar). Ao meu ver, esse número é normal com uma boa moagem e 90 minutos de mosturação.

2. Com recirculação, já cheguei a fazer 81%, mas não vi benefícios, e o barulho da chugger ligada durante 90 minutos me irrita.

Abraços,

Aliás, agora que eu li direito o teu post. Coisas dessa vida apressada.

Então, você tem que ver que eficiência é a que você está calculando. Que software vc esta usando?

Tem cálculo que leva em conta só a eficiência de conversão, tem cálculo que conta a eficiência da brassagem toda, que tem que levar em consideração não só a OG mas também o volume final que foi pro fermentador.

Se você está levando pro fermentador um mosto com densidade mais alta que o planejado mas com volume menor que vc queria, vc não está sendo mais eficiente e sim está fazendo o seu processo errado...

Tem que ver direitinho. Era pra levar 5 litros com OG X pro fermentador e acabou levando 5 litros com OG maior, sim vc está sendo mais eficiente.

Se vc manter as mesmas práticas prum volume maior, pode ter eficiência bem parecida sim, mas o negócio é entender bem o seu equipamento.

Na verdade não estou "preocupado" ou "encanado" com eficiencia... apenas queria uma previsao legal da og pela receita ja que estou usando o beersmith.... fiquei curioso como ela esta bem acima do que falam.... comenta-se que seria por volta de 60% para biab, e aqui deu 75%
Sobre sua outra pergunta, me refiro à eficiencia medida... que o beersmith calcula apos inserir a densidade e o volume que foi para o fermentador...
Me chamou a atenção e por isso fui correr atras destas informações
O volume para o fermentador foi dentro do previsto porem com og mais alta..

1. Sempre fiz BIAB com 70% ~ 75% de eficiência (conversão de amido em açucar). Ao meu ver, esse número é normal com uma boa moagem e 90 minutos de mosturação.

2. Com recirculação, já cheguei a fazer 81%, mas não vi benefícios, e o barulho da chugger ligada durante 90 minutos me irrita.

Abraços,

bom saber! obrigado!
na vdade fiz mosturação de 60min, mas verificando conversao total com teste de iodo....

Na verdade não estou "preocupado" ou "encanado" com eficiencia... apenas queria uma previsao legal da og pela receita ja que estou usando o beersmith.... fiquei curioso como ela esta bem acima do que falam.... comenta-se que seria por volta de 60% para biab, e aqui deu 75%
Sobre sua outra pergunta, me refiro à eficiencia medida... que o beersmith calcula apos inserir a densidade e o volume que foi para o fermentador...
Me chamou a atenção e por isso fui correr atras destas informações
O volume para o fermentador foi dentro do previsto porem com og mais alta..

Pelo que vejo, os relatos de eficiência abaixo de 65% se referem a brewhouse efficiency, que considera o volume e OG do que efetivamente foi pro fermentador, ou seja, considera as perdas com trub, deadspace, etc, e não a eficiência de conversão, que é um pouco maior.

Pelo que vejo, os relatos de eficiência abaixo de 65% se referem a brewhouse efficiency, que considera o volume e OG do que efetivamente foi pro fermentador, ou seja, considera as perdas com trub, deadspace, etc, e não a eficiência de conversão, que é um pouco maior.

opa... sabia que devia ter algo.. hahahah
eu estava assumindo eficiencia, como a 'eficiencia medida" que o beersmith me da... variando e brincando em varios campos percebi que esta eficiencia depende apenas dos maltes, volume do mosto que vai para o fermentador e og...
mas, desculpando a minha ignorancia, o que é esta eficiencia brewhouse? insere no calculo as perdas no fermentador , ou seja, considera o volume final de envase? como vejo esta eficiencia no beersmith?

opa... sabia que devia ter algo.. hahahah
eu estava assumindo eficiencia, como a 'eficiencia medida" que o beersmith me da... variando e brincando em varios campos percebi que esta eficiencia depende apenas dos maltes, volume do mosto que vai para o fermentador e og...
mas, desculpando a minha ignorancia, o que é esta eficiencia brewhouse? insere no calculo as perdas no fermentador , ou seja, considera o volume final de envase? como vejo esta eficiencia no beersmith?

Calma, não tem nada errado hehe, cada relato pode estar se referindo a uma métrica diferente, eu generalizei. Eu particularmente não curti o beersmith, uso o brewersfriend, então não sei te orientar sobe as métricas do beersmith. De qualquer forma os conceitos são os mesmos, se você colocar o seu beersmith em inglês, os termos devem bater com os da explicação deste FAQ do brewersfriend: http://www.brewersfriend.com/faq/#recipes18

Pelo gráfico você vai notar que da pra medir em etapas, e quanto mais a frente, compreende mais perdas. As duas métricas mais utilizadas são a eficiência de conversão, que é o quanto de açúcar você conseguiu tirar dos grãos, e a brewhouse, que basicamente é o quanto de açúcar vai parar no fermentador. No meio do caminho você perde com a absorção dos grãos, do lúpulo, do restante do trub e do que fica pra traz com deadspace das panelas.
Se você usar água de mais por exemplo, não deve ter perda na conversão, mas vai ter mais mosto que o planejado no final (menos denso, claro), se não couber no fermentador vai ficar pra traz e sua brewhouse efficiency vai cair.

Pessoal
Estou planejando minha terceira cerveja.
Sou iniciante, e como todos, estou errando e aprendendo bastante.
Faço biab simples, sem lavagem. Nestas duas primeiras usei panela de 10L, voil, e fermentador de 5L. O controle de temperatura faço com multimetro com sensor de temperatura. me da uma precisao legal, consigo medir varios pontos do liquido e, por exemplo, ter um controle da temperatutra do mosto entre 67 e 68 graus.
Mas uma coisa me chamou muito a atenção: nas duas primeiras cervejas, a OG saiu bem acima do esperado. Para medir a OG estou usando refratometro e ja conferi que esta bem regulado (1,000 para agua pura)... e a medida foi feita com o mosto a aprox. 20 graus. Entao comecei a ler bastante aqui sobre eficiencia e seu calculo no beersmith... e fui calcular corretamente para ver o que estava acontecendo.
Considerando a quantidade dos maltes que usei (moidos no aparelho do lamas.. regulagem padrao), quantidade do mosto e sua OG, nas duas receitas o software calcula que houve aproximadamente 75% de eficiencia... Como isso? Estou fazendo algo diferente ou errado?
Apos a mosturação e mash-out eu simplesmente levanto o voil espero um pouco e pronto... ja toco a fervura...
Mas pelo que leio aqui, 75% de eficiencia nao se conseguiria com um biab simples sem lavagem, mas sim com metodos mais sofisticados.
Alguem tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Estou medindo alguma coisa errada?
Se eu aumentar o BIAB para 10L (lote final) consigo manter esta eficiencia?
Obrigado
Marcelo

Não... provavelmente existe algum erro aí. 75% realmente é muito alto pra BIAB sem lavagem. Talvez vc esteja obtendo um volume final menor do que aquele que está contabilizando no beersmith, ou algo assim. É normal se equivocar nos calculos e ter uma impressão de que está mais alta, quando todos os parâmetros não estão bem configurados no perfil do equipamento.

Ou no seu caso como o volume de brassagem é bem pequeno, poderia vc estar usando uma quantidade um pouquinho maior de maltes do que o escrito na receita?

Abraço

75% é altíssimo pra eficiência final, você fez o setup do seu equipamento, com as perdas e etc?

Pra explicar as eficiências, vamos lá...

Eficiência de conversão: é feito em laboratório o teste dos maltes pra saber o que seria 100% de conversão do amido em açúcar, e isso já vem programado em cada malte no Beersmith. Pra uma maior precisão(não muito necessária) você pode pegar a ficha técnica do malte onde você compra e modificar os valores na ficha do ingrediente no BS, visto que podem haver pequenas diferenças de batelada pra batelada na maltaria.

Eficiência de lavagem: a quantidade de açúcar que você consegue extrair após a conversão e levar pra panela de fervura. Por exemplo: você usa 5kg de malte e 30l d'água, consegue levar 25l pra fervura e ficam 5l pra trás. Considerando esse mosto como homogêneo em teor de açúcar, 25/30=83.33% de eficiência de lavagem. Isso seria num método sem lavagem separada, batch sparging e fly sparging conseguem extrair mais AÇÚCAR por litro de água usada, e aí a conta muda um pouco, dá pra imaginar mais ou menos como intuitivamente, mas ficaria muito longo tentar explicar aqui.

Mash Efficiency(como está no Beersmith): é a eficiência de conversão*eficiência de lavagem. Basicamente, se você converte 80% do amido(conversão ruim) você não vai conseguir mais que esses 80% de Mash Efficiency, e como a de lavagem perde um pouco também, vai ser menor ainda... quanto melhor as duas primeiras eficiências, melhor essa terceira.

Total Efficiency(ou Brewhouse Efficiency): basicamente pega a sua Mash Efficiency e contabiliza as perdas, a principal sendo o que fica no fundo da panela e não vai pro fermentador. Eu por exemplo perco uns 4l em levas de 40-50l na minha panela N50. Ou seja, perco 8-10% de eficiência nessa etapa, em cima da minha Mash Efficiency. As perdas que ficam no fermentador na hora do envase não são contabilizadas pelo Beersmith pra essa eficiência total.

Se você colocar as perdas direitinho no Equipment Profile, vai acabar batendo. Eu meço minha eficiência em 3 partes:

De conversão: Uso uma tabela(http://www.braukaiser.com/wiki/inde...ng_Efficiency#Measuring_conversion_efficiency) pra saber se minha conversão tá perto dos 100% ao extrair o mosto inicial.

Mash Efficiency: Coloco no BS a gravidade pré fervura e o volume pré fervura e ele me dá a eficiência.

Total: Coloco no BS a OG e o volume no fermentador e ele me dá essa final.

Demorei pra entender essas coisas quando comecei mas acho importante pra acertar os alvos nas receitas. Se você não souber alguns dos valores do seu equipamento, relaxa, bebe uma cerveja, e lembra de ir contabilizando na próxima, com o tempo tudo se ajeita.

Latest posts

Back