• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Aroma de queimado na cerveja durante a fervura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RONALDO09

Member
Reaction score
1
Sou iniciante no ramo, essa foi minha segunda brassagem e foi uma belgian blond.

Quando aumentei a temperatura para iniciar a fervura comecei a sentir um leve cheiro de queimado achei estranho, notei que a espuma que começou a se formar encima do mosto ficou mais escura tbm. Gostaria de saber se isso foi um erro no processo? Vale ressaltar que meu fogareiro estava com problemas e fiz num fogão de cozinha mesmo, com uma boa chama. Porém notei que a fervura demorou a se iniciar, será que pode ter sido essa temperatura alta por tempo demais, porem sem fervura que ocasionou este aroma ou é algo ocorrido na brassagem, ou simplesmente esse aroma é caracterisitco nas fervuras das cervejas?

:mug:

Aroma de fervura é o aroma dos lúpulos, ou no máximo um aroma doce. Adicionou açúcar ou algo? Qual o volume de cerveja?

Pra grandes volumes dificilmente há uma fervura vigorosa em fogão de casa... geralmente o que queima e fede pode ser algum mosto que vaze pela valvula e goteje no fogão... mas daí você veria a craca que formaria na boca do fogão.

então, na realidade foi antes de chegar na temperatura de fervura que notei este cheiro, quando chegou na fervura e adicionei os lupulos o cheiro gostoso apareceu:D porem achei estranho esse cheiro, nao me lembro de ter caído mosto no fogão acho que não foi devido a isto o "problema"

alias, não adicionei açucar ou algo do tipo, apenas laranja e coentro no final da fervura, porem como disse o cheiro era anterior à fervura

Last edited:
então, na realidade foi antes de chegar na temperatura de fervura que notei este cheiro, quando chegou na fervura e adicionei os lupulos o cheiro gostoso apareceu:D porem achei estranho esse cheiro, nao me lembro de ter caído mosto no fogão acho que não foi devido a isto o "problema"

alias, não adicionei açucar ou algo do tipo, apenas laranja e coentro no final da fervura, porem como disse o cheiro era anterior à fervura
Ou é alguma outra coisa fora da panela que queimou e você não viu, ou você queimou os grãos durante a mosturação. Queimar o mosto só na panela de fervura é quase impossível.

Abraço,

Ou é alguma outra coisa fora da panela que queimou e você não viu, ou você queimou os grãos durante a mosturação. Queimar o mosto só na panela de fervura é quase impossível.

Abraço,
acho que a segunda hipótese é mais provável, a que temperatura tem chance disto acontecer? ou será que a demora para chegar na temperatura de mashout -pq eu estava usando fogao de cozinha- pode ter feito isso?

Pode ter escorrido pela panela um pouco de mosto, quando tirou a colher ou quando mexeu. Aí essa gota em contato com o fogo ja é suficiente pra dar o cheio de queimado, mesmo sem sujar o fogao.
Mas aí teria ficado marcado na panela o açucar queimado.

Back