Armazenagem de fermento seco, aberto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazela

Well-Known Member
Joined
Jan 12, 2016
Messages
1,696
Reaction score
471
Salve pessoal,

No Datasheet da Fermentis, tem a informação de que ao abrir-se um pacote de fermento seco, o mesmo deve ser consumido em um prazo de até 7 dias, conservando em geladeira, abaixo de 4C

Se eu abrir o pacote, usar metade, e lacrar bem com plástico filme ou papel alumínio, essa informação do fabricante procede? Não posso deixá-lo acondicionado dessa forma até o prazo de validade?
 
Já fiz isso acabou que ficou 2 semanas na geladeira lacrei bem e coloquei naqueles saquinhos prata tipo que vem lupulo que tem um lacre usei ele normalmente e não tive problemas nenhum
 
Já fiz isso acabou que ficou 2 semanas na geladeira lacrei bem e coloquei naqueles saquinhos prata tipo que vem lupulo que tem um lacre usei ele normalmente e não tive problemas nenhum

Pois é.

Também acredito que não terei problemas, porém tenho um lá lacrado há 3 meses...rs

Se alguém já deixou bastante tempo, dá um feedback aí...

Na dúvida eu faço um starter e vejo qual é que é
 
Faço levas pequenas e uso metade do pacote em cada, já deixei um mês o fermento aberto lacrado apenas por papel alumínio que sanitizei borrifando iodo antes, e não houve problemas na leva seguinte. Fiz isso umas quatro vezes, mas um mês foi o máximo de tempo, normalmente utilizo a segunda metade na semana seguinte.
 
O problema maior é a umidade. funciona melhor em geladeiras Frost free. Também o contato com o ar pode acarretar alguma contaminação.
Meu conselho? Faça e teste o resultado, afinal como será um resto, será consequentemente um lote pequeno a na pior das hipóteses dar errado.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Ah sim, minha geladeira de alimentos, aonde deixo o fermento e lúpulos, é frost free. Mas não tinha pensado na questão da umidade.

Detalhe que esqueci de mencionar, hoje em dia seque tenho hidratado o fermento, mas pela quantidade não percebo alterações, então pra meu consumo tá bom.

Levas maiores eu faço em grupo na casa de outra pessoa, aí é tudo no padrão.
 
Back
Top