• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

American Pale Ale

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Reaction score
74
Prezados, estou pensando em fazer uma outra leva, dessa vez uma APA e queria a opinião de vocês. Qq acham ?

HOME BREW RECIPE:\
Title: American Pale Ale\
Author: FRK\
\
Brew Method: BIAB\
Style Name: American Pale Ale\
Boil Time: 60 min\
Batch Size: 21 liters (fermentor volume)\
Boil Size: 28.5 liters\
Boil Gravity: 1.041\
Efficiency: 60% (brew house)\
\
STATS:\
Original Gravity: 1.055\
Final Gravity: 1.016\
ABV (standard): 5.24%\
IBU (tinseth): 38.15\
SRM (morey): 8.46\
\
FERMENTABLES:\
2 kg - German - Pale Ale (30.8%)\
500 g - German - CaraMunich I (7.7%)\
4 kg - Pilsen Agrária (61.5%)\
\
HOPS:\
20 g - Galena, Type: Pellet, AA: 13, Use: Boil for 60 min, IBU: 34.12\
22 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 5 min, IBU: 4.03\
20 g - Cascade, Type: Leaf/Whole, AA: 7, Use: Dry Hop for 7 days\
\
MASH GUIDELINES:\
1) Infusion, Temp: 67 C, Time: 90 min, Amount: 25 L\
2) Sparge, Temp: 67 C, Amount: 7 L\
\
OTHER INGREDIENTS:\
1 g - whirfloc, Time: 10 min, Type: Fining, Use: Boil\
\
YEAST:\
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05\
Starter: No\
Form: Dry\
Attenuation (avg): 72%\
Flocculation: Medium\
Optimum Temp: 15 - 23.89 C\
Fermentation Temp: 18 C\
Pitch Rate: 0.75 (M cells / ml / deg P)\
\
TARGET WATER PROFILE:\
Profile Name: \'Agua Santa Rita\
Ca2: 264\
Mg2: 29\
Na: 270\
Cl: 194\
SO4: 8\
HCO3: 232\
Water Notes:\
\
\
Generated by Brewer's Friend - http://www.brewersfriend.com/\
Date: 2014-08-01 11:59 UTC \
Recipe Last Updated: 2014-08-01 11:24 UTC \
}

Já tinha lido essa matéria e já usei o extreme late hopping numa IPA, bem interessante. Ainda não entendi bem como funciona o first wort hopping, mas parece legal.

Enfim, acho que vou ficar nessa base mesmo, só vou acrescentar mais umas 200g de aveia pra ajudar na espuma.

Quero ver como é o comportamento do galena, li que ele tb é interessante pro sabor e aroma, não só pra amargor...

Numa próxima leva vou mudar a forma de adicao dele...

já fiz uma apa muito similar... usando galena e cascade e us-05. só fiz com pale ale, pilsen e munich. ficou ótima.

eu colocaria mais cascade nessa receita :mug:

Fugindo um pouco do assunto, como vc adicionou o malte pilsen da agraria no brewersfriend?

Vc coloca como um custom fermentable. PPG 34.34 e lovibond 1.87.

Esses dados eu peguei do boletim do malte da agrária...

Só tem que lembrar de indicar que esse malte vai no mash, senão a conta não fecha. Mas é bem tranquilo.

Mais cascade no dry hop ou na fervura?

eu botaria mais aos 5' ou 10' e depois mais no dry hopin' também :rockin:
a proposta da apa é destacar bem esses lúpulos cítricos americanos. enquanto o galena dá um amargor limpo, o cascade tem um sabor e aroma bem cítrico e agradável. se souber algo em relação ao aroma e sabor do galena poste aí ... sempre usei ele apenas para amargor.

Seguinte tenho uma APA maturando/clarificando na minha geladeira hoje a 2ºC.
OG dela foi de 1051 o esperado
FG foi de 1015 o esperado era 1011 (mas ainda assim uma variação pequena)

A fazer a medição consegui provar do sabor e aroma, estão bem intensos e muito bons.

a receita que utilizei foi essa:

2kg pale malte
2kg pilsen
500g caramunich
500g carared

15g magnum 60min
15g cascade 15min
15g cascade 10min
20g cascade 5min
20g cascade 0

e boa!

Então galera, fiz esses dias essa receita, dei uma leve mexida, coloquei mais 200g de aveia pra ajudar na retenção de espuma e mudei o dry-hop pra 40g de cascade.

As adições restantes ficaram iguais, 20g de galena a 60min e 20g de cascade a 10.

A OG bateu 1.057 e a FG depois de 2 semanas a 18 graus fechou em 1.013.
Desde ontem (terça-feira) está no dry-hop a 18 graus. Vou deixar até domingo ou segunda e ai baixo a temp pra 1grau pra clarificação. Pretendo engarrafar no sábado que vem.

A cor ficou muito legal, o sabor e o aroma tb. Notei um pouco de sensação alcoólica demais na boca, mas nada exagerado. Fora isso, nenhum outro off-flavor perceptível para o meu paladar.

Hj fui lá ver como estava a cerva depois de 8 dias de dry hop. Vou dizer q foi no mínimo decepcionante. Não obtive o aroma que eu esperava, aliás foi muito pouco aroma.

Não sei se foi pela forma que eu fiz mas coloquei os 40g num hop bag que fiz com voil. Pra sanitizar coloquei ele uns 2 min na cachaça (era o que eu tinha a mão na hora). Deixei ele amarrado pra ficar a meia altura do fermentador mas pelo visto precisava de um pesinho, já que hj estava ele lá boiando no topo.

Enfim, vou ter que melhorar a técnica. Pra ver se surte algum resultado, deixei lá ainda até domingo (vai dar 12 dias) só que agora a cerva está na clarificação a dois graus.

Talvez tivesse rendido mais esses 40g de cascade a zero minutos de fervura ou mesmo fazendo chá de lupulo.

cara a minha APA em 20L vai cerca de 200g entre whirlpool hops e dry hopping pra ficar com aroma percepitível.

fica bem forte quando você toma os primeiros goles mas depois vai esvaindo...

Lembrando que uma boa formação / manutenção de espuma ajuda a exalar um bom aroma inicial e manter o aroma residual da cerveja. A adição da aveia vai te ajudar nisso.
Talvez, se não tiver muito ansioso pra engarrafar / liberar espaço na geladeira / liberar fermentador, valha a pena fazer uma trasfega e fazer um novo dry hop, misturando a cerveja de tempos em tempos para ativar novamente o lúpulo que decantar (técnica sugerida pelo Guenther em outro post, para cervejas com aroma intenso)

Pois é, até pensei nisso tiefensee, mas vou precisar liberar o freezer pra outra leva. Fazer oq...

Mas vou tentando, tb era esperar demais de acertar já logo na primeira vez...

Ontem engarrafei! Agora sim o aroma pegou e ficou ótima. Muito boa mesmo

Ontem engarrafei! Agora sim o aroma pegou e ficou ótima. Muito boa mesmo

Não entendi @Frkleal, você engarrafou do jeito que estava ou fez mais alguma coisa? Você deixou 7 dias em temperatura ambiente e estava sem aroma, aí depois de mais 5 dias a baixa temperatura ficou bom, isso?!

Isso ai... Achei q não ia dar em nada deixar o lupulo em baixa temperatura mas ficou bom... Vai ver é sorte de principiante

Back