• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuda - melhorias no processo - automação com bombas e quadro de controle

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe_Carlos

Active Member
Reaction score
3
Prezados,

Atualmente disponho de:

- Duas panelas de 45L
- Filtragem por bazooka
- 2 Resistências de 3.500w
- Chiller de imersão
- Controle de temperatura por Dimmer
- Controle de temperatura da fermentação por TIC 017

E pretendo realizar as seguintes melhorias:

- Tirar a bazooka e colocar um fundo falso
- Recirculação através de uma bomba e Mosto sendo jogado tangencialmente na panela
- A mesma bomba levaria o mosto para a panela de fervura
- Após a fervura, o resfriamento ocorreria em um chiller de contra fluxo
- A cerveja que sai do chiller será bombeada para a panelas e sendo lançada tangencialmente na panela
- Criação de uma caixa de controle, na qual, acionaria as bombas e controlaria temperatura com o dimmer

Segue uma imagem para melhor visualização. Favor colocarem as opiniões sobre o projeto e quais as vantagens e problemas que poderiam causar.

newattachment.php

Attachments

• Projeto BEER.png
    Projeto BEER.png
    74.2 KB
Boa tarde Felipe, pelo que olhei no desenho vc estaria circulando uma água no chiller de contra fluxo, ou seja não usaria água direto da torneira? A questão é: qual bomba seria necessária para fazer circular essa água no chiller ? Iria exigir uma vazão muito grande, estou com a mesma ideia para evitar desperdício da água e queria fazer circular pela mangueira uma água já resfriada porém tenho uma bomba daquela chinesa e não sei se ela teria essa vasão e a força necessária...
Se alguém aqui do forúm puder ajudar fico grato ;)

Felipe,

Na verdade, pelo que eu pude perceber, a sua idéia de melhoria é BEM mais simples do que o desenho.

Sinceramente, demorei pra conseguir entender o desenho, porque é a primeira vez que vejo um que contém até linhas dos fios de ligação pra resistências, bombas, etc.... e isso que tornou o desenho que deveria ser super simples, em extremamente complexo de entender.

Bom, voltando ao sistema, tudo certo. Na verdade, é o sistema de recirculação com eletricidade mais básico possível.

O que tenho pra recomendar é... por enquanto, esquece esse negócio de balde de água pra isso, balde de água para aquilo. Faça o sistema funcionar bem utilizando água da torneira, e jogando água fora mesmo. Entenda que esse puritanismo inicial muitas vezes pode complicar demais as coisas.

Coloque um objetivo básico de fazer tudo funcionar conforme você quer, e atinja esse objetivo com qualidade e da forma mais rápida que puder. Depois disso, parta para a fase 2 de melhorias, reaproveitamento de água, etc.

Uma pergunta... onde está o HLT nesse sistema? (HLT - hot liquor tank - panela de água quente)

Abraço,

Felipe,

Na verdade, pelo que eu pude perceber, a sua idéia de melhoria é BEM mais simples do que o desenho.

Sinceramente, demorei pra conseguir entender o desenho, porque é a primeira vez que vejo um que contém até linhas dos fios de ligação pra resistências, bombas, etc.... e isso que tornou o desenho que deveria ser super simples, em extremamente complexo de entender.

Bom, voltando ao sistema, tudo certo. Na verdade, é o sistema de recirculação com eletricidade mais básico possível.

O que tenho pra recomendar é... por enquanto, esquece esse negócio de balde de água pra isso, balde de água para aquilo. Faça o sistema funcionar bem utilizando água da torneira, e jogando água fora mesmo. Entenda que esse puritanismo inicial muitas vezes pode complicar demais as coisas.

Coloque um objetivo básico de fazer tudo funcionar conforme você quer, e atinja esse objetivo com qualidade e da forma mais rápida que puder. Depois disso, parta para a fase 2 de melhorias, reaproveitamento de água, etc.

Uma pergunta... onde está o HLT nesse sistema? (HLT - hot liquor tank - panela de água quente)

Abraço,

Referente ao HLT, estou com bastante dúvida. Inicialmente eu penso em continuar sem fazer a lavagem dos grãos. Como eu não entendo muito, acredito que, ao realizar Sparging, a cerveja fique com menos corpo do que deveria. Por conta disso, não penso em fazer a lavagem. Realmente pode acontecer isso?

Além disso, existe a possibilidade de realizar a lavagem através da panela de fervura, juntamente com um balde.

O que eu posso fazer para tornar um processo mais automatizado e eficiente? Já tenho bastante espaço em casa, e posso utilizar qualquer processo de fabricação.

Referente ao HLT, estou com bastante dúvida. Inicialmente eu penso em continuar sem fazer a lavagem dos grãos. Como eu não entendo muito, acredito que, ao realizar Sparging, a cerveja fique com menos corpo do que deveria. Por conta disso, não penso em fazer a lavagem. Realmente pode acontecer isso?

Além disso, existe a possibilidade de realizar a lavagem através da panela de fervura, juntamente com um balde.

O que eu posso fazer para tornar um processo mais automatizado e eficiente? Já tenho bastante espaço em casa, e posso utilizar qualquer processo de fabricação.
Cara, ter corpo e fazer lavagem não tem NADA a ver uma coisa com a outra. Corpo muitas vezes tem a ver com OG.

No entanto, técnicas NO SPARGE tendem, no geral, e usar uma proporção de água maior, ou seja, 3, 4, 5 litros por kg de malte, e essa dispersão de enzimas tende a deixar a cerveja, no geral, mais... seca! Viu que interessante?

Ou seja, corpo se regula essencialmente na temperatura de mosturação, e na quantidade de maltes especiais.

Já sobre "O que eu posso fazer para tornar um processo mais automatizado e eficiente?", cara, essa é uma pergunta muito genérica.. eu poderia escrever páginas e páginas sobre isso. Ou seja, neste momento, te recomendo pesquisar e estudar bastante para aprender os vários tipos de equipamentos existentes.

Já leu o "How to Brew", do Palmer? Bom, 90% dos cervejeiros que conheço dizem que leram, e uns 5 ou 10% deles sequer sabem que existe um Apêndice falando sobre filtros, eficiência, dinâmica dos fluídos, etc. Ou seja, corre atrás, e poste suas dúvidas mais específicas. Eu tenho certeza que eu e vários outros aqui estarão a postos para respondê-la.

Grande abraço,

Back