• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuda !! como faço para fermentar a cerveja neste frio ?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu uso essa manta de aquecimento que comprei no aliexpress.. acho ela melhor que a cinta pois distribui melhor o calor, e da pra colocar em qualquer tamanho de fermentador. Uso em conjunto com um controlador aegon de relê duplo, e nas minhas levas de 50litros funciona perfeitamente.

https://pt.aliexpress.com/item/3295...000&pvid=dce266b6-1ce8-4bc0-a52f-71b8b2e4aba7

Ótima solução também. E mais barata que a cinta. O filme no qual está envolvida a resistência possui certa rigidez, não?

Olá! Ja tenho o controlador de temperatura na minha geladeira. Programei para 20º com uma margem de 1º. Acontece que quando passa a temperatura, liga a geladeira que para novamente nos 20º só que, apesar de desligar, a temperatura continua a baixar até aos 18.1º... e depois começa novamente a subir. Há aqui uma diferença de 2º.. será que vai dar problema na fermentação, caso ela deva ser feita a 20º?
Obrigado

Olá! Ja tenho o controlador de temperatura na minha geladeira. Programei para 20º com uma margem de 1º. Acontece que quando passa a temperatura, liga a geladeira que para novamente nos 20º só que, apesar de desligar, a temperatura continua a baixar até aos 18.1º... e depois começa novamente a subir. Há aqui uma diferença de 2º.. será que vai dar problema na fermentação, caso ela deva ser feita a 20º?
Obrigado

Numa ale muito pouco provável que dê problema essa variação, já numa lager poderá ter problema com off-flavor, quanto mais estável a temperatura de fermentação, menos risco. Meu setup pra ambos estilos é 0,5 graus de histerese de temperatura e tempo de on/off do motor o mínimo possível - 1 minuto, eu uso o STC-1000. Veja no manual do seu controlador como regular esse tempo do ciclo on/off do motor.

Entendo.. Vou ajustar para essa configuração. Assim vai fazer com que a geladeira ligue e desligue muitas vezes.. Será que não diminuiu a sua "saúde"?

Entendo.. Vou ajustar para essa configuração. Assim vai fazer com que a geladeira ligue e desligue muitas vezes.. Será que não diminuiu a sua "saúde"?

Penso que sim, no início o motor fica funcionando quase que direto, depois alivia.... é o preço que se paga pra manter a temperatura constante.

A propagação do calor/frio de sua origem até o sensor de temperatura sempre vai gerar esse tipo de problema (variações maiores do que a desejada). Ainda mais em se tratando de geladeiras, o termostato original delas costuma ter uma variação de 4° e elas não são previstas para controles tão precisos de temperatura. Se você conseguir fazer uns testes e determinar uma diferença constante entre o ar interno da geladeira e a temperatura da cerveja fermentando, fica mais fácil de controlar pelo temperatura do ar interno. Eu consigo um controle bem preciso com o uso do glicol, variações de menos de 0,5° total, mas é um preciosismo que não sei se tem impacto em Ales, principalmente fermentadas em temperaturas mais altas como essa sua de 20°.

Back