Acidez

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pwiens

Well-Known Member
Joined
Mar 22, 2018
Messages
222
Reaction score
95
Apesar dessa moda de sour beer, minhas cervejas tem ficado ácidas contra meu gosto. A água que eu uso é calcárea (sou de Irati-pr) e isso é até bom pois minhas cervejas tendem a ser claras mesmo sem baixar temperatura. Será que é porque tenho feito rampa protéica a 55 graus? Ou falta de fervura?

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
 
Fala Pwiens, blz?
Então, essa acidez pode ser devido a alguma contaminação. Próxima leva use outro fermentador pra ver se melhora. Falta de fervura acho difícil, se vc consegue ferver não há pq se preocupar com isso.

Se vc faz Weiss, pode acompanhar tópicos como esse, que relata problema semelhante: https://www.homebrewtalk.com.br/threads/weiss-muito-ácida.409043/

Nunca fiz Weiss, aí não poderei te ajudar!!!
Valeu.
 
Fala Pwiens, blz?
Então, essa acidez pode ser devido a alguma contaminação. Próxima leva use outro fermentador pra ver se melhora. Falta de fervura acho difícil, se vc consegue ferver não há pq se preocupar com isso.

Se vc faz Weiss, pode acompanhar tópicos como esse, que relata problema semelhante: https://www.homebrewtalk.com.br/threads/weiss-muito-ácida.409043/

Nunca fiz Weiss, aí não poderei te ajudar!!!
Valeu.
Obrigado! O meu caso é de Weiss também, mas não tão extremo quanto uns relatos, é bem tomavel, mas ainda desconfio que a rampa protéica está abaixando o pH em exagero, mas ninguém daquele tópico parecia fazer, sendo que em Weiss geralmente se faz.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
 
Cara, quando se fala em ACIDEZ pura e simples a primeira coisa que vem à cabeça é contaminação, principalmente por Pediococcus sp. e Acetobter sp., uma traz acidez do ácido lático e outra ácido acético, respectivamente. Isso é importante pois identifica-se o tipo pelo sabor/aroma da breja pronta. Prioritariamente eu revisaria todo meu sistema: Se as panelas forem de inox, água + soda cáustica de molho, mangueiras de silicone idem, conexões também... Dependendo do tipo de chiller teria outro tipo de protocolo, mas certamente também é uma peça crítica no processo. Tentaria trocar o fermentador por um novo, zero. Agora, se vc tem certeza que o problema não é contaminação (já limpa e sanitiza tudo perfeitamente, não há com o q se preocupar), seu problema pode ser outro.

O perfil mineral da água influencia no sabor da breja, uma análise laboratorial viria a calhar.

Cerveja tipo weiss é batata para acidez, mesmo sem contaminação, se vc usou o fermento wb-06 é mais característico ainda. Esse monstrinho seca tanto a breja que traz um caráter que pode ser percebido como ácido e pra mim é muito incômodo, mas nada que estrague a breja (parece com seu relato). Outras cepas também podem atuar dessa forma, a depender do seu perfil de mosturação.
 
Back
Top