Uso de enzimas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rei.moreira

Well-Known Member
Joined
Nov 19, 2018
Messages
57
Reaction score
4
Boa mestres.

Alguém ja fez uso ou tem conhecimento na melhora da eficiência com enzimas como por ex Termamyl, liquozime ou AMG 300?

Vale a pena? Melhora a eficiência? Tem contra indicações?
 
Boa mestres.

Alguém ja fez uso ou tem conhecimento na melhora da eficiência com enzimas como por ex Termamyl, liquozime ou AMG 300?

Vale a pena? Melhora a eficiência? Tem contra indicações?
Boa tarde! Cara, as enzimas funcionam sim, e, em princípio, não tem contra indicações.
Entretanto, vc deve pensar o uso delas de acordo com a sua necessidade, pra não gastar dinheiro atoa.
O papel delas é resolver problemas, otimizar processos, ou chegar a resultados específicos (como uma brut ipa, ou uma cerveja low carb, por exemplo).
Sua cerveja não vai ficar mais gostosa pelo uso de enzimas se não houver um problema a ser corrigido ou um resultado fora da curva a ser atingido.
A termamyl, por exemplo, ajuda a liquefazer o amido da aveia. Então se vc tiver tendo problemas de viscosidade com um mosto com muita aveia, ela vai te ajudar.
Se vc quer apenas afinar seu processo, as enzimas não são o caminho. Foque em correção de água e nutrição da levedura.
Abs.
 
Last edited:
Boa tarde! Cara, as enzimas funcionam sim, e, em princípio, não tem contra indicações.
Entretanto, vc deve pensar o uso delas de acordo com a sua necessidade, pra não gastar dinheiro atoa.
O papel delas é resolver problemas, otimizar processos, ou chegar a resultados específicos (como uma bruta ipa, ou uma cerveja low carb, por exemplo).
Sua cerveja não vai ficar mais gostosa pelo uso de enzimas se não houver um problema a ser corrigido ou um resultado fora da curva a ser atingido.
A termamyl, por exemplo, ajuda a liquefazer o amido da aveia. Então se vc tiver tendo problemas de viscosidade com um mosto com muita aveia, ela vai te ajudar.
Se vc quer apenas afinar seu processo, as enzimas não são o caminho. Foque em correção de água e nutrição da levedura.
Abs.
Obrigado Marcelo.

O meu objetivo mesmo é melhorar a eficiência, visto que em algumas receitas não tenho conseguido atingir a OG desejada. Então pensei que as enzimas ajudariam nesse caso
 
Obrigado Marcelo.

O meu objetivo mesmo é melhorar a eficiência, visto que em algumas receitas não tenho conseguido atingir a OG desejada. Então pensei que as enzimas ajudariam nesse caso

Ah, entendi... Então não é um caso pra uso de enzimas mesmo.
Cara, não atingir uma OG estimada é apenas um erro de cálculo. Veja bem, a OG deve ser ESTIMADA com base nos dados de análise dos insumos e características do equipamento e dos processos. Se vc não atingiu, é pq estimou errado.
Mas pode ter algum problema no seu processo que vc não se deu conta e está te atrapalhando a prever o resultado da sua brassagem. Se vc quiser uma ajuda mais específica, sugiro que vc abra um tópico relatando o seu problema, com o máximo de detalhes possível.

De modo geral, posso te dizer que a eficiência depende sobretudo do seu equipamento de mostura e do seu processo de lavagem do bagaço. E depois disso, é a taxa de evaporação na fervura que vai determinar a OG (ferver aumenta a OG mas diminui a litragem). Se quiser resolver sozinho foque nesses 3 pontos.
Abs.
 
Normalmente se vc não está atingindo a OG nunca, o problema realmente está no calculo da densidade com base na eficiência. Ou seja, vc está colocando a eficiência maior do q vc realmente tem.
Se vc usa algum software de criação de receitas, como o beersmith, vai ter na parte superior pra vc preencher a sua eficiência. Tem gente que diz conseguir mais de 80%, mas eu particularmente sempre fiquei por volta de 65%, mesmo com equipamentos diferentes. Calcule a sua eficiência e coloca o parâmetro certo lá q vc vai passar a atingir as estimativas de OG e volume
 
Além dos importantes pontos destacados acima pelos colegas, dá uma revisada na sua moagem. Uma moagem mais grossa tende a uma eficiência mais baixa, por menos expor o amido dos grãos. Mas cuidado porque uma moagem muito fina compromete a filtragem e potencializa extração de taninos.
 
Entendi. Obrigado pelas respostas.

Sim eu venho seguindo esses pontos citados. A minha fica em torno de 65% também.

Mas o ponto é que eu gostaria de aumentar a eficiência, e pensei nas enzimas. A AMG 300 promete a quebra mais completa do amido, aumentando a quantidade de açúcares fermentáveis. O problema que achei é que diz que reduz as dextrinas que compõe o corpo.

Por isso gostaria saber se alguém tem experiência no uso ou se ja leu algo sobre.
 
@Rei, industrialmente é muito comum usarmos enzimas, e a maior parte dos fabricantes disponibiliza os gráficos dos testes em laboratório deles nos sites. Pode ter certeza que elas funcionam.
Mas é o que te falei, o objetivo delas não é resolver problemas de processo, mas otimizar produções industriais e chegar a resultados específicos como uma brut ipa, ou low carb.
Com uma eficiência dessas, tu não tem que pensar em usar enzimas. Vc vai jogar dinheiro fora, e não vai resolver seu problema.

@sepesaraiva e @Rei , 65% é uma eficiência esperada sem lavagem do bagaço. Com lavagem vcs teriam que estar atingindo entre 72% e 78%, dependendo da receita. E isso, independente do equipamento.

Se vcs fazem lavagem do bagaço, então estar fora dessa faixa indica que vcs tem um problema no processo de vcs.
Não é atoa que 72% é a medida default de programas como o beersmith. Eu, no lugar de vcs, abriria um tópico relatando essa baixa eficiência, porque isso é bem fácil de resolver.

Ps. Antes que vcs falem que fazem tudo certo e que a eficiência NORMAL É ESSA, vou dar uns exemplos de como a eficiência de vcs poderia subir se vcs ajustassem algumas variáveis de processo.

-Se aumentar a quantidade de água de lavagem, e a potência (ou tempo) da fervura a eficiência sobe.
-Se aumentar a temperatura da água de lavagem a eficiência sobe.
- Se moer o malte mais fino a eficiência sobe.

E por aí vai... Ou seja, existem mil coisas que vcs poderiam fazer, que aumentariam a eficiência da brassagem de vcs, mesmo que vcs não estivessem tão fora da faixa esperada.

Abs.
 
@Rei, industrialmente é muito comum usarmos enzimas, e a maior parte dos fabricantes disponibiliza os gráficos dos testes em laboratório deles nos sites. Pode ter certeza que elas funcionam.
Mas é o que te falei, o objetivo delas não é resolver problemas de processo, mas otimizar produções industriais e chegar a resultados específicos como uma brut ipa, ou low carb.
Com uma eficiência dessas, tu não tem que pensar em usar enzimas. Vc vai jogar dinheiro fora, e não vai resolver seu problema.

@sepesaraiva e @Rei , 65% é uma eficiência esperada sem lavagem do bagaço. Com lavagem vcs teriam que estar atingindo entre 72% e 78%, dependendo da receita. E isso, independente do equipamento.

Se vcs fazem lavagem do bagaço, então estar fora dessa faixa indica que vcs tem um problema no processo de vcs.
Não é atoa que 72% é a medida default de programas como o beersmith. Eu, no lugar de vcs, abriria um tópico relatando essa baixa eficiência, porque isso é bem fácil de resolver.

Ps. Antes que vcs falem que fazem tudo certo e que a eficiência NORMAL É ESSA, vou dar uns exemplos de como a eficiência de vcs poderia subir se vcs ajustassem algumas variáveis de processo.

-Se aumentar a quantidade de água de lavagem, e a potência (ou tempo) da fervura a eficiência sobe.
-Se aumentar a temperatura da água de lavagem a eficiência sobe.
- Se moer o malte mais fino a eficiência sobe.

E por aí vai... Ou seja, existem mil coisas que vcs poderiam fazer, que aumentariam a eficiência da brassagem de vcs, mesmo que vcs não estivessem tão fora da faixa esperada.

Abs.
Entendi. Obrigado pela ajuda
 
Back
Top