Usando Chips de barril (carvalho)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luizmilei

Well-Known Member
Joined
Mar 22, 2016
Messages
61
Reaction score
7
Galera,

Estou pra usar chips de carvalho, nunca fiz com chip. Então minhas duvidas.

Faço 20l no método BIAB.

1 Quanto de chip usar para 20l?
2 Vi que ideal usar na maturação, mas o tempo todo ou no final (tipo faltando uns 3 dias?)
3 E no estilo de cerveja, qual ficaria melhor. Uma escura provavelmente, alguma sugestão?

Bom acho que é isso, se alguém puder acrescentar da experiência de usar também, agradeço.

Obrigado!
 
Luiz,

1. Quantidade é muito subjetiva, cada um tem uma percepção e consequentemente espera um resultado. Como sugestão 0.5g/L porém você poderia testar antes em uma cerveja.
2. Maturação entre 7 a 15 dias tudo depende da quantidade e também pode testar conforme item 1
3. Em ESB fica legal porém acredito que stout também deve ficar
 
Estou usando numa RIS! 40g para 30 litros! Após 7 dias irei monitorar freqüentemente até atingir aroma e sabor desejado! Pode levar 20 dias, ou pode levar 30... O importante é atingir o objetivo.


Guilherme C.
 
Engarrafei minha Wee Heavy há cerca de 1 mês. Fiz 40 L e usei 20 g/L de chips de carvalho, torra média.
Minha unica dica: experimente a cerveja todos os dias. Se passar do ponto, o gosto fica muito forte e desanda. Na minha após 5 dias já estava no ponto que eu queria.
Abraço.
Galera,

Estou pra usar chips de carvalho, nunca fiz com chip. Então minhas duvidas.

Faço 20l no método BIAB.

1 Quanto de chip usar para 20l?
2 Vi que ideal usar na maturação, mas o tempo todo ou no final (tipo faltando uns 3 dias?)
3 E no estilo de cerveja, qual ficaria melhor. Uma escura provavelmente, alguma sugestão?

Bom acho que é isso, se alguém puder acrescentar da experiência de usar também, agradeço.

Obrigado!
 
Obrigado pelo retorno galera...

@phtobias, bem colocado, ir experimentando para verificar como está ficando...

Valeu
 
Chips dão a característica muito cedo, tem que cuidar.

Na minha primeira tentativa usei chips, não gostei, na segunda usei cubos de carvalho, deixei por quase 2 meses, ficou sensacional.

A diferença dos cubos é que eles dão um sabor mais arredondado pois tem menos área de superfície e vão dando a característica aos poucos, eu gostei bastante.
 
Usei chips de carvalho em uma bierre brut (que teve base em uma tripel), carvalho frances sem torra da WE.

Eu não encontrei nenhum consenso de indicação quantidade x tempo que deveria usar, exatamente porque não da pra definir assim, são muitas variáveis. Pra piorar eu só poderia provar a cerveja aos fins de semana, então resolvi fazer um extrato. Coloquei 25g em álcool de cereais e vou colocar os 25g restantes em whisky (pra usar em uma RIS).

No dia de envasar a brut, fiz um teste com 1ml/100ml e achei forte (para a brut, pois eu não queria que o carvalho ficasse evidente, só uma complexidade a mais mesmo), acabei usando 1/300 no final. Na RIS acredito que 1/100 vai ficar legal.

No fim gostei da ideia de ter "carvalho em conserva" disponível em casa. Pretendo manter esses dois extratos na prateleira e ir adicionando mais carvalho a medida que for usando e o extrato perder força.
 
Usei chips de carvalho em uma bierre brut (que teve base em uma tripel), carvalho frances sem torra da WE.

Eu não encontrei nenhum consenso de indicação quantidade x tempo que deveria usar, exatamente porque não da pra definir assim, são muitas variáveis. Pra piorar eu só poderia provar a cerveja aos fins de semana, então resolvi fazer um extrato. Coloquei 25g em álcool de cereais e vou colocar os 25g restantes em whisky (pra usar em uma RIS).

No dia de envasar a brut, fiz um teste com 1ml/100ml e achei forte (para a brut, pois eu não queria que o carvalho ficasse evidente, só uma complexidade a mais mesmo), acabei usando 1/300 no final. Na RIS acredito que 1/100 vai ficar legal.

No fim gostei da ideia de ter "carvalho em conserva" disponível em casa. Pretendo manter esses dois extratos na prateleira e ir adicionando mais carvalho a medida que for usando e o extrato perder força.


Boa ideia do carvalho em conserva.. mas uma dúvida, se eu colocar deixar em whiskey, não interfere no carvalho? na torra, etc?
 
interfere sim, nesse caso a ideia é pegar sabor do whisky (quem também já tem bastante sabor de carvalho), acho viável pra uma wee heavy ou uma ris
 
interfere sim, nesse caso a ideia é pegar sabor do whisky (quem também já tem bastante sabor de carvalho), acho viável pra uma wee heavy ou uma ris

Karkassa, no caso de conservar em whisky, qual é o processo que vc realiza? Ferve os chips antes de adicionar no whisky ou não precisa?

Depois só retira a quantidade desejada de whisky e adiciona no fermentador, sem fervura? Não tem problema de contaminação? O uisquizito mata os bicho tudo? :D
 
Eu ainda não fiz com o whisky, acabei atrasando o envase da RIS, mas a ideia é essa mesmo. Não vejo necessidade de ferver, acredito que se o tempo de contato for longo (pelo menos uma semana), a bebida com mais de 40% de álcool vai ser suficiente pra sanitizar. No caso da Tripel/Brut eu só diluí álcool de cereais (92%) em água fervida pra ter uma solução próxima de 50% ABV e usei direto depois. Daria pra usar vodka também.
 
Eu ainda não fiz com o whisky, acabei atrasando o envase da RIS, mas a ideia é essa mesmo. Não vejo necessidade de ferver, acredito que se o tempo de contato for longo (pelo menos uma semana), a bebida com mais de 40% de álcool vai ser suficiente pra sanitizar. No caso da Tripel/Brut eu só diluí álcool de cereais (92%) em água fervida pra ter uma solução próxima de 50% ABV e usei direto depois. Daria pra usar vodka também.

Valeu amigo! Pretendo colocar em torno de 20g em whisky para usar numa RIS que devo brassar na próxima semana. Quanto de whisky vc pensa em usar +- para obter o extrato desejado? Quantos ml da solução 50% ABV vc utilizou na experiencia da brut?

Abraços!
 
Chuto menos de 200ml. Eu adicionei 25gr num "vidro de azeitona" de 300ml e adicionei alcool até mais ou menos o dobro da altura dos chips.

Recomendo você ir testando, pois não da pra recomendar uma quantidade.

Eu coloquei 100ml da cerveja em uma proveta e adicionei 1ml da solução com uma seringa. Ficou forte para a tripel e para o meu gosto. Fui testando, 0.5ml/100ml, depois 0.3ml/100ml que acabei utilizando. Acho que ainda ficou acima do que eu queria, apesar de nao estar forte, está claro que tem carvalho ali.
 
Chuto menos de 200ml. Eu adicionei 25gr num "vidro de azeitona" de 300ml e adicionei alcool até mais ou menos o dobro da altura dos chips.

Recomendo você ir testando, pois não da pra recomendar uma quantidade.

Eu coloquei 100ml da cerveja em uma proveta e adicionei 1ml da solução com uma seringa. Ficou forte para a tripel e para o meu gosto. Fui testando, 0.5ml/100ml, depois 0.3ml/100ml que acabei utilizando. Acho que ainda ficou acima do que eu queria, apesar de nao estar forte, está claro que tem carvalho ali.

Valeu karkassa! Gostei da técnica de adicionar a solução e não os chips em si. Deve permitir um controle bem mais preciso do sabor.

Coloquei 20g de carvalho tostado médio em +- 150mL de ballantines numa garrafa de single malt (pra ver se o balla se inspira :fro: ).

Abs!
 
Ae galera, fiz uma Brown Ale (está fermentando) e já deixei uns 10gr de carvalho marinando no Jack Daniels, vou deixar uma semana... Vamos ver como vai ficar... expectativa nessa!! :D
 
Vou colocar chips de carvalho em uma brown porter aqui. Vocês colocam os chips em um hop bag? Qual seria a melhor temperatura?
 
Vou colocar chips de carvalho em uma brown porter aqui. Vocês colocam os chips em um hop bag? Qual seria a melhor temperatura?

Se ao final do processo eu vou envasar, eu os adiciono soltos no fermentador.

Se quero poder retirar os chips e manter a cerveja no fermentador, adiciono com hop bag + peso , porém suspenso por fio dental pra não afundar na lama, o que reduz muito o contato, caso seja o mesmo recipiente da fermentação.

Sobre temperatura, já vi de diversas formas. Eu opto por acompanhar meu processo típico e faço como parte do lagering, ou seja, próximo a zero grau. Mas quem faz isso em barril, faz em temperatura ambiente ou de adega. Então ambos funcionam e eu não acredito que a temperatura aqui influencie de forma importante. Quem o faz em barril cuida da temperatura para evitar oscilação (causando contração / expansão da madeira), mas com chips não acredito fazer tanta diferença. Agradeço se alguém tiver info melhor que essa.
 
Last edited:
Segue um artigo sobre o efeito da temperatura. É em barris, logo não se aplica 100%. Mas é uma literatura interessante.

tq.mbaa.com/Articles/2014/TQ-51-1-0304-01.pdf
 
Se ao final do processo eu vou envasar, eu os adiciono soltos no fermentador.

Se quero poder retirar os chips e manter a cerveja no fermentador, adiciono com hop bag + peso , porém suspenso por fio dental pra não afundar na lama, o que reduz muito o contato, caso seja o mesmo recipiente da fermentação.

Sobre temperatura, já vi de diversas formas. Eu opto por acompanhar meu processo típico e faço como parte do lagering, ou seja, próximo a zero grau. Mas quem faz isso em barril, faz em temperatura ambiente ou de adega. Então ambos funcionam e eu não acredito que a temperatura aqui influencie de forma importante. Quem o faz em barril cuida da temperatura para evitar oscilação (causando contração / expansão da madeira), mas com chips não acredito fazer tanta diferença. Agradeço se alguém tiver info melhor que essa.

Pois eu também pensei por esse lado da temperatura de adega.
 
N tem bo de fazer dry hopping + uso de chips ne? Meter o carvalho, esperar uns 10 dias e fazer DH por + 5 dias e ai engarrafar.
E fiquei curioso se alguem ja engarrafou um pedacin de carvalho em chips pra maturar na garrafa.... Ouvi falar dos cubos, mas nunca achei pra comprar
 
Last edited:
Estou com uma Belgian Dark Strong Ale de 12,5% e estou querendo acrescentar um toque de Carvalho Francês.... Será que fica bom? Qto tempo deveria deixar e qual proporção?
 
Quero fazer uma Red Strong Ale e deixar matura com jatobá... consegui umas lascas bonitas, vou fazer a tosta no forno elétrico 250°C e deixar na cachaça por mais uns dias antes de usar... alguém já usou jatobá?
 
Chips dão a característica muito cedo, tem que cuidar.

Na minha primeira tentativa usei chips, não gostei, na segunda usei cubos de carvalho, deixei por quase 2 meses, ficou sensacional.

A diferença dos cubos é que eles dão um sabor mais arredondado pois tem menos área de superfície e vão dando a característica aos poucos, eu gostei bastante.
Como fez a sanitização dos cubos? Fez um extrato com alguma bebida alcoólica ou jogou os cubos na maturação?
Usei chips de carvalho em uma bierre brut (que teve base em uma tripel), carvalho frances sem torra da WE.

Eu não encontrei nenhum consenso de indicação quantidade x tempo que deveria usar, exatamente porque não da pra definir assim, são muitas variáveis. Pra piorar eu só poderia provar a cerveja aos fins de semana, então resolvi fazer um extrato. Coloquei 25g em álcool de cereais e vou colocar os 25g restantes em whisky (pra usar em uma RIS).

No dia de envasar a brut, fiz um teste com 1ml/100ml e achei forte (para a brut, pois eu não queria que o carvalho ficasse evidente, só uma complexidade a mais mesmo), acabei usando 1/300 no final. Na RIS acredito que 1/100 vai ficar legal.

No fim gostei da ideia de ter "carvalho em conserva" disponível em casa. Pretendo manter esses dois extratos na prateleira e ir adicionando mais carvalho a medida que for usando e o extrato perder força.
Como estão os extratos hoje? Fez com outras madeiras?
 
Achei interessante essa ideia de colocar uns chips de carvalho na cerveja para dar um toque de whisky e estou querendo tentar. Uma dúvida porém, vi que existem vários tipos de chips para vender na internet (desde sem tosta a com tosta baixa, média e alta)...qual seria a diferença? É para dar toque de tostado? Ou impacta apenas no toque de sabor de carvalho?
Obrigado
 
Last edited:
Back
Top