• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

SSR ou Contatora?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mitus1

Active Member
Reaction score
1
Me tirem uma dúvida.
O SSR tem a mesma função da Contatora?

Tava pesquisando e os preços dos contatores são muito altos. De 40a ta em torno de 300,00.

Já os SSR 40a ta saindo por 50,00.

Abraço!

Só lembra que.... relé de estado sólido = calor absurdo

Quase obrigatória a instalação de um dissipador, etc.

Dissipador 20,00 pila. Ta valendo muito mais a pena o SSR.

Dissipador é fácil de catar, computador velho, qualquer lugar arruma um, e o máximo que vai estragar é o SSR, o dissipador pode reaproveitar quanto quiser.

Comprei uma contatora da Siemens 40A num ferro velho por R$ 20,00 em estado semi nova, estava somente suja, os contatos sem oxidação.

Aqui na minha região tem muitas empresas e geralmente esses ferro velhos compram máquinas e painéis completos que são considerados "lixo". Vai que você encontra também.

A única coisa chata é o barulho da batida dele, mas por R$ 20,00 eu não me importo.

Comprei uma contatora da Siemens 40A num ferro velho por R$ 20,00 em estado semi nova, estava somente suja, os contatos sem oxidação.

Aqui na minha região tem muitas empresas e geralmente esses ferro velhos compram máquinas e painéis completos que são considerados "lixo". Vai que você encontra também.

A única coisa chata é o barulho da batida dele, mas por R$ 20,00 eu não me importo.

Pois é, por preguiça não me dei esse trabalho. Comprei um SSR mesmo. Ta funcionando perfeitamente. Paguei 100,00.

Normalmente para os cervejeiros o SSR é mais indicado, pois as contatoras não são feitas para ficarem acionando com muita frequencia por curtos periodos de tempo e se forem submetidas a isso podem ter o tempo de vida muito reduzido, já o SSR não tem problema com o acionamento frequente, o unico problema é o do aquecimento como mencionado no post.

Normalmente para os cervejeiros o SSR é mais indicado, pois as contatoras não são feitas para ficarem acionando com muita frequencia por curtos periodos de tempo e se forem submetidas a isso podem ter o tempo de vida muito reduzido, já o SSR não tem problema com o acionamento frequente, o unico problema é o do aquecimento como mencionado no post.

Sim ele esquenta muitoooooo.
Coloquei um dissipador. Na junção dos dois, coloquei uma pasta térmica para transferir melhor o calor.

Back