• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Safbrew - T-58 (Witbier)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazela

Well-Known Member
Reaction score
471
Salve povo.
Vou brassar uma Witbier pela primeira vez e decidi usar o T-58, seguindo a recomendação do próprio fabricante, onde diz que ele é ótimo para Wits...

Alguém possui experiência com as melhores temperaturas de fermentação?

Quero ela cítrica e picante...

O T 58 é um fermento muito rápido com lag phase muito curto. Eu começo a fermentação a 17º e só faço a inoculação quando a temperatura do mosto já estiver nessa temperatura.

Fiz uma Wit recentemente e inoculei a 24c...

Por mais que o lag phase possa ser mais curto, na geladeira em 2 horas chega a 17c.

Iniciei minha leva por 18c. No momento está em fase de carbonatação na garrafa.

O que eu alteraria? Mosturaria a 64c e aumentaria a OG, pois esse fermento não atenua muito (70%) e eu esperava que ela ficasse um pouco mais seca.

Minha OG ficou em 1.047 e a FG 1.015

Nas próximas pretendo deixar com 1.049 ~ 1.050

Só usei uma vez e achei um monstrinho esse fermento. Uns 20 minutos após inocular já começaram as primeiras bolhas.

Comigo atenuou muito bem, a fg estabilizou em 1,007.

Só usei uma vez e achei um monstrinho esse fermento. Uns 20 minutos após inocular já começaram as primeiras bolhas.

Comigo atenuou muito bem, a fg estabilizou em 1,007.

Estranho atenuar tanto, pois no próprio data sheet diz que a atenuação é de 70%...

Em todo caso, meu único defeito foi não ter oxigenado tanto o mosto.

Como eu fiz um starter de meio pacote e hidratei a outra metade e inoculei, não oxigenei tanto assim...

Estranho atenuar tanto, pois no próprio data sheet diz que a atenuação é de 70%...

Em todo caso, meu único defeito foi não ter oxigenado tanto o mosto.

Como eu fiz um starter de meio pacote e hidratei a outra metade e inoculei, não oxigenei tanto assim...

Também achei estranho, partiu de 1,049. Mas possivelmente foi porque não fiquei corrigindo a temperatura de mosturação, para testar o que indicam no forum. Ocorre que minhas panelas de aluminio são muito finas e por isso perdem mais calor. Dae minha temperatura no fim da brassagem tava uns 62 61 (comecei em 67), o que pode ter gerado pouco açucar nao fermentavel.

Mas envasei ela nesse sabado e nao tinha nenhum sinal de contaminação. O gosto sem carbonatar e o cheiro estavam excelente. Mas daqui umas duas semanas saberei

Também achei estranho, partiu de 1,049. Mas possivelmente foi porque não fiquei corrigindo a temperatura de mosturação, para testar o que indicam no forum. Ocorre que minhas panelas de aluminio são muito finas e por isso perdem mais calor. Dae minha temperatura no fim da brassagem tava uns 62 61 (comecei em 67), o que pode ter gerado pouco açucar nao fermentavel.

Mas envasei ela nesse sabado e nao tinha nenhum sinal de contaminação. O gosto sem carbonatar e o cheiro estavam excelente. Mas daqui umas duas semanas saberei

A diferença mesmo assim é bem grande. Sua atenuação bateu na casa dos 85% e conforme o Data Sheet ela é de 70%: http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2013/07/SFB_T58_PT.pdf

Confesso que eu não havia checado essa informação antes de elaborar a receita e quando cravou em 1.015 fui analisar e percebi que está dentro do estipulado, ficando a minha em 68%

Acabou que minha cerveja ficou um pouco fora do estilo que se não me falha a memória é de 4.5% ABV e acabou ficando com 4.2

Mesmo assim, curti muito o resultado. Mesmo sem ter aberto ainda a primeira garrafa, no maturador ela já estava com uma drinkability mt boa e com um sabor de especiarias bem complexo.

Eu usei raspas de 2 limões sicilianos, 2 laranjas bahia e 1 lima (p/ 30 litros)

Dá pra perceber o cítrico mas não fica evidente o sabor de laranja por exemplo. Usei um pouco menos de coentro do que a receita pede, pois não sou mt fã dele.

A impressão que eu tive é que junto com o cítrico, tem um aroma e sabor leve de cravo. Não sei se é do fermento ou se o coentro remete a cravo

Latest posts

Back