• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Refratômetro com escala de salinidade

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_queiroz

Well-Known Member
Reaction score
15
Pessoal, comprei um refratômetro na China e chegou hoje..

Porém tive a (in)grata surpresa de descobrir que o vendedor me mandou um modelo com escala de salinidade... parece que quem usa isso é o pessoal que trabalha com aquários...

Dei uma leve pesquisada, mas como nunca usei refratômetro nenhum (só uso densímetro) não cheguei a uma conclusão... é possível usar com alguma tabela de conversão pra cerveja...

Fiz um teste com uma cerveja que está fermentando e ele não forma uma linha divisória nítida na escala de medida com mosto que foi inoculado ontem. Com água sim essa linha aparece bem definida...

Será que é caso de partir pra outro?

A escala de medida dele é como essa:
s10.gif

Pessoal, comprei um refratômetro na China e chegou hoje..

Porém tive a (in)grata surpresa de descobrir que o vendedor me mandou um modelo com escala de salinidade... parece que quem usa isso é o pessoal que trabalha com aquários...

Dei uma leve pesquisada, mas como nunca usei refratômetro nenhum (só uso densímetro) não cheguei a uma conclusão... é possível usar com alguma tabela de conversão pra cerveja...

Fiz um teste com uma cerveja que está fermentando e ele não forma uma linha divisória nítida na escala de medida com mosto que foi inoculado ontem. Com água sim essa linha aparece bem definida...

Será que é caso de partir pra outro?

A escala de medida dele é como essa:
s10.gif

Sobre a linha mal definida, deve ser porque o mosto fermentando contém levedura em suspensão. Sempre coloco minha amostra na geladeira para decantar a levedura e então usar o refratômetro. Faça o teste.

Quanto à escala, tem que dar uma pesquisada para ver se há algum tipo de conversão. Essa escala da esquerda me parece que serviria, até um mosto de 1.070. Faça uns testes com densímetro.

Realmente, fiz o teste esperando decantar e agora formou a linha de medida visível.

Parece que essa escala da esquerda seria a densidade convertida já. Mas medi aqui e deu acima de 1.070, fora da escala. Pode ser porque já tem álcool na fermentação, sei lá. Vou tentando ao longo dos dias pra ver o que acontece.

Teste com agua e açúcar. Bote no densímetro e meça no refratômetro...

Valeu Fabio. Nem tinha pensado num teste como esse.

Fiz o teste aqui, com água a 20º e mudando aleatoriamente a concentração de açúcar... No começo parecia que ia bem, mas depois, a escala do refratômetro acelera mais que a escala no densímetro. Chega por exemplo perto de 1,070 no refratômetro enquanto no densímetro está perto de 1,050...

Mas, como é um refratômetro de salinidade pra quem lida com aquário marinho, refiz o teste com sal... Nesse caso as medidas são muito próximas em toda a escala.

Eu até poderia criar uma tabela de conversão do sal pro açúcar... mas muita trabalheira acho que vou vender no ML baratinho e depois compro um com escala Brix...

Aliás, se alguém quiser ficar com ele me dá um toque. R$80,00 eu entrego.

Back