rMachado, isso também aconteceu comigo ontem mesmo, quando escrevi isso?! O meu r é de Ricardo, rs.
Essa foi minha terceira leva que também rendeu menos do que eu esperava. Estava com a intenção de não corrigí-la mas acabei completando com água mineral com receio que ela ficasse concentrada demais ou até estragasse.
Na verdade tentei seguir - mais ou menos - o guia que veio com o kit. Só que ao invés de 7 litros de água para o mosto, usei 8 porque achei pouca água para os 2,5k de malte, que não pareciam ficar completamente cobertos pela água. Falha minha por estar preparando a receita para 10L num caldeirão de 32L - deixei o de 22L pra fervura.
O
grain bag atrapalhou um pouco, nesse caso.Depois usei mais 3L para lavagem dos grãos e queria ver como ficaria só assim, mas acho que depois da fervura deve ter sobrado uns 4L apenas, então resolvi corrigir, o que constava como "permitido" na receita.
O que me deixa um pouco tranquilo é que aconteceu algo parecido quando fiz a minha
weiss anterior e no final das contas ficou bem boa. Só que dessa vez queria deixá-la mais concentrada. Agora vamos ver como fica. Se ficar igual a anterior já quebra um talhão. Mas tive que fazer render porque prometi algumas garrafas pra uma pá de gente, rs.
Em tempo, saí de POA e estou morando no MS a quase 4 meses, mas sou de lá também.