Posso maturar cerveja no barril sem carbonatação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Filipe Quati

Well-Known Member
Joined
Mar 29, 2020
Messages
257
Reaction score
198
Location
Brasília, DF
Fala pessoal. Estou com um raciocínio e queria compartilhar com vocês para ver se não estou errado.

Estou aumentando meu equipamento carbonatação forçada, especialmente os Mini Keg (growlers). Por questões de espaço na geladeira e vontade de fazer mais tipos de cervejas, estou optando por um conjunto de barris pequenos (2-3-5 litros), ao invés de um barril/PM de 10-20 litros.

Só que para isso, se quiser deixar todas as cervejas carbonatadas, terei um custo considerável em Válvulas Ball Lock, que é mais cara que o próprio barril!!!

Como esses barris vêm com tampa, pensei deixar a cerveja armazenada nele enquanto acabo de beber o primeiro barril (que estará ocupando a válvula ball lock).
Na prática, eu faria a maturação da segunda cerveja no próprio barril, mas sem carbonatar. Quando a primeira cerveja acabar a válvula estará liberada, e a instalo no segundo barril para carbonatação forçada, e o jogo segue.
Em tese, poderia fazer com quanto barris eu quisesse ou a sede desse conta kkkkkkk.

Há algum erro nesse pensamento?
Há algum problema em deixar a cerveja maturando por alguns dias/semanas, no próprio barril e em temperatura ambiente, sem estar carbonatada?

Obrigado!!
 
Aproveitando a dúvida, há problema em carbonatar a breja no postmix geladinha assim que sai do cold e depois deixar maturando em ambiente no próprio postmix?
 
há problema em carbonatar a breja no postmix geladinha assim que sai do cold e depois deixar maturando em ambiente no próprio postmix?

Essa eu consigo te responder pois já fui atrás dessa dúvida, Edgar.
Não tem problema. O que vai ocorrer é que a pressão interna vai aumentar, e o cálculo da pressão para serviço (se for a quente) vai mudar. Mas se depois você baixar a temperatura do PM novamente, não verá diferença.

A única questão é que as reações químicas da maturação acontecem mais rápido que quando gelada, mas isso imagino que você já esteja considerando, assim como eu na minha dúvida.
 
Fala pessoal. Estou com um raciocínio e queria compartilhar com vocês para ver se não estou errado.

Estou aumentando meu equipamento carbonatação forçada, especialmente os Mini Keg (growlers). Por questões de espaço na geladeira e vontade de fazer mais tipos de cervejas, estou optando por um conjunto de barris pequenos (2-3-5 litros), ao invés de um barril/PM de 10-20 litros.

Só que para isso, se quiser deixar todas as cervejas carbonatadas, terei um custo considerável em Válvulas Ball Lock, que é mais cara que o próprio barril!!!

Como esses barris vêm com tampa, pensei deixar a cerveja armazenada nele enquanto acabo de beber o primeiro barril (que estará ocupando a válvula ball lock).
Na prática, eu faria a maturação da segunda cerveja no próprio barril, mas sem carbonatar. Quando a primeira cerveja acabar a válvula estará liberada, e a instalo no segundo barril para carbonatação forçada, e o jogo segue.
Em tese, poderia fazer com quanto barris eu quisesse ou a sede desse conta kkkkkkk.

Há algum erro nesse pensamento?
Há algum problema em deixar a cerveja maturando por alguns dias/semanas, no próprio barril e em temperatura ambiente, sem estar carbonatada?

Obrigado!!
Oxidação na certa.
 
Pensei nas duas alternativas:

1) Encher bem o barril para reduzir ao máximo o headspace (até porque o keg tem um bico, que reduz bastante a área de contato com o ar);

2) Usar a válvula ball lock para expurgar o oxigênio antes de usá-lo no primeiro barril, como Edgar falou.
 
Fala pessoal. Estou com um raciocínio e queria compartilhar com vocês para ver se não estou errado.

Estou aumentando meu equipamento carbonatação forçada, especialmente os Mini Keg (growlers). Por questões de espaço na geladeira e vontade de fazer mais tipos de cervejas, estou optando por um conjunto de barris pequenos (2-3-5 litros), ao invés de um barril/PM de 10-20 litros.

Só que para isso, se quiser deixar todas as cervejas carbonatadas, terei um custo considerável em Válvulas Ball Lock, que é mais cara que o próprio barril!!!

Como esses barris vêm com tampa, pensei deixar a cerveja armazenada nele enquanto acabo de beber o primeiro barril (que estará ocupando a válvula ball lock).
Na prática, eu faria a maturação da segunda cerveja no próprio barril, mas sem carbonatar. Quando a primeira cerveja acabar a válvula estará liberada, e a instalo no segundo barril para carbonatação forçada, e o jogo segue.
Em tese, poderia fazer com quanto barris eu quisesse ou a sede desse conta kkkkkkk.

Há algum erro nesse pensamento?
Há algum problema em deixar a cerveja maturando por alguns dias/semanas, no próprio barril e em temperatura ambiente, sem estar carbonatada?

Obrigado!!
Adotou esta pratica? Se sim como foi os resultados? Estou pensando em fazer mesma coisa com barris pequenos de 5l
 
Adotou esta pratica? Se sim como foi os resultados?

Amigo, eu cheguei a fazer algumas vezes sim, e funcionou muito bem.

Mas conforme o tempo foi passando eu fui ficando cada vez mais paranoico com oxidação. E COM CERTEZA essa troca de tampas é um fator grande de oxidação. Talvez eu não tenha percebido nada na época porque estava secando rápido demais cada barril, ou então tinha pouca percepção quanto a oxidação...

No fim das contas, acabei comprando uma tampa ball lock para cada barrilzinho, e uso assim até hoje. Isso me permite até brincar mais com os barris, como carbonatar cada um em um nível, por exemplo.

Abraço!
 
Back
Top