• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Melhorando a cada Brassagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wlsroxto

Member
Reaction score
1
Terceira Brassagem
_ Faltou pouco para sair tudo dentro do esperado....
Segue a receita:
4 kg de malte pale ale
1,5 de malte v ienna
0,250 de malte carapils
8g de lúpulo galena 60 min
20g de lúpulo saaz 5 mim
Iniciei com 17 litros de água a 65 graus durante 1:30 h;
Recirculei durante toda mosturação;
Após usei 18 litros de água de lavagem;
Iniciei a fervura com 25 litros de mosto;
Levei 17,5 de mosto para o fermentador com OG 1065. Nesse ponto deveriam ter 20 litros no fermentador com OG entre 1045 a 1060.
Gostaria de perguntar aos amigos cervejeiros que pode ter ocasionado essa discrepância. A OG mais alta, no meu entendimento, ocorreu em virtude de ter menos mosto do que o esperado e este por conseguinte ocorreu em virtude da fervura muito vigorosa do equipamento.
O que acham?
O que posso fazer a próxima receita Para chegar a exatamente 20 litros na fermentação?
Para elaborar a receita usei o aplicativo de celular Brewr. Alguém conhece um melhor?
Grande Abraço a todos!!!!

Podem existir várias razões para a quantidade de mosto menor:

- Perdas do que fica no fundo dá panela de mostura e o que evapora durante a mosturação caso a panela esteja destampada.

- Taxa de evaporação durante a fervura e tempo de fervura

- Perdas com Trub na panela de fervura

As primeiras brassagem servem para conhecer estas perdas, taxa de evaporação e eficiência de conversão na mosturação e assim usar a quantidade correta de água.

No seu caso poderia ter feito a diluição no final para atingir a gravidade desejada e aumentar o volume.

Podem existir várias razões para a quantidade de mosto menor:

- Perdas do que fica no fundo dá panela de mostura e o que evapora durante a mosturação caso a panela esteja destampada.

- Taxa de evaporação durante a fervura e tempo de fervura

- Perdas com Trub na panela de fervura

As primeiras brassagem servem para conhecer estas perdas, taxa de evaporação e eficiência de conversão na mosturação e assim usar a quantidade correta de água.

No seu caso poderia ter feito a diluição no final para atingir a gravidade desejada e aumentar o volume.

Obrigado pela resposta meu camarada!!!
Como faço essa diluição no final?

Esse foi o resultado. Gostei muito!!!
Alguém sabe se consigo adicionar vídeo no fórum?

Attachments

• 20170324_181637.jpg
    20170324_181637.jpg
    106.7 KB
  • 20170324_181620.jpg
    20170324_181620.jpg
    107.4 KB
Back