Gustavobonatto
Member
Ola pessoal? conhecem este malte nacional? alguma opinião?
grato
grato
Ola Mario! cara que sacada a sua! valeu, eu nao tinha pensado nessa possibilidade, sempre monitoro a brassagem com dois termometro mas nessa eu nao fiz, nunca tinha acontecido os termometros darem errro alem do normal. vou ficar atento nesta proxima.Aparentemente, a levedura só comeu o Açúcar.
vc conferiu se seu termômetro está ok?
Nada a ver com o assunto em si, mas me chamou a atenção o fermento usado... Eu costumava usar fermentos da fermmentolabs (muito bons por sinal), mas eles fecharam as portas no inicio da pandemia, visto que eles eram encubados dentro da UFRGS e não puderam se manter... Você está replicando o fermento ou eles voltaram a ativa? Ou ainda fez algum aquisição recente? Nesse ultimo caso eu imagino que o mesmo poderia estar comprometido.Entao galera minha experiencia foi estranha..rsrsrs. moi 7 kilos, faco a mostura com 26 litros de agua, depois faco a lavagem com uns 22 litros, levo para a fervura uns 43 litros, no fermentador uns 33 litros e envaso uns 30/28 litros...so pra ter uma nocao...
a og era para ser uns 1.046 por ai,,,porem o que me deixou grilado e que o teste do iodo fica sempre preto, indicando muito amido, e nada de conversao e a og em 1.020...fiquei nessa 2 horas....de mostura.......fiz a lavagem e mandei ferver.......e o mosto muito estranho e ficando preto o teste.....nao clarificava nem a pau....
a og baixa....mandei 500g de acucar....para aumentar...subiu para 1.040 og final pos fervura.
eu percebi que ja deu tudo errado porem quis ir ate o final queria ver o que ia virar aquilo lkkkk
enfim resfrie o mosto, 27 graus e inoculei a levedura...foi uma kveik chamada mango rosa da ferment labs.....deixei nos 25 graus e deixei uma semana.
a fg ficou em 1.020... cold crash de 3 graus uns 3 dias...e nada de decantar.....um cheiro estranho e gosto ruim...
enfim sabia que ia jogar fora...e assim foi..
vou fazer a mesma cerva igualzinho para testar
tem um detalhe aqui que nao contei, fiz a cerva na sexta.....eu enchi as panelas na quarta e coloquei 5 gotas de vitamina c na agua. assim ficou 48 horas para antes da brassagem....nao sei se foi.
enfim fica meu relato ai,
valeu
Fiz diversas experiências de brassagem com este malte ele tem um péssimo poder diastático, isto é ele não tem enzimas para converter o amido em açucares, ou foi mal maltado ou foi torrado demais.Entao galera minha experiencia foi estranha..rsrsrs. moi 7 kilos, faco a mostura com 26 litros de agua, depois faco a lavagem com uns 22 litros, levo para a fervura uns 43 litros, no fermentador uns 33 litros e envaso uns 30/28 litros...so pra ter uma nocao...
a og era para ser uns 1.046 por ai,,,porem o que me deixou grilado e que o teste do iodo fica sempre preto, indicando muito amido, e nada de conversao e a og em 1.020...fiquei nessa 2 horas....de mostura.......fiz a lavagem e mandei ferver.......e o mosto muito estranho e ficando preto o teste.....nao clarificava nem a pau....
a og baixa....mandei 500g de acucar....para aumentar...subiu para 1.040 og final pos fervura.
eu percebi que ja deu tudo errado porem quis ir ate o final queria ver o que ia virar aquilo lkkkk
enfim resfrie o mosto, 27 graus e inoculei a levedura...foi uma kveik chamada mango rosa da ferment labs.....deixei nos 25 graus e deixei uma semana.
a fg ficou em 1.020... cold crash de 3 graus uns 3 dias...e nada de decantar.....um cheiro estranho e gosto ruim...
enfim sabia que ia jogar fora...e assim foi..
vou fazer a mesma cerva igualzinho para testar
tem um detalhe aqui que nao contei, fiz a cerva na sexta.....eu enchi as panelas na quarta e coloquei 5 gotas de vitamina c na agua. assim ficou 48 horas para antes da brassagem....nao sei se foi.
enfim fica meu relato ai,
valeu
comprei esse malte pilsen da Raos, estou brassando hoje....eficiencia baixíssima...já estranhei pelo grão ter uma espessura bem fina....tive que moer 2 vezes...e agora no brassagem estou confirmando as avaliações negativas desse malte...Ola pessoal? conhecem este malte nacional? alguma opinião?
grato