Diferença da Cerveja em Garrafas Distintas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2017
Messages
278
Reaction score
117
Location
Curitiba
Salve, galera! Como vão as brassagens?

Recentemente tenho notado uma coisa que vem me deixando meio curioso. Engarrafei uma Weiss em garrafas de 600ml, mas, para dar de presente, fiz algumas caçulinhas, as de 300ml.
Sobraram umas 10 dessas caçulinhas aqui em casa e eu bebo elas quando estou com pouco tempo, ou quando não quero que afete meus afazeres. Mas tenho notado uma diferença forte na mesma leva de cerveja entre garrafas de 600ml e as de 300ml. Quando eu bebo uma de 600ml é uma explosão de aromas de cravo e banana, a cerveja está mais viva, mais intensa, mas, quando tomo uma das pequenas, a cerveja parece estar morta, lembra muito algumas comerciais que já tomei, a carbonatação é mais evidente, quase não tem aroma e ela parece mais rala, mais aguada, única coisa que vem é um pequeno retrogosto de cravo depois. O detalhe é que sirvo da mesma maneira, deixando a levedura em suspensão.
Minha crença é que possa ser a quantidade de levedura na garrafa, afinal, numa hefe-weizen ela que faz a mágica. No livro How To Brew, o autor cita que numa Belgian Golden Strong Ale tem muitos aromas dos esteres provindos da fase que está na garrafa e que o mesmo resultado não seria obtido em barris, seria algo relacionado a isto? Alguém já passou por isto? Quais as possíveis causas? Será que, então, teríamos um volume adequado para o envase de cada estilo?

Abraço a todos e que nunca falte!
 

Latest posts

Back
Top