Bom, esses dias criei um tópico sobre o uso de cacau na cerveja, visto que fiz uma IPA, com uso dos mesmos.
Bom, ao final da mostura, eu removo 1 litro de mosto, como se fosse para fazer um starter, porém, levo para uma segunda panela, agora pequena, que caiba o que retirei do mosto, logo, pego o quanto quero de nibs em minha receita, nesse último caso, fiz uma American IPA, 23 litros, com 100g de nibs. Coloquei os nibs em um liquidificador e moi muito bem, quase virou pó, daí coloquei essas 100g naquele 1 litro que havia separado, logo, fiz uma fervura separada, porém branda, durando 60 minutos, em paralelo com a fervura do mosto total. Faltando 5 minutos para a fervura final, sobraram 600ml do mosto mais ou menos junto com os nibs, o cheiro ficou mais forte, assim como o sabor, que ficou ótimo, porém bem mais forte. terminei a fervura do mosto depois da adição desta fervura separada, claro, fazendo a separação por uma peneira, para não passar os grãos pequenos dentro da panela de fervura. Faço o restante dos processos normalmente. Não fiz mais nenhuma adição de cacau durante o processo, seja fermentação ou maturação.
Vantagens: Eu concentro muito o sabor, fica mais aparente no paladar comparando a uma adição de extrato em vodka com nibs, ou o extrato comprado também. Vale a pena o teste.
Desvantagem: O aroma não é muito forte comparado ao método de adição de extrato, com vodka principalmente tenho bons resultados de aroma, fica bem legal, principalmente em cervejas escuras, porém adoro fazer em IPA's.
Penso que, misturando os dois tipos de adição, se consiga fazer um bom misto de sabor e aroma do cacau, irei testar em próximas cervejas que encaixem o sabor.