[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal boa tarde. To tentando fazer o setup de um brewpiless com uma placa nomdecu v3, lolin (esp8266) e nao consigo de jeito nenhum fazer o rele ser acionado.
O brewpiless me avisa que começou a gelar, mas o rele nao é acionado. To achando que é meu esquema de ligação que nao ta recebendo energia corretamente. Usei o esquema de ligação padrão mas nao ta dando certo. Alguem poderia me passar o esquema de ligação dos fios de uma maneira bem noob?

Pessoal boa tarde. To tentando fazer o setup de um brewpiless com uma placa nomdecu v3, lolin (esp8266) e nao consigo de jeito nenhum fazer o rele ser acionado.
O brewpiless me avisa que começou a gelar, mas o rele nao é acionado. To achando que é meu esquema de ligação que nao ta recebendo energia corretamente. Usei o esquema de ligação padrão mas nao ta dando certo. Alguem poderia me passar o esquema de ligação dos fios de uma maneira bem noob?
o lolin trabalha internamente com 3.3v, então muito provavelmente ele não deve estar armando por isso, alguns módulos de rele (normalemnte de 5V) não armarão com 3.3v, mas seria bom voce postar uma foto de sua montagem e verificar a saida com um multimetro (sem o pino de saida pro modulo).

o lolin trabalha internamente com 3.3v, então muito provavelmente ele não deve estar armando por isso, alguns módulos de rele (normalemnte de 5V) não armarão com 3.3v, mas seria bom voce postar uma foto de sua montagem e verificar a saida com um multimetro (sem o pino de saida pro modulo).
A pino VIN dele nao é 5v?

Marquei no multimetro, direto pelo fio que esta chegando ao rele e está marcando 0,6 volts..... entao a pinagem VIN não é 5v.....q M...
Qual placa poderia usar???? Nao encontro a Nomdecu v1 em lugar algum..... :(

Last edited:
A pino VIN dele nao é 5v?
Mais tein un regulador de 3.3v na placa. O ESP so traballa con 3.3v.
Desliga o relay e coloca o voltimetro no pin do relay no micro, e verifica si ele prende e apaga cuando o micro ordena.
Por otro lado coloca 3.3v na entrada do relay e verifica si ele acciona.
E so un relay o una placa de relay optoacoplada? Esase placa tein 2 Vcc, un para os relay que tein que ser 5v. U otro e para la logica e deberia ser 3.3v.
O melhor e posterar un foto do setup.

Comprei uma wemos d1 mini, que tem saída 5v, vamos ver se dessa vez funciona...pelo que li em forums sobre a placa nomdecu lolin, realmente nao entrega 5v....dei mole :(

Nao, o wemos d1 usa o mesmo esp8266 . Ele e de 3.3v.
Nao conecte ninguna entrada a 5v a risco de gerar fumasa ;-)
Vc vay cobferir que as saidas proveen 3.3v
Si se presisar 5v debe colocar un transistor con 5v no pullup.

Nao, o wemos d1 usa o mesmo esp8266 . Ele e de 3.3v.
Nao conecte ninguna entrada a 5v a risco de gerar fumasa ;-)
Vc vay cobferir que as saidas proveen 3.3v
Si se presisar 5v debe colocar un transistor con 5v no pullup.
Então esse esquema de ligação não funciona????

1717515516655.png

Fiz a ligação diretamente do rele ao pino de 3v e o rele foi acionado. Sem precisar usar uma fonte diretamente para os reles. estou usando uma fonte de raspberry pi ligada diretamente na USB da placa Lolin... muito obrigado pela ajuda!

Parabeins. Mais agora Vc esta ativando os relay con so 3.3v, nao e confiavel.
Melhor 5v no jd-vcc.
Obrigado. Irei fazer essa mudança! No caso posso adquirir uma fonte 5v 1A? ou preciso que seja 10A? Desculpe mas nao entendo nada de elétrica...

Last edited:
Pessoal boa tarde. Tenho mais uma dúvida. Nos testes que venho fazendo percebi o seguinte: Eu faço as configurações tanto de dispositivos quanto de controle de temperatura, por exemplo, configuro para ficar a 1 grau C. Depois que faço a configuração ele funciona corretamente. Porém se eu desligar a placa nomdecu, quando ligo novamente, ela liga "zerada". Ou seja eu preciso refazer todas as configs. Isso me preocupa pq se faltar luz no meio de uma fermentação o brewpiless vai iniciar zerado, sendo preciso reconfigurar tanto os dispositivos quanto o modo de funcionamento. Existe uma maneira de fazer as configuraçoes serem persistentes?

Pessoal boa tarde. Tenho mais uma dúvida. Nos testes que venho fazendo percebi o seguinte: Eu faço as configurações tanto de dispositivos quanto de controle de temperatura, por exemplo, configuro para ficar a 1 grau C. Depois que faço a configuração ele funciona corretamente. Porém se eu desligar a placa nomdecu, quando ligo novamente, ela liga "zerada". Ou seja eu preciso refazer todas as configs. Isso me preocupa pq se faltar luz no meio de uma fermentação o brewpiless vai iniciar zerado, sendo preciso reconfigurar tanto os dispositivos quanto o modo de funcionamento. Existe uma maneira de fazer as configuraçoes serem persistentes?

Os meus funcionam normalmente, não ocorre esse erro que vc está relatando.
Estava utilizando a v4.2 que apenas perdia os dados do gráfico (Log) quando era reiniciado, mas na v4.3 isso já foi corrigido.
Atualmente estou testando a versão 4.4 e não está 100% ainda, tem bugs no Log, mas funciona perfeitamente bem.

Eu só não consegui fazer funcionar a versão com ESP32, ele fica reiniciando a toda hora e quando tenta acessar algumas páginas, mas isso quando não está conectado ao USB do PC, pois quando está ele funciona tudo que é uma beleza e fica super rápido.

Os meus funcionam normalmente, não ocorre esse erro que vc está relatando.
Estava utilizando a v4.2 que apenas perdia os dados do gráfico (Log) quando era reiniciado, mas na v4.3 isso já foi corrigido.
Atualmente estou testando a versão 4.4 e não está 100% ainda, tem bugs no Log, mas funciona perfeitamente bem.

Eu só não consegui fazer funcionar a versão com ESP32, ele fica reiniciando a toda hora e quando tenta acessar algumas páginas, mas isso quando não está conectado ao USB do PC, pois quando está ele funciona tudo que é uma beleza e fica super rápido.
Eu desisti desse projeto. Definitivamente nao funciona com a ESP8266. Vou tentar usar o Fermentrack 2 nele. É bem mais responsivo.

Eu desisti desse projeto. Definitivamente nao funciona com a ESP8266. Vou tentar usar o Fermentrack 2 nele. É bem mais responsivo.
Sei que o post é velho mas eu uso há bastante tempo com esp8266 e funciona perfeito!!

Pessoal, preciso de uma ajuda tecnica... comprei umas placas do projeto Brewpiless-32 e estou usando aquele display OLED 0,96.
A placa é bem intuitiva e ja tem todas as marcações de ligação...eu fiz todas as ligações mas o display não funciona de jeito nenhum.

Estou usando o ESP32 de 30 pinos.
Fiz o build e upload do firmware "esp32-oled" do projeto, usando o método VSCode + PlatformIO
Tudo funciona, menos o OLED.

Poderiam me dar uma luz?

Pessoal, preciso de uma ajuda tecnica... comprei umas placas do projeto Brewpiless-32 e estou usando aquele display OLED 0,96.
A placa é bem intuitiva e ja tem todas as marcações de ligação...eu fiz todas as ligações mas o display não funciona de jeito nenhum.

Estou usando o ESP32 de 30 pinos.
Fiz o build e upload do firmware "esp32-oled" do projeto, usando o método VSCode + PlatformIO
Tudo funciona, menos o OLED.

Poderiam me dar uma luz?
Eu testaria o hardware com algun exemplo de oled en Arduino.

I wiil say to test the HW with some Arduino Oled example.

Back