Equipe, gostaria de seus comentários sobre o processo abaixo.
Tks.
Gunha
Receita Bohemian Pilsner, com tripla decocção.
Receita desenvolvida por Rodrigo Eduardo Gunha (no FB tá assim), baseado em pesquisa bibliográfica.Não sei usar o BrewSmith, mas segue o que vou fazer. Caso os senhores possam me ajudar, comentando o processo abaixo agradeço desde já. Lavo tudo com KalyClean depois sanitizo com uma uma solução de 1mL/litro de KalyClean de IODO.
Primeiro passo, pré hidratadar os 2 sacos de fermento em 500 ml de água fervida com 5 g de açúcar cristal (esse processo vou fazer primeiro, antes de começar tudo, pra deixar startando). Deixar na geladeira, que deve estar + ou - em 5ºC).
6 kg Malte Pilsen Argentino Cargill (me disseram que o argentino rende menos, por isso ao invés de 5 estou usando 6 kg), 140 g SAAZ 2,7% AA, 2 pct. Levedura Salafer w34/70 (tudo comprado na we)
Tempo total de Brassagem de 100 minutos com etapas de 30 min. Serao utilizados 24 litros de água de brasagem e 8 litros de água de lavagem de mosto.
Etapa de Descanso Ácido mantendo o mosto a 40ºC de 00 min a 30min - Depois de passados 15 min a 40 C retirar 1/3 (ou 8 Litros neste caso) de grãos e liquido misturados + ou 50% de cada e levar a parcela retirada a temp. sacarificação 68ºC por 10 min, e ferver até o fim da etapa, quando volta ao mosto inicial.
Etapa de Descanso proteico mantendo o mosto a 55ºC de 30 min a 60min - Depois de passados 15 min a 55ºC retirar 1/3 (ou 8 Litros neste caso) de grãos e liquido misturados + ou 50% de cada e levar a parcela retirada a temp. sacarificação 68ºC por 10 min, e ferver até o fim da etapa, quando volta ao mosto inicial.
Aqui se lembrar de colocar a água de lavagem para esquentar a 78ºC.
Etapa de Descanso de sacarificação, mantendo o mosto a 68ºC de 60 min a 90min - Depois de passados 15 min a 68ºC retirar 1/3 (ou 8 Litros neste caso) de grãos e liquido misturados + ou 50% de cada e levar a parcela retirada a temp. sacarificação 68ºC por 10 min, e ferver até o fim da etapa, quando volta ao mosto inicial.
aqui vou fazer o teste do amido, essa etapa tem que continuar até dar teste negativo. Se necessário agitar bem a mistura de grãos e mosto. Espero que não passe muito dos 90 min por causa da fixação de cor.
Etapa de Descanso de inativação (ultima etapa) mantendo o mosto a 78ºC de 90 min a 100min - Depois de passados 10 min retirar o malte e lavar com os 8 litros de água a 78ºC e devolver essa água ao mosto, que já foi colocado a ferver.
A etapa de fervura durará 100 min, intensa, panela aberta, com adições a cada 30 minutos de lúpulo SAAZ 2,7% de Alfa Ácidos conforme quantidades abaixo:
- Inicio com 60g, passados 30min do inicio mais 30 gramas, passados 60 min do inicio mais 30 gramas, passados 75 min do inicio 1 pastilha whirfloc, passados 90 min do inicio mais 20 g. Finaliza em 100 min.
Tentar fazer o whirpool, mas como a panela tem resistor elétrico fixo acho que não vai dar muito certo.
Resfria com serpentina de inox a 30ºC e transfere ao fermentador e tira a OG do mosto final.
Todas as temperaturas daqui pra frente serão os setpoints que eu colocarei no tic17
Então coloca na geladeira a 0ºC. Quando atingir os 4ºC (sensor será colado com fita isolante na parede do fermentador), inocular 2 pacotes de w34/70 pré hidratado.
O início da etapa de fermentação será o mesmo dia da brasagem, 14/03/15
Dias 15,16 e 17/03 9ºC
Dias 18,19/03 12ºC tira a OG dias 18 e 19.
Dia 20/03 - 12ºC checar a OG se esta igual ao dia anterior (é pra estar, mas se não parar de atenuar vai ter que deixar mais tempo aqui, até 3 dias com a mesma OG, que eu considero o fim da atenuação)
Aqui começa a maturação
Dias 211,22/03 15ºC descanso diacetil (dizem que a Urquell nem faz esse descanso, mas vou tentar).
Dias 23,24,25/03 5ºC
Dias 26,27,28/03 1ºC - etapa de clarificação (ainda não vou usar gelatina pois nunca usei)
29/03 engarrafamento com 5 ml de primmig pronto da artebrew pra cada garrafa de 600 ml colocado com seringa. Lembrar-se de deixar uns 10 cm livre de espaço pra carbonatar.
Colocar na geladeira com 12ºC para refermentar.
4/04 primeiro teste sensorial
11/04 segundo teste sensorial e liberação pra tomar!!!!