É necessaria parada proteica em cerveja Pilsen ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Barone Flavio

Well-Known Member
Joined
Aug 24, 2019
Messages
188
Reaction score
95
Boa noite .... temho ouvido bastante não ser necessário parada proteica em Pilsen , devido a prejudicar a retenção de espuma

PROCEDE a informação ?
 
Last edited:
Muitos canais dedicados a cerveja artesanal (Canais como o Concerveja, Beer School, Mosturando, entre tantos outros ) explanam que os maltes de hoje estão tão modificados e aperfeiçoados que tornam a parada proteica dispensavel e que faze-la pode trazer mais prejuízos que benefícios , mas como toda regra há exeções. Quando se há um uso generoso de trigo e aveia é preciso ( mas não obrigatorio ) fazer a parada proteica .
 
Last edited:
Muitos canais dedicados a cerveja artesanal (Canais como o Concerveja, Beer School, Mosturando, entre tantos outros ) explanam que os maltes de hoje estão tão modificados e aperfeiçoados que tornam a parada proteica dispensavel e que fazé-la pode trazer mais prejuízos que benefícios , Mas como toda regra há exeções. Quando se há um uso generoso de trigo e aveia é preciso ( mas não obrigatorio ) fazer a parada proteica .
Obrigado .... mas no caso da Pilsen , a alegação é que torna a cerveja mais cristalina também ....não sei
 
Obrigado .... mas no caso da Pilsen , a alegação é que torna a cerveja mais cristalina também ....não sei

Para esse fim acho que a melhor opção seria não fazer a parada proteica e optar por uma filtragem bem executada e uma fervura vigorosa por mais tempo ! assim haveria uma maior aglutinação de trub de proteínas o que não formariam o chill haze, acarretando em uma cerveja bem cristalina
 
Boa noite .... temho ouvido bastante não ser necessário parada proteica em Pilsen , devido a prejudicar a retenção de espuma

PROCEDE a informação ?
Boa tarde. Procede, mas não é consenso. Em princípio vc SÓ PRECISA fazer parada protéica quando utiliza grãos não maltados. Mas existem cervejeiros que são partidários de uma breve parada protéica sempre. Outros fazem o arreio a 45o e sobem direto pra temperatura de conversão, sem parada.
O lance é: excesso de proteína vai causar turbidez, e falta de proteína vai prejudicar a espuma. Não há uma regra de ouro e vc tem que descobrir qual resultado te agrada mais com a experiência, mesmo....
Cada lote de malte tem uma ficha de análise que diz quanto tem de proteína. Isso depende da safra.
 
Boa tarde. Procede, mas não é consenso. Em princípio vc SÓ PRECISA fazer parada protéica quando utiliza grãos não maltados. Mas existem cervejeiros que são partidários de uma breve parada protéica sempre. Outros fazem o arreio a 45o e sobem direto pra temperatura de conversão, sem parada.
O lance é: excesso de proteína vai causar turbidez, e falta de proteína vai prejudicar a espuma. Não há uma regra de ouro e vc tem que descobrir qual resultado te agrada mais com a experiência, mesmo....
Cada lote de malte tem uma ficha de análise que diz quanto tem de proteína. Isso depende da safra.
Obrigado.....essa opção de arrear a 45 é interessante
 
@marcelo_r_a
E ainda tem mais: para turbidez em weiss: parada protéica.
Eu sempre achei que era o inverso e nunca conseguia que minha cerveja de trigo ficasse cloud.
Aí fiquei inculcado que cervejeiros na Alemanha continuam fazendo essa parada mesmo com o malte altamente modificado de hoje em dia. E também li a explicação: a enzima deixa as “proteínas menores” e essas ficam suspensas na cerva. Sem a parada as proteínas grandes precipitam e a cerveja fica muito mais cristal.
 
não é obrigatório em nenhuma cerveja.Porém em alguns casos eu faço sim
exemplo:
em cervejas belgas trapistas é interessante uns 10 minutinhos ,pois quebra proteinas de cadeia média em aminoacidos que podem servir de nutriente para reprodução celular e esterificar melhor a cerveja.
em weiss é bom fazer pra reduzir proteina msm,pois a cerveja tem mto trigo e alta carbonatação.Isso pode dar uma formação de espuma descontrolada na breja.
entre outras situações.
resumindo,vc pode fazer parada proteica com um objetivo especifico,desde que saiba o que ta fazendo
e ela nunca será obrigatória.Em pilsen se for por causa de turbidez,eu usei clarificante nas minhas e nunca tive problema com turbidez
 
Ta buscando clarificação? Já ouviu falar de duplo cold?
NÃÃÃÃOOOO!!!! Duplo cold é balela, foge. 🤣

Pra clarificar a cerveja avalie a levedura e se ela flocula muito ou pouco, faça soft-crash que esse sim tem lógica (que é basicamente a mesma do "duplo" mas sem a frescura de ficar descendo e subindo a T°), utilize "decantadores" como gelatina e ou soluções a base de sílica (Produze SC1, Spindasol, ....), ou simplesmente deixe a breja bem gelada e aguarde o tempo necessário até decantar.

OBS: Após decantar não mexa ou movimente o fermentador pq as chances de suspender o trub é grande, salvo engano algumas leveduras que decantam e compactam de um jeito que nem chacoalhando ela solta (só vi isso com levedura de Sidra).
 
NÃÃÃÃOOOO!!!! Duplo cold é balela, foge. 🤣

Pra clarificar a cerveja avalie a levedura e se ela flocula muito ou pouco, faça soft-crash que esse sim tem lógica (que é basicamente a mesma do "duplo" mas sem a frescura de ficar descendo e subindo a T°), utilize "decantadores" como gelatina e ou soluções a base de sílica (Produze SC1, Spindasol, ....), ou simplesmente deixe a breja bem gelada e aguarde o tempo necessário até decantar.

OBS: Após decantar não mexa ou movimente o fermentador pq as chances de suspender o trub é grande, salvo engano algumas leveduras que decantam e compactam de um jeito que nem chacoalhando ela solta (só vi isso com levedura de Sidra).
Duplo Cold Crash não é balela não .....faço sempre
 
@marcelo_r_a
E ainda tem mais: para turbidez em weiss: parada protéica.
Eu sempre achei que era o inverso e nunca conseguia que minha cerveja de trigo ficasse cloud.
Aí fiquei inculcado que cervejeiros na Alemanha continuam fazendo essa parada mesmo com o malte altamente modificado de hoje em dia. E também li a explicação: a enzima deixa as “proteínas menores” e essas ficam suspensas na cerva. Sem a parada as proteínas grandes precipitam e a cerveja fica muito mais cristal.
Não sei se vcs perceberam, mas essa informação do FelGuara diz exatamente o contrário da informação que o resto de vocês passaram. Ou que esperam da parada.

Segundo o FelGuara e as informações sobre a turbidez na weiss, a parada proteica aumenta a turbidez, não o contrário.
 
Não sei se vcs perceberam, mas essa informação do FelGuara diz exatamente o contrário da informação que o resto de vocês passaram. Ou que esperam da parada.

Segundo o FelGuara e as informações sobre a turbidez na weiss, a parada proteica aumenta a turbidez, não o contrário.
Não é isso...
A turbidez na cerveja é causada por colóides. Colóides são partículas grandes o suficiente para vc ver (causar turbidez), mas pequenas demais para afundar.
A parada proteica em si, não clarifica nem turva uma cerveja. Mas pode interferir nisso, dependendo dos seus insumos.
Se vc fizer a cerveja com maltes bem modificados vc não precisa de uma parada protéica. As cadeias proteicas já são pequenas e uma parada vai é diminuir o trub. Mas em maltes de baixa qualidade podem haver cadeias maiores que turvem sua cerveja. Nesse caso, uma parada protéica rápida pode ajudar a dar um aspecto mais cristalino pra cerveja.
Agora, se vc vai fazer uma Weiss, e usar trigo não maltado, vc vai ter cadeias grandes de proteína. Que podem, inclusive, ser grandes o suficiente para afundar. Nesse caso, uma parada protéica pode aumentar a quantidade de cadeias proteicas que se encontram nessa faixa de tamanho de um colóide.
Claro que é uma parada com tempo contado, pois se deixar tempo demais chega uma hora que as cadeias ficam pequenas o suficiente para a mistura ficar homogênea.
Abs.
 
Não sei se vcs perceberam, mas essa informação do FelGuara diz exatamente o contrário da informação que o resto de vocês passaram. Ou que esperam da parada.

Segundo o FelGuara e as informações sobre a turbidez na weiss, a parada proteica aumenta a turbidez, não o contrário.

*******, vou procurar direitinho a fonte que citei e colocar aqui.
E sim: fiz a parada proteica em minha última weiss e finalmente consegui a turbidez que eu desejava.
 
Back
Top